julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Retrospectiva musical 2021

via Unsplash

Primeiríssimo post do ano, a nossa tão adorada Retrospectiva musical! Esse ano, por incrível que pareça, eu me empolguei ainda mais com as músicas/álbuns/artistas, conheci e apreciei vários diferentes e estou aqui para contar tudo o que ouvi e o que me fez amar mais ainda essa arte magnífica que é a música!

Como de costume quero deixar aqui os links para os outros anos, pois eu acho interessante de se fazer algumas comparações (a cabo de que você fará por conta própria, tá? haha), então temos os anos de 2020, 2019, 2018, 2017. E percebi agora que estamos no quinto ano dessa retrospectiva, e imagino que vá continuar por um bom tempo, pois já comentei – até no Twitter – que é uma das coisas que mais gosto de escrever, hehe.

Vamos logo para as estatísticas, então?


10 artistas mais ouvidos
(todas as estatísticas são retiradas do meu perfil do Last.FM, pois é onde faço os scrobbles das músicas que ouço no pc e no celular)


1) Birdy — 803 scrobbles
2) Taylor Swift — 590 scrobbles
3) Oh Wonder — 463 scrobbles
4) Patti Smith — 421
5) Anavitória — 415
6) Kings of Convenience — 358
7) Eddie Vedder — 298
8) a-ha — 190
9) Florence + the Machine — 181
10) Harry Styles — 117

Finalmente um ano em que dona Birdy aparece por aqui em primeiro por lançar álbum novo. E ela estava sendo a protagonista, até ninguém mais ninguém menos do que Taylor Swift chegar. E isso em quase dois meses! A loirinha se tornou uma artista que gostei demais de ouvir, contrariando qualquer expectativa que eu pudesse ter antes. Oh Wonder se manteve por aqui subindo uma posição, pois lançaram, também, um álbum novo, que cometarei abaixo. A rainha Patti Smith não saiu do lugar e vai continuar aí se depender de mim, haha. Uma agradabilíssima surpresa foi o duo Anavitória e sua música que misturas tanto gêneros diferentes e maravilhosos, foi um caso muito parecido com o da Taylor. Kings of Convenience também mantiveram o mesmo 6º lugar do ano passado o que para mim tá mais que perfeito. E curiosamente foram os outros artistas que lançaram trabalho fresquinho nesse ano de 2021. Eddie Vedder desceu um pouquinho, mas sem deixar de ocupar os mais ouvidos, pois esse homem é tudo pra mim. Com a-ha subindo e Harry Styles descendo do ranking, ainda assim são artistas que gosto sempre de manter por perto. Musa Florence que tinha desaparecido no ano anterior voltou com toda sua glória para continuar sustentando o título de minha musicista preferida ever.

10 álbuns mais ouvidos

1) Young Heart (Birdy) — 497 scrobbles
2) COR (Anavitória) — 411 scrobbles
3) Banga (Patti Smith) — 401 scrobbles
4) folklore (Taylor Swift) — 304
5) 22 Break (Oh Wonder) — 265 
6) Ukulele Songs (Eddie Vedder) — 246
7) Peace Or Love (Kings of Convenience) — 199
8) Oh Wonder (Oh Wonder) — 179
9) Beautiful Lies (Birdy) — 163
10) Declaration of Dependence (Kings of Convenience) — 156

Aqui estamos com o Young Heart, trabalho mais recente da Birdy. Devo dizer que acabei resgatando do Beautiful Lies, só que esse último álbum da Passarinha é realmente o melhor em qualidade até agora. A perfeição que é COR nem sei o que dizer, e foi por isso que ele e as donas são uma das coisas mais preciosas que tive o prazer de conhecer esse ano. Agora Taylor figura aqui com folklore que até o momento (e acho que não mudará tão cedo) é o meu álbum preferido dela, excelente, sem uma música ruim, e tenho dito. 22 Break do Oh Wonder mesma coisa que os anteriores citados: álbum lançado em 2021 que é o melhor da carreira deles. Tem todo uma história por trás da produção, que talvez eu conte em algum outro texto (fica aí uma "promessa"). Peace Or Love da dupla norueguesa tem o mesmo tom de Declaration, embora não seja melhor, ainda é Kings of Convenience e é lindo.
Por fim, os demais são os mesmos álbuns adorados que fizeram seus artistas ficarem no top 10.

