julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Retrospectiva musical 2019

via Unsplash

Embora eu não saiba exatamente o que vai acontecer com o blog agora em 2020, não quis perder a oportunidade de trazer a Retrospectiva musical, pois este é o terceiro ano e se eu ainda estou com vontade de analisar a trajetória musical do meu ano, acho que devo fazer, independentemente de qualquer coisa. Por isso estou aqui, mesmo se ainda não vim aqui contar o que ouve nesses meses em que fiquei ausente, do porque fiquei ausente e tal, gostaria de falar primeiramente de música, que é um grande assunto aqui pra esse blog, visto que é uma das categorias que mais alimento faz um bom tempo, hehe.

Bom, vamos ao que interessa, então, nesse texto que são todas as estatísticas musicais reunidas de 2019 mais alguns (longos) comentários sobre. ;)


10 artistas mais ouvidos 
(todas as estatísticas são retiradas do meu perfil do Last.FM, pois é onde faço os scrobbles das músicas que ouço no pc e no celular)


1) Berlinist  500 scrobbles
2) Kings of Convenience  367 scrobbles
3) Oh Wonder  363 scrobbles
4) Imagine Dragons  352
5) Florence + The Machine  321
6) a-ha  265
7) Daft Punk  240
8) Birdy  153
9) Calvin Harris  139
10) Elton John  125

Como em 2017, 2019 eu ouvi menos música que em 2018. Só um fato, às vezes acontece de diminuir a frequência.
Porém 2019 foi um ano mais mixed feelings, porque eu ouvi coisas bem diferentes umas das outras e encontrei artistas interessantes pelo caminho. Berlinist é um grupo de música espanhol, que nem fazia ideia que existia, mas como joguei o game GRIS fui atrás da trilha sonora e ouvi muito, mesmo sendo mais no primeiro semestre. Temos uns "velhos conhecidos de guerra" por aqui, que mantiveram suas boas posições: Kings of ConvenienceFlorence + The Machine e Birdy fizeram parte desse ano, não chamando tanta atenção, mas ainda sendo muito bem ouvidos (e amados, rs). Como no ano de Bohemian Rhapsody ouvi mais Queen, aqui foi por conta de Rocketman que comecei a dar a devida atenção a Sir Elton John. Conheci a dupla Oh Wonder em 2016, mas ouvi pouquíssimo; final de 2018 os resgatei, aí ano passado fiquei ouvindo o tempo inteiro. Imagine Dragons permaneceu em boa posição, mesmo sendo levemente ofuscado por artistas novos. Aqui o curioso é Calvin Harris, mas só porque as músicas foram de feats com Florence Welch e HAIM. De a-ha deu saudade, montei uma playlist só da banda e por isso estão aqui (e no meu ♥). Daft Punk era conhecido, entretanto nunca parei pra ouvir de verdade por achar que não combinava comigo; pois deixei de lado as bobagens e agora ouço aos montes, então acabaram em uma boa posição no ranking.

10 álbuns mais ouvidos

1) GRIS [Original Game Soundtrack] (Berlinist)  500 scrobbles
2) Declaration of Dependence (Kings of Convenience)  367 scrobbles
3) Oh Wonder (Oh Wonder)  345 scrobbles
4) Evolve (Imagine Dragons) — 164
5) Smoke + Mirrors (Imagine Dragons)  133
6) Discovery (Daft Punk)  131
7) Diamonds (Elton John)  125
8) Beautiful Lies (Birdy)  110
9) High As Hope (Florence + The Machine)  98 
10) Only Human (Calum Scott)  97

Não é regra, mas é muito possível que artistas estejam em posições altas no meu ranking por conta de álbuns específicos. O álbum do game GRIS fez com que Berlinist ficasse em 1º. Assim como Kings of Convenience e seu Declaration of Dependence, que é o álbum da dupla que mais ouço. O primeiro álbum de Oh Wonder foi o que mais apreciei, por isso o 3º lugar. Como também com Daft Punk, Discovery é o melhor, na minha humilde opinião. Fiz dobradinhas de Evolve e Smoke + Mirros, são os melhores do Imagine Dragons. Diamonds é uma coletânea das melhores músicas; às vezes acho mais fácil quando o artista tem longa trajetória, como Sir Elton John. Apesar de ter diminuído a frequência em ouvir High As Hope, ele ainda apareceu aqui, seguido de Only Human, que apesar de Calum ficar apenas no top 20, seu trabalho de estreia está aqui na lista. E por fim Beautiful Lies teve seu destaque também, mesmo não me lembrando de ouvir tanto assim, rsrs.

