julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Retrospectiva musical 2022

Unsplash

Pois voltamos com um dos meus posts preferidos aqui do blog: Retrospectiva musical. Amo fazer todo ano!

Vou começar dizendo que na reta final, mais precisamente em novembro, me rendi ao Spotify. Não que isso tenha mudado alguma coisa nas estatísticas num geral, mas talvez aconteça isso esse ano. Mas com certeza de agora em diante vai ser muito mais aberto para explorar ainda mais a música. Já até fiz algumas playlists lá, então vou deixar meu perfil aqui para quem tiver interesse em seguir, hehe.

Também como de costume vou deixar todos os anos anteriores para fins de comparação e curiosidade, embora eu vá falar um pouquinho de algumas características no texto abaixo, acho legal para ficar até organizadinho e fácil de consultar. Aqui: 2021, 2020, 2019, 2018, 2017. Já estamos no sexto ano, UAU!

Bem, vamos as estatísticas? Bora lá.


10 artistas mais ouvidos
(todas as estatísticas são retiradas do meu perfil do Last.FM, pois é onde faço os scrobbles das músicas que ouço no pc e no celular)


1) Florence + the Machine – 1.568 scrobbles
2) Billy Joel – 461 scrobbles
3) Harry Styles – 415 scrobbles
4) David Bowie – 346
5) Taylor Swift – 315
6) Patti Smith – 230
7) Kings of Convenience – 215
8) Birdy – 178
9) a-ha – 154
10) Eddie Vedder – 127

Esse ano não teria como ser diferente, pois a deusa Florence lançou seu quinto álbum e só o que fiz no primeiro semestre foi ouvir até achar que não estava sendo justa com os outros artistas haha. Nem foi só no primeiro semestre, mas enfim. Billy Joel é um artista que conhecia, mas nunca tinha ouvido tanto, fui influenciada pelo digníssimo. Harry Styles que tinha ficado em 10º ano passado, subiu novamente, pois é aquela velha história: quando artista lança álbum, tende a subir seu posto. Embora isso não tenha acontecido com a loirinha Taylor (pois ainda não ouvi com atenção o Midnights), ela continuou aqui bem ouvida. Já um dos que prestei mais atenção e tenho me apaixonado mais e mais é o reizinho David Bowie. Acho que ele irá se manter pelo top 10 por muito tempo agora. Patti Smith não perde o lugar nunca — e se depender de mim vai sim ficar para todo sempre, rs. A passarinha Birdy caiu várias posições para dar lugar a outros, mas ainda me deleitei com sua linda música. a-ha subiu e Eddie Vedder desceu, mas continuaram por aqui de boa na lagoa. Agora tenho que comentar uma coisa engraçada que percebi sobre Kings of Convenience: eles são os artistas que sempre estiveram no top 10, nunca saindo daqui, haha. Que doidera! Mas justificável, pois os adoro demais.

10 álbuns mais ouvidos 

1) Dance Fever (Florence + the Machine) – 1.170 scrobbles
2) Harry's House (Harry Styles) – 319 scrobbles
3) folklore (Taylor Swift) – 224 – scrobbles
4) Banga (Patti Smith) – 165
5) The Stranger (Billy Joel) – 125
6) Declaration of Dependence (Kings of Convenience) – 120
7) Best of Bowie (David Bowie) – 101
8) Peace Or Love (Kings of Convenience) – 94
9) High as Hope (Florence + the Machine) – 90
10) Young Heart (Birdy) – 75

Aqui percebe-se a disparidade de o quanto ouvi o álbum Dance Fever para qualquer outro. Mesmo High as Hope aparecendo por aqui também. Aí o último álbum do Harry eu ouvi muito também, porque achei fantástico. folklore continuou muito nos meus fones, pois QUE ÁLBUM BOM. Patti Smith e seu Banga figurando aqui, sem surpresas. Tenho que comentar The Stranger e Best of Bowie, pois esses músicos foram muito ouvidos esse ano, e os álbuns foram meio aleatórios pelas playlists que eu fiz (que ainda eram no iTunes), quem sabe esse ano eu queira focar em algum álbum específico deles? Kings apareceram com seus dois trabalhos preferidos por mim e Birdy também com seu último ótimo disco.