10 músicas mais ouvidas

1) Winter (Birdy) — 75 scrobbles
2) Cigarra (Anavitória) — 46 scrobbles
3) Loneliness (Birdy) — 46 scrobbles
4) Lighthouse (Birdy) — 45
5) The Otherside (Birdy) — 45
6) Te amar é massa demais (Anavitória) — 44
7) Terra (Anavitória) — 43
8) Surrender (Birdy) — 43
9) Lisboa (Anavitória & Lenine) — 42
10) Amarelo, azul e branco (Anavitória & Rita Lee) — 42

Nem vou ficar me dando o trabalho de explicar, pois a lista já "grita" o que foi, haha. Sei que essas são as melhores músicas dos respectivos álbuns, são minha preferidas e é isso. Mas me surpreendeu um pouco Winter que é do Beautiful Lies estar em primeiro, pois ouvi mais o álbum lançado no ano passado. Entretanto confesso, essa é minha música preferida da Birdy e acho que ela merece estar onde está. Se é para escolher alguma da Anavitória, devo dizer que é Cigarra mesmo, porém se me perguntar de novo em outro momento é capaz de mudar, rs

Destaques

Um ano muito atípico, um ano de experiências, e na música não poderia ser diferente. Teve tanta coisa circulando pelos meus fones que eu fiquei muito na dúvida do que destacar aqui, afinal descobri artistas que amei muito ouvir e que continuarão a fazer parte do meu dia a dia a partir de agora, além dos outros que já ouço há anos que sempre continuam me acompanhando.
Eu posso falar da Birdy, que por ter presenteado com um novo trabalho maduro e rico, está em primeiro como mais ouvida. Também posso destacar, claro, a loirinha Taylor Swift, que contrariou minhas manias, por me mostrar que sabe fazer música boa e me fez ficar ouvindo-a o tempo inteiro, procurando significados em suas músicas. Entretanto, com todo o mérito que essas artistas tem, penso que o maior destaque seja mesmo Anavitória. Eu confesso, não sou a maior ouvinte de música brasileira, mas o que essas moças conseguem fazer — e sendo tão novas — é uma coisa assim, muito impressionante, todo esse talento e desenvoltura me deixou muito extasiada de ter a oportunidade de ouvi-las. Então se eu puder recomendar que ouçam alguém: OUÇAM ANAVITÓRIA!!!


Os queridos de sempre

Sempre gosto de relembrar os que ficaram apenas no top 20, para não deixar de exaltar os músicos que gosto muito, mas que deram lugar a outros dessa vez.
Berlinist (11º) por pouco não fica no top 10 nas frente do Harry. As HAIM (12º) que haviam ficado em primeiro ano passado dessa vez desceram no ranking, mas ainda assim foram lembradas, até porque as adoro. Vanessa Carlton (13º) que estava em 9º ano passado, caiu posições pois é normal que surjam artistas (ou álbuns) novos e alguns fiquem um pouco para trás, ainda assim, está aqui; The Corrs (15º) realmente nunca apareceu no top 10, mas às vezes figura por aqui em algum ou outro ano. The Lumineers (18º) tem ficado mais para trás, no entanto sempre lembro de ouvir, pois gosto muito. E por fim, surpreendentemente, temos Miley Cyrus (19º). Juro que achei o álbum Plastic Hearts muito legal e acabei ouvindo algumas vezes, hehe.


Percebi que todo vez que faço essa retrospectiva nunca sei o que pode vir no decorrer do ano. Como deu pra notar acabei me entregando a Taylor Swift e Anavitória, artistas que não imaginava que um dia fosse apreciar. Mas como é bom a gente mudar de ideia, né? Principalmente em relação a elas que são talentosíssimas. 

Acho que acabei entendendo o que mais me agrada na música: essa pluralidade de talentos e diversas formas de se apreciar uma arte tão antiga, mas que se renova sempre.
Foi um lindo ano musical e espero que 2022 seja tão bom quanto. Com certeza outros posts virão aí, e sempre com esse entusiasmo que a música me proporciona. ;)

J.