10 músicas mais ouvidas

1) Thunder (Imagine Dragons) - 78 scrobbles
2) Sweet Nothing [feat. Florence Welch] (Calvin Harris) - 73  scrobbles
3) Shots (Imagine Dragons) - 73 scrobbles
4) Pray to God [feat. HAIM] (Calvin Harris) - 66
5) Drive (Oh Wonder) - 65
6) Lose It (Oh Wonder) - 52
7) Get Lucky [feat. Pharrel Williams & Nile Rodgers] (Daft Punk) - 51
8) Find Me [feat. Birdy] (Sigma) - 50
9) Body Gold (Oh Wonder) - 44
10) Big God (Florence + The Machine) - 40

Acho que é o ano com mais variações de músicas mais ouvidas que fica até meio afastado das estatísticas de artistas e álbuns mais ouvidos. Mas aqui dá pra ver bem porque Calvin Harris entrou para as estatísticas esse ano. Só que pra mim é mais mérito da Florence e das HAIM por fazerem parceria com ele, haha. Também tem Sigma, que é uma dupla eletrônica, como Daft Punk, que chamou Birdy pra cantar Find Me, aí ela só está aí por esse motivo. Inclusive a dupla francesa aparece nessa lista também com parceria, enchendo meu ano de feats musicais, rs. Aí tem as três preferidas de Oh Wonder que estão na ordem certinha: Drive, Lose It e Body Gold. E as duas preferidas do Imagine Dragons, que é difícil de dizer se Thunder é a preferida mesmo, ou só está em 1º por vício, hehe. E Flô na lanterninha com Big God, mas ainda é uma música espetacular!

Destaques

Berlinist é um destaque por os ter conhecido esse ano e ser o artista e ter o álbum mais ouvido; Calvin Harris é por curiosidade mesmo, já que não é o tipo de artista que ouço, nunca, rs. a-ha foi resgatado desde o ano passado, pois é minha banda preferida e mesmo que não os ouça sempre, vai estar sempre lá quando preciso de aconchego. Agora, o destaque mesmo fica por conta da dupla Oh Wonder! Me apaixonei e me envolvi com suas músicas indie pop. Não sei explicar porque gostei tanto, mas a suavidade da voz de Josephine Vander Gucht e Anthony West me leva quase a uma meditação, hehe. Vão ficar sempre no meu player a partir de agora. Recomendo muito, OUÇAM OH WONDER!!!


Os queridos de sempre

Eles só ficaram no top 20, mas não podem ser esquecidos!
Apesar de Angra (12º) ter descido várias posições, foram ouvidos em 2019. Já Calum Scott (13º) teve o álbum no top 10, mas ele mesmo não entrou, o que é legal nesse tipo de estatística são essas situações inusitadas. Led Zeppelin (15º) apareceu, finalmente, ainda que não seja nos principais lugares. As HAIM (16º) desceram, mas estão se mantendo. Minha querida Alanis Morissette (18º) deu as caras e The Lumineers (19º) que foi destaque nos outros anos deu lugar a outros artistas, mas ainda figurou por aqui.


Esse tipo de post é legal de fazer e estou contente de traze-lo novamente. Acho ainda mais interessante traçar algumas comparações entre esses três anos de retrospectiva pra ver o que mudou, muito bom ver que cada vez mais eu dou espaço pra novos artistas nos meus fones, porém sem esquecer dos antigos.

Vamos ver o que será desse ano, tanto com posts de música como num geral. Mas pelo menos está entregue o ano musical.

J.

Comentários