10 músicas mais ouvidas

1) Free (Florence + the Machine) – 210 scrobbles
2) King – 155 scrobbles
3) My Love – 114 scrobbles
4) Heaven Is Here – 89
5) Choreomania – 77
6) Cassandra – 74
7) Daffodil – 74
8) Dream Girl Evil – 74
9) Girls Against God – 71
10) The Bomb – 67

Nem vou ficar inventando justificativas pois não há nenhuma, ouvi Dance Fever até um limite não saudável, risos. Está aí o resultado para todo mundo ver que outras músicas não chegaram nem perto da quantidade ouvida do quinto álbum da Flô, haha. Free é a que mais ouvi, mas tenho para mim que minha favorita hoje é Choreomania.
Ah, lembro que em 2017 as HAIM que estiveram nessa situação, porém não quis colocar a lista de músicas e quantidade de scrobbles, só que se acontecer de novo vou fazer isso sim, pois a gente destaca o que se ouviu e é isso.

Destaques

Como sempre considero destaque todos os artistas que ficam ali pelo top 5, então Florence que me arrebatou com seu espetacular Dance Fever, Harry também com álbum novo e Taylor Swift por permanecer muito bem ouvida; mas dois deles são novidades no top 10: Billy Joel e David Bowie. Adorei conhecer melhor Billy Joel, óbvio que já tinha ouvido uma ou outra música, só não tinha dado a devida atenção. Pois agora dei e não me arrependi nem um pouco. Entretanto o artista por qual me bateu uma paixão grande foi nosso reizinho David Bowie! Não sei exatamente o que me fez amar mais ainda Bowie — ainda nem assisti ao documentário dele, mas vou —, já vinha ouvindo-o desde 2015 (e também já conhecia o artista, óbvio), mas bem menos do que esse ano que o arrebentei nos meus fones. É essa a explicação, rs. Estou cada vez mais encantada pelo camaleão da música e só posso recomendar ainda mais, OUÇAM DAVID BOWIE!!!


Os Queridos de sempre

Esse título tá quase ficando sem sentido, pois muito do que comento aqui acaba sendo até novidade, ou seja, ouvi pela primeira vez. Porém a gente tem alguns artistas que eu sempre volto para ouvir. As HAIM (13º) e Oh Wonder (16º), que já estiveram em posições mais acima, dessa vez só apareceram como menção do top 20, mas não esqueci deles, não.
Arctic Monkeys (11º), Baby Queen (15º), Kate Bush (17º), PJ Harvey (18º) são todos novos e descobertas legais. Baby Queen é uma artista inglesa que está na playlist da série Heartstopper — hoje conhecida como minha série preferida —, que ouvi muito. Kate Bush é quase por aí, só não assisto Stranger Things, mas falaram tanto da música dela que fui lá ouvir o álbum Hounds of Love e gostei muito. PJ Harvey foi recomendada no Spotify e deveria já ter ouvido antes, mas antes tarde do que nunca. E depois de muito minha irmã insistir, veio aí Arctic Monkeys, que a partir de agora, tem potencial para estar no top 10, hein! Veremos.


Esse ano foi uma parte muito eu, aqueles mesmos artistas ouvidos sempre, mas também conheci tantos outros, uns que já ouvia mas dei mais espaço; e também percebi que gosto demais de fazer playlists com artistas diferentes. Há também aquelas que gosto só de músicas, ou só de um álbum, e está tudo bem também, o importante é ouvir muita música!

Estou ansiosa para ver o que esse ano reserva agora que assino o Spotify. Com certeza vai ser curioso. Até lá, mais posts musicais serão recorrentes aqui, pois quero muito escrever mais sobre essa arte que tanto amo. :)


J.

Comentários

  1. Oi Julie <3
    Eu sou dessas que ouve o mesmo álbum mil vezes, preciso MUITO abrir espaço não só para coisas novas, mas também para artistas queridíssimos que acabam sendo pouco ouvidos, como o Bowie. Amo essa retrospectiva que você faz. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que bom que você gosta tanto quanto eu do post, Camila <3
      Eu gosto sempre de tentar coisas diferentes hehe

      Excluir
  2. Eu também ouvi muito Harry Styles esse ano! Esse novo album dele não tem uma música ruim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse álbum dele tá ótimo mesmo, Aline! ;)
      Mas tem outros que foram bem impressionantes também hehe

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)