Comentários

  1. Acompanhei sua saga com a Taylor Swift lá no twitter e achei tão fofinho como vc se permitiu conhecer uma artista nova. Serviu até de inspiração pra eu colocar um pouco da loirinha e até Harry Styles na minha playlist que quase nunca tem coisas novas (acho que eu ouço as mesmas músicas desde 2006 praticamente haha).
    Nunca ouvi anavitória tamnbém. Acho que vi você comentando outro dia no twitter e foi quando descobri que são na verdade DUAS pessoas, e não uma cantora de nome composto haha. Vou colocar pra tocar enquanto trabalho hj pra conhecer também :)
    Bjs, Julie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, me empolguei tanto que tive que registrar lá. Eu tinha resistência a ela, mas agora virei fãzinha da Tay Tay hehe.
      Ah Harry Styles é fofo também, gosto muito dele.
      Exato, eu vezou outra falo delas lá, pois sigo a conta delas no twitter. As músicas são bem gostosinhas, delicinhas para relaxar e ficar cantando junto.
      ;)

      Excluir
  2. Julie, AMO essa postagem anual! É engraçado porque não acompanho muito as/os artistas que vc coloca por aqui, mas sempre fico com vontade de ouvi-los. Ah, uma coisa... esse ano eu quero ouvir mais álbuns, percebo que fico muito presa nas playlists que eu crio :/
    Que venha novos e lindos sons e descobertas pra gente esse ano <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz, eu adoro fazer também, que bom que você ama tanto hihi
      Eu tenho essa relação com álbuns mesmo, ainda que faça algumas playlists, gosto muito de explorar os álbuns ^^
      Vai vir muita coisa boa sim, pois música é uma arte linda né?
      ;)

      Excluir
  3. Mas tá uma belezinha essa lista de 2021 hein? Amei, amei, amei ~ e deu vontade de ouvir os seus álbuns mais ouvidos assim, na sequência (com dois do Kings of Convenience, YAY!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Cami, fico muito feliz que você goste tanto desse post <3
      Ouça e depois me conta o que achou?
      ;)

      Excluir
  4. Eu adorei muito isso! Já me deu vontade de organizar meu spotfy todinho pra poder fazer uma no final do ano, sério! Sem contar que tem artistas na sua lista que eu nunca ouvi e já quero conhecer.

    Minha retrospectiva do Spotfy foi basicamente o álbum COR, que presente, que joia de álbum! Então te entendo!
    Também ouvi Birdy esse ano que passou, o que é curioso porque fazia muito tempo que não a ouvia!

    É isso... adorei!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Aline!
      Que bom que achou a ideia boa, fico contente ^^ Eu acabo ouvindo algumas coisas que poucas pessoas conhecem mesmo hehe
      Anavitória foi uma achado, nunca mais vou larga-las. E Birdy é um amorzinho mesmo, ouço há anos.
      ;)

      Excluir
  5. Confesso que escutei poucas bandas esse ano, mas Taylor e Ana Vitória nunca saiam de moda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essas artistas são excelentes, não podem sair de "moda".
      ;)

      Excluir
  6. Genteeee AMEI essa retrospectiva musical! MEU DEUS, detalhe, e super maravilhoso essa quantidade de música e banda nova! ahahhaa
    já amei!
    Ain eu sou apaixonada pela anavitoria, desde quando elas estouraram! Eu realmente vejo elas e penso: musica brasileira na veia! Eu nem vou mentir que quando vi Harry Styles, dei um gritinho aqui, sou apaixonada por ele <3

    Dos que você citou, eu fiquei curiosa em Eddie Vedder e A-ha! Fui procurar algumas músicas e já adorei!
    obrigada por compartilhar!

    Beijos!
    http://www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maíra! Fico muito contente que tenha gostado do estilo do post <3
      Haha, ANavitória tem sido um amorzinho na minha vida e Harry Styles é um fofíssimo, adoro muito.

      Pois ouça Eddie e a-ha, são ótimos! Não irá se arrepender.
      ;)

      Excluir
  7. Amooo retrospectivas, é sempre legal ver as coisas que mais marcaram o ano de cada um, e espero sempre que pra melhor!

    Adorei o seu post em específico porque a minha relação com a música é muito neutra, no sentindo de que gosto muito, porém não é algo que eu preciso ter constantemente na minha vida e posso viver sem, e infelizmente isso não me ajuda a conhecer coisas novas e acabo ficando sempre nos mesmos artistas e suas músicas antigas.

    A própria Taylor Swift é uma artista que não conheço absolutamente nada, mas vejo muitas pessoas falarem muito bem, e eu quero conhecer porque fiquei curiosa, mas não tenho a disposição pra dar play em alguma música! Eu espero que depois de ter lido você falar TÃO bem dela nesse post, isso me anime a conhecer ela, vou tentar :)

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!

      Se você procura, então, mais recomendações, aqui no blog tem muito post sobre música hehe
      Mas que bom que você se animou com meu post ^^
      Dê uma chance pra alguns artistas, não vai se arrepender.
      ;)

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)