julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

12 livros para 2022

acervo pessoal

Demorei para voltar aqui com texto novo porque apesar de tentar me incentivar — e ter incentivo das pessoas queridas — minha energia está ainda sugada e não ando com muita vontade de participar da internet como um todo. E só fico em redes sociais (como Twitter e Instagram) não por gostar, mas por um vício meio que incontrolável (e insuportável)... De qualquer modo, estamos aí, e vamos tirar forças 
do cy das coisas boas para conseguir seguir em frente.
À parte o desabafo, vamos ao post propriamente dito. (perdão pela reclamação)

Sou aquela pessoa que apesar de nunca conseguir manter metas, gosta de (não é o "não desistir", e sim a insistência permanente) tentar sempre fazer listas, pois afinal elas servem para alguma coisa. Principalmente para me dar uma direção nas leituras, mesmo que no fim do ano eu constate que não tenha lido tudo o que coloquei nas listas, sei que montei conduzida pelas minhas vontades na época, sabe, então naquela hora fizeram sentido.

Em 2020 fiz a lista também, mas ocorreram tantas coisas (inclusive a bomba toda) que não vingou. Porém trouxe alguns livros de lá, pois a esperança é a última que morre e continuarei insistindo neles, pois acredito que de alguma forma a hora deles irá chegar, e quem sabe pode ser esse ano, não é?
Além dos livros trazidos do outro ano, minhas escolhas não tem necessariamente um critério definido; são livros que quero muito ler — que adquiri, ou não, recentemente — e autores(as) que estou lendo/conhecendo suas obras e quero continuar (como Lygia F. Telles e Jack London).

Vamos a listinha, então?


ANNA KARIÊNINA, de Lev Tolstói - Até um tempinho atrás eu tinha certa preguiça dos russos. Foi só a booktuber Paloma Lima falar tão bem de Tolstói que, não deu outra, e quis arriscar começar o autor já por um calhamaço, rs. Estou lