julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

12 livros para 2023

acervo pessoal

Por qual motivo resolvi compartilhar essa lista novamente nem eu sei, pois sempre que mostro, não consigo fazer todas as leituras. Porém acredito que não as concluo por outras questões e não porque publico o que lerei. Então não tem problema tentar montar uma nova lista que quero ler.

Ano passado escrevi um parágrafo que serve muito bem para ilustrar a insistência em manter essas listas, mesmo que eu nunca tenha conseguido ler os tais 12 livros — ou mesmo nem ter chegado na metade das leituras:
Sou aquela pessoa que apesar de nunca conseguir manter metas, gosta de (não é o "não desistir", e sim a insistência permanente) tentar sempre fazer listas, pois afinal elas servem para alguma coisa. Principalmente para me dar uma direção nas leituras, mesmo que no fim do ano eu constate que não tenha lido tudo o que coloquei nas listas, sei que montei conduzida pelas minhas vontades na época, sabe, então naquela hora fizeram sentido.
Vejo mais como uma lista com livros que tenho muita vontade de ler do que uma meta para aquele ano. Por isso digo que não faço mais metas, pois não são mesmo. São só listas (que eu sempre amei fazer, amo um lista de qualquer coisa. Oi Rory Gilmore rs) para um divertimento. Se eu conseguir ler, vai ser uma conquista estupenda, mas como não aconteceu ainda, eu continuo fazendo para me incentivar sempre a ler os livros que adquiro, já que eu os tenho por ter vontade de ler né? É bem simples na verdade.

Resgatei alguns da lista passada, de 2022, — e também de alguns anos atrás — mas fiz algo um pouco diferente dessa vez: há bem mais estilos e muita representatividade. Então há nas escolhas autores negres, LGBTQIAP+, nacionais, mulheres, clássicos, contemporâneos. Bem mais eclética e democrática, talvez com essa variedade me dê mais gás em ler e focar na lista. Veremos e, principalmente, torcemos.

Vamos a ela?


Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf - Este estava na lista de 2020, mas com outra edição. Eu sou muito cadelinha apaixonada nas edições da Penguin-Companhia, por isso, e por amar a ilustração da capa (pertence a  Yelena Bryksenkova), adquiri nessa edição para me incentivar de verdade a ler minha primeira ficção da Woolf

A inquilina de Wildfell Hall, de Anne Brontë - No fim, ano passado não consegui fazer a leitura de A inquilina, mas esse ano não vou deixar passar. Quero, inclusive, emendar releituras de O Morro e Jane Eyre das irmã de Anne para fazer meio que uma maratona das Brontë, pois amo elas!

Dom Casmurro, de Machado de Assis - Outro que não consegui ler ano passado, pois então vamos insistir, porque Machado é um dos principais autores brasileiros de todos os tempos, então uma hora tem que ser encarado.



Terra estranha, de James Baldwin - Amei demais O quarto de Giovanni, por conta disso fui rápida em adquirir mais um Baldwin para continuar as leituras desse autor negro e LGBTQIAP+ que escreve de maneira brilhante.

Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus - Mais uma autora negra E brasileira importante para nossa leitura do furar a bolha, para aprendermos, refletirmos sobre outras realidades. Tem autores que são necessários e Carolina é uma delas. Essa edição comemorativa é cheia de textos complementares, parece ser excelente.

A Cor Púrpura, de Alice Walker - Mais uma autora negra importante para essa lista, além de representatividade queer. Sei que é uma história dolorida e pesada, mas assim como a de Carolina, necessária. Em formato de cartas, quem sabe assim a leitura flui apesar da densidade.



Frankenstein, de Mary Shelley - Trago novamente o romance famoso para a lista, pois estou insistindo nele desde 2019 (eu acho). Penso que será uma leitura muito enriquecedora, e talvez por isso eu fique adiando, pois não quero "gastar" o livro de uma vez, se é que me entende.

As Horas Nuas, de Lygia Fagundes Telles - Um dos dois (!) livros que consegui ler da lista de 2022 foi Verão no Aquário da Lygia, então não deve ter erro colocar aqui mais um romance dessa que é uma das minhas autoras nacionais preferidas.

O beijo do rio, de Stefano Volp - Minha edição é a da TAG Livros, mas a disponível hoje é essa, e confesso que acho até mais bonita, rs. Um thriller brasileiro, com protagonista negro e bissexual. Não sou muito de thrillers, mas pelas características citadas, fiquei bem interessada e curiosa.



A Casa no Mar Cerúleo, de TJ Klune - Ouvi falar muito bem desse livro, e ele tem uma das notas mais altas que já vi no Skoob: 4.8. Imagino que vá ser uma leitura deliciosamente fantástica.

