julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Sobre confiança, liberdade e originalidade

Um pouco depois de ter feito aniversário — agora na reta final do ano — tenho pensado muito em confiança, liberdade e originalidade.
Pode parecer estranho ou até mesmo confuso interligar essas características, mas juro que são aspectos que servem para fazer uma associação.

Hoje estou mais confiante quanto a mim mesma como um ser humano capaz, que pode fazer o que quiser; não importando o resultado, mas que lá no fundo vai estar feliz sabendo que fez do jeito que queria. E a liberdade é o mote que vem para validar essa confiança. Ao mesmo tempo que por estar sendo eu mesma, sendo fiel a quem eu sou, sei que o que eu fizer de coração será de maneira original.

A autenticidade é o que traz essa confiança à tona, mas ao mesmo tempo é ter confiança em si mesma que as coisas originais surgem.

acervo pessoal

Quando falo em originalidade não quer dizer inventar as coisas do nada, ou ser a precursora naquilo. É só que vem de dentro e não de outras fontes. Claro que inspirações todo mundo tem, porém para mim ser o mais original possível é trabalhar a criatividade com liberdade e confiança na sua essência.

Está fazendo sentido? Espero que sim, pois isso tem me feito pensar muito sobre quem eu sou e como quero continuar sendo e o que quero ir mudando, caso a mudança vá me fazendo crescer e evoluir.

Para mim é mais que importante desenvolver esse afeto por mim mesma, pela minha criatividade e entender que sou boa no que faço (sem comparações, só boa no que me proponho a fazer no meu espaço de criação) antes de focar no que quero fazer. Porque penso que não adianta forçarmos criatividade sem se ter a tal da confiança em si mesmo para fazer esse trabalho que se quer. Então eu primeiro prefiro a resiliência e depois o desenvolvimento, assim sei que o que farei a seguir vem com uma autoestima mais alta, sem me comparar com os outros e nem comigo mesma do passado.

Talvez agora tudo que tenha lido durante o ano (Grande Magia, Siga Em Frente e Como se encontrar na escrita) estejam fazendo sentido mais completo. Ainda quero explorar mais esse tipo de texto, quero continuar lendo livros de auto desenvolvimento se eles forem me ajudar nessa empreitada de me entender mais nas questões criativas, de escrita. Sei que aos poucos, também, vou sabendo lidar melhor com o que se passa na minha cabeça, o emaranhado de pensamentos aleatórios que muitas vezes me fazem sentir desmotivada, porém que em alguma hora começarei a domar com mais jeito.

Para encerrar o ano por aqui, quero dizer que tenho meus planos, meus desejos para realizar ano que vem, contudo aprendi que não preciso expor muitas coisas que não sinto tanto a vontade, e apesar de querer e gostar de compartilhar e mostrar para o mundo várias coisas sobre mim, tem aspectos da vida que podem ficar particulares. Por isso não haverá nada em questão de metas/resoluções publicados.
Uma das únicas coisas que acho que posso dizer é que por ter me esclarecido algumas coisas nas questões criativas, quero poder ter mais vontade e ânimo para registrar e guardar em forma de texto e vídeo sobre as coisas que eu gosto. Portanto quero me dedicar mais ao blog e renovar e recomeçar meu canal no Youtube. Então, vem aí, rs.

Feliz ano novo e boas festas!

J.

Comentários

  1. Nada melhor do que sermos nós mesmas e reconhecermos o quanto isso é importante!
    Pra esse próximo ano eu tenho algumas metas e posso dizer que metade delas irei guardar pra mim mesma, pois acredito que nem tudo devemos compartilhar, porque parece que as coisas dão mais certo.
    Beijos e boas festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Aline!
      Eu nem sou supersticiosa, mas nisso é algo em que se acreditar né? Não sair contando tudo pra todo mundo e fazer as coisas no seu tempo, dá mais certo mesmo hehe
      ;)

      Excluir
  2. Essa autenticidade que a gente guarda bem escondidinha dentro da gente 💜
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa! Que bom te ver por aqui.
      Acho que quero deixar essa autenticidade simplesmente ser e é isso hehe.
      ;)

      Excluir
  3. Acho que cheguei um pouco atrasada haha
    Bom, feliz ano novo!
    Autenticidade, confiança, originalidade, nunca foram palavras que combinavam comigo, 2021 acabou e eu estou me esforçando pra deixar aquela Kamilla pra trás e ter mais autoconfiança em mim.
    Ansiosa para o recomeço do seu canal.


    romashka.*:・゚✧

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ano novo, Kamilla!
      Nunca é tarde pra gente tentar melhor, pois é pro nosso próprio bem. Tentar ser um pouco melhor, não pelos outros, mas por nós mesmos é um esforço que vale a pena, o resto é resto.
      Tenha mais confiança em si mesma ♡
      ;)

      Excluir
  4. Ei Julie,

    Que texto mais sincero! Gostei muito de ler o que escreveu.

    O autoconhecimento deveria fazer parte do currículo escolar e ser trabalhado desde a Educação Infantil. A gente leva muito baque na vida até aprender determinadas coisas essenciais.

    Também gosto muito de ler sobre desenvolvimento pessoal e já cheguei a conclusão que colocar alguns ensinamentos em prática é muito desafiador! Estamos habituados a agir/pensar de determinadas maneiras e quebrar os padrões que nos submetemos se torna um desafio. Mas é possível mudar e ser melhor conosco!

    Me senti feliz em ler o comentário que deixou lá no meu blog. Obrigada pelo carinho!

    Desejo que seu ano seja marcado por boas experiências e aprendizados significativos!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana, obrigada pelo comentário <3

      Esse gênero, desenvolvimento pessoal, tem me ajudado em algumas questões que às vezes não consigo pensar sozinha. Então tenho gostado bastante de ler algumas coisas.

      Eu que agradeço por você se sentir bem em escrever em seu blog. ^^

      Te desejo tudo isso também ;)

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)