julie azevedo
Since 86. INFJ. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Este blog tem mais de década de história, mas por aqui as coisas acontecem um pouco devagar.

Retrospectiva musical 2018

via Unsplash

Como prometido, trago aqui o que rolou pelos meus fones no ano que se passou. O post anterior foi o primeiro post que fiz de retrospectiva com relação as minhas músicas, de 2017 no caso, e gostei muito de reunir as informações, as imagens e escrever algo sobre isso (embora as pessoas nem comentem tanto, então não sei se agrada os de fora, mas que a mim agrada, isso é verdade rs). Diferentemente dos resultados anteriores, 2018 foi mais homogêneo em relação aos artistas e músicas ouvidas. Pois 2017 os mais escutados acabaram ficando entre três ou quatro bandas/cantores. Aí eu achei que esse aqui ficou mais interessante de se analisar, por assim dizer, hehe.

Bom, sem mais delongas, vejamos os números e comentarei algumas observações — assim o post não fica só estatísticas, mas também alguns pitacos sobre cada tópico, rs.


10 artistas mais ouvidos
(todas as estatísticas são retiradas do meu perfil do Last.FM, pois é onde faço os scrobbles das músicas que ouço no pc e no celular)


1) Florence + The Machine — 902 scrobbles
2) Cœr the Pirate — 729 scrobbles
3) Kings of Convenience — 604 scrobbles
4) Imagine Dragons — 567
5) Enya — 420
6) HAIM — 369
7) Calum Scott — 362
8) a-ha — 354
9) The Lumineers — 342
  10) Angra — 311

Voltamos então a senhora Florence como uma das mais ouvidas, pois seu mais recente álbum foi lançado em 2018 e evidentemente que eu ia ouvir até cansar, que foi o que aconteceu, rs. Cœr de Pirate está de volta a lista numa posição mais alta só que pelo motivo de sempre: ouvir um mesmo álbum na hora de dormir e no repeat. Já Kings of Convenience passaram dessa fase de só ouvir o álbum calminho na hora de dormir, para passar tardes ouvindo enquanto escrevia algo, ou simplesmente passava a TL do Twitter. Então, sim, me acompanharam por mais tempo, o que é ótimo. AGORA, deixa eu falar um pouco dessa banda que conheci ano passado mesmo e já considero pacas? Poxa, Imagine Dragons é tudo o que Coldplay deveria ser (e como dá pra notar, nem os ouvi mais, porque tem coisa boa demais pra deixar passar) e mais ainda. Só me arrependo de não os ter conhecido antes. Enya eu ouço quando quero ouvir algo pra relaxar, pois não é justamente o intuito dela? HAIM desceu do primeiro lugar do ano passado pra ir pro 6º, mas ainda assim foram bem ouvidas. Então Calum Scott lançou seu álbum e eu ouvi muito, até Florence lançar seu disco e eu descobrir Imagine Dragons, rs. Mas ainda assim o escutei razoavelmente. Dessa vez meu amado a-ha apareceu no top 10, e fico feliz em resgata-los para ouvir, porque simplesmente é minha banda preferida. O mesmo que com as HAIM aconteceu com The Lumineers, que estavam mais no topo e desceram, mas ainda aproveitei muito. E Angra ficou mais de escanteio também, contudo ainda ouvindo as minhas músicas preferidas da banda.

10 álbuns mais ouvidos

1) High as Hope (Florence + The Machine) — 806 scrobbles
2) Child of Light (Cœr the Pirate) — 729 scrobbles
3) Declaration of Dependence (Kings of Convenience) — 587 scrobbles
4) Only Human (Calum Scott) — 312
5) A Day Without a Rain (Enya) — 296
6) The Lumineers (The Lumineers) — 293
7) Evolve (Imagine Dragons) — 242
8) The Platinum Collection (Queen) — 207
9) Something to Tell You — 198
  10) Into The Wild OST (Eddie Vedder) — 173

Como mencionei que foi mais homogênea as estatísticas com relação a 2017, consegui colocar 10 álbuns, sendo que no outro post foram só 5.
Aqui tem muita variação, embora o primeiro lugar não seja nenhuma surpresa, pois se Florence + The Machine foi a artista mais ouvida, evidente que High as Hope ia estar no topo. Aqui fica mais claro de como Cœr de Pirate foi uma artista mais ouvida, pois o álbum do jogo Child Of Light ficou bem acima do que o esperado. Orgulhosíssima que Declaration of Dependence ficou em 3º! Adoro mesmo esse álbum. Por Calum Scott ter lançado Only Human aproveitei e ouvi muito também. Aí temos A Day Without Rain, da Enya, The Lumineers e Something to Tell You que se justificam (ou que foram os mesmos motivos de os artistas estarem no top 10). Acabou que do Imagine Dragons foi o Evolve que ficou na lista, porque eu achei que ia ser o outro deles, Smoke and Mirrors. De qualquer modo estou contente com o resultado. Minhas duas surpresas nessa categoria foram o álbum do Queen e a trilha sonora de Na Natureza Selvagem pelo Eddie Vedder. Ambos ótimos e inesquecíveis.