Piranesi, de Susanna Clarke - Outra fantasia que foge do comum. Eu já iniciei a leitura em 2022, mas resolvi recomeçar, então trouxe para a lista desse ano. Estou muito curiosa para saber do que se trata, pois não tenho nenhuma pista, mas parece ser espetacular.

Circe, de Madeline Miller - Me interessei por esse livro por conta do outro da autora, A Canção de Aquiles que é uma inspiração jovem e queer da Ilíada, sendo esse contando a versão da bruxa Circe de Odisseia. Tenho a impressão que apreciarei os dois livros, mas esse escolhido um pouco mais. Pura intuição, rs.


Espero que com toda essa diversidade as leituras realmente aconteçam. Penso que talvez fosse um pouco isso que faltasse nas listas anteriores? Talvez. Até dá um certo orgulho de ter escolhido assim, e tentarei de agora em diante diversificar mais minhas leituras.

Outra coisa que espero é que consiga fazer uma retrospectiva de leituras, pois nos últimos anos foram tão poucas que decidi não escrever esses posts; poderia ter feito, mas sei lá. Também quero tentar escrever mais "resenhas" (eu chamo assim por falta de outra palavra, mas o que escrevo são só minhas impressões sobre leituras com uma visão muito pessoal e sentimental). Então dessa vez acho que eu vou estar mais empolgada para mostrar o que li pelo ano de 2023. :)

Desejo um ano ótimo de leituras para vocês também, e vamo que vamo ler muita coisa boa — esse ano está prometendo ser bem melhor e mais inspirador.

obs: comprando pelos links disponíveis você ajuda o blog e não paga nada mais por isso ;)
J.

Comentários

  1. Sua lista está maravilhosa! Só livro top! Tem muitos que quero ler como Mrs Dalloway. E eu amo Quarto de despejo e A Cor púrpura. Estou lendo A casa no mar cerúleo. É ótimo! Boas leituras e um 2023 lindo para você. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, achei a lista boa dessa vez, pois escolhi só livros que tem potencial alto hehe
      Eu vi que tu tava lendo o A Casa no Mar Cerúleo, e acho que gostou bastante né? :)
      Boas leituras e feliz 2023, Jen!

      Excluir
  2. A protagonista do último livro que eu li é uma fanática por listas, acho que por isso me identifiquei tanto com ela kkkk Ano passado também fiz uma listinha com 12 livros para ler e consegui ler 8 deles. Já achei bom haha Dos da tua lista, só li Circe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente vai tentando ler né, Vanessa, uma hora a gente consegue ler os 12 haha
      Boas leituras ;)

      Excluir
  3. Eu também gosto de fazer listas, mesmo sabendo que nem sempre terão todos os itens concluídos. Pelo menos é uma possível direção a ser seguida né!
    De todos os que citou, eu li Dom Casmurro e amei demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Listas são excelentes pra qualquer coisa mesmo hehe
      Ah acho que vou gostar muito de Dom Casmurro!
      Boas leituras, Aline ;)

      Excluir
  4. Eu também adoro listas, mesmo que nem sempre consiga cumpri-las. Esse momento de parar, pensar e escrever o que queremos é bem legal como um guia para os dias seguintes e também como um registro de nossas vontades. Neste ano de 2023 também fiz uma listinha de 12 livros - há muito que não o fazia - e estou deixando como uma direção, mas sem tanta pressão na leitura ou na "meta". Acho que assim fica mais gostoso (:

    A sua lista está muito incrível! Também compartilho o desejo de ler Frankenstein e Mrs. Dalloway. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Mari. É legal fazer sem pressão e ir tentando ler de boas.
      Obrigada pelo comentário e boas leituras ;)

      Excluir
  5. Dom Casmurro é um livro que mexe comigo demaisss, super incentivo a leitura! Mrs. Dalloway dei de presente para um amigo ano passado (exatamente esse edição) e ta minha lista tbm. Quarto de despejo comecei a ler, mas nao consegui terminar :(
    Fiz uma lista para 2023 também, espero conseguir ler tudo.
    Abraços,
    Clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal, Clara! Essa edição de Mrs. Dalloway é muito linda. E quem sabe se tu tentar ler Quarto de despejo de novo?
      Espero que tu leia tudo também ;)
      Boas leituras!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    A questão de não me impor metas começou ano passado. Não queria me pressionar então coloquei somente dois como meta no skoob. Confesso que ainda assim quase não consegui completar. Esse ano resolvi fazer como você. Fazer listas. Sou obcecada (também amo rory gilmore). Já estamos em janeiro e eu ainda não fiz minha lista, mas talvez saia lá no blog. Amei suas escolhas!!!!
    ~xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julieta
      Listas me ajudam a organizar as coisas, os pensamentos e justamente as vontades hehe
      Faço listas pra tudo, então não é uma meta, é uma lista pra organizar os pensamentos das querências, vontades.
      Obrigada pelo comentário ;)
      Boas leituras!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)