10 músicas mais ouvidas

1) Hunger (Florence + The Machine) — 174 scrobbles
2) Sky Full Of Song (Florence + The Machine) — 122 scrobbles
3) Big God (Florence + The Machine) — 92 scrobbles
4) June (Florence + The Machine) — 89
5) Patricia (Florence + The Machine) — 82
6) Grace (Florence + The Machine) — 69
7) Hunters and Pray (Angra) — 67
8) Rhythm Inside (Calum Scott) — 65 
9) Thunder (Imagine Dragons) — 64
10) Falling (HAIM) — 61

Quase monotemático aqui, felizmente as últimas quatro posições conseguem me dizer que não sou viciada só na Florence, embora essa lista diga muita coisa, rs. Achei engraçado se a Hunters and Pray que está aqui, simplesmente isso. E de novo me surpreendi com Imagine Dragons (ou seria comigo mesma), pois minha música — oficialmente — favorita deles é Shots, só que amo a Thunder, que ficou então com o 9º lugar. Minha favorita das irmãs pelo jeito é Falling mesmo, e acho que a lista dessa vez mostrou mais do que a verdade. ;)

Destaques

Florence com certeza foi a mais ouvida e obviamente é o destaque do meu ano, mas devo dizer que Kings of Convenience começou a tomar ainda mais meus fones e provavelmente sempre vai ter um espaço para figurarem nas minhas listas de mais ouvidos do ano.♡ Queria também destacar Queen, que apesar de sempre ouvir é mais no carro que em casa, mas por conta do filme Bohemian Rhapsody eu os ouvi ainda mais :) E não podemos esquecer de falar da banda estreante no meu iTunes que foi Imagine Dragons. Como disse, lamento não ter conhecido antes pois é uma banda atual que tem uma mensagem bem legal pra nos mostrar, e penso que poderia ter ouvido por mais tempo... porém sem ficar reclamando ainda mais, de agora em diante essa banda vai estar sempre no meu player, porque se tornou uma das favoritas mesmo. OUÇAM IMAGINE DRAGONS!!!


Os queridos de sempre

Gosto de lembrar sempre de artistas que ouço há anos — como menções honrosas — que por algum motivo acabaram ficando apenas no top 20, para não esquecer de enaltecer os queridinhos de toda vida, hehe.
Queen (11º), que ficou logo abaixo como já contei acima do porquê estarem nas listas. Joe Hisaishi (13º) com suas trilhas sonoras dos filmes do Sthudio Ghibli ♥ Birdy (14º), não foi dessa vez que figurou lá para cima, contudo está sempre por aqui também. Norah Jones (16º), The Corrs (19º) caindo três posições, mas nunca deixado a peteca cair hein? haha; Alexz Johnson (20º) que acabei nem ouvindo o álbum recente e mesmo assim apareceu.


Está aí meu 2018 musical e cada vez mais contente em fazer esse tipo de post. Pra quem conhece o blog há mais tempo, sabe que adoro falar de música, rs.

Gostei de redescobrir alguns artistas e conhecer outros (que podem não estar nas listas e que provavelmente aparecerão na retrospectiva do ano que vem) que me fizeram reafirmar o amor pela música. ^.^

Em breve mais posts com dicas musicais ou simplesmente enaltecendo algum artista/álbum/música. 

J.

Comentários

  1. Fiquei reparando no tanto de música que eu desconheço. Acho que preciso ser mais eclética e me abrir para o novo hahah ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu era mais fechada com relação a música também, hoje escuto várias coisas, mas não de tudo. Então não tem problema se vc não gostar de algo, Mafê. ^^

      Obrigada pelo comentário. Beijins!

      Excluir
  2. Se tem uma coisa que faltou no meu 2018, foi música :(
    Mas a bruxinha Florence, a gente precisa combinar que lava a alma, né? <3

    Limonada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Tati. Eu ando muito conectada com música faz uns 2 anos (sempre amei, mas hoje é difícil ficar sem ouvir) e só tem crescido essa necessidade de ter uma trilha sonora, hehe.

      SIM!! Florence me deixa muito mais tranquila e leve ♥

      Beijins!

      Excluir
  3. Eu preciso aprender a usar o Last.fm, ele parece ótimo pra essas estatísticas!

    Ouvi muito esse álbum da Florence também ♥ Nunca fui muito dela, mas esse ficou demais.

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu gosto bastante do Last.fm pra isso, pena que no carro, por ex, já não consigo fazer os scrobbles, mas nem tudo é perfeito rs.

      Esse álbum da Florence tá perfeito, eu amei muito!♡

      Beijins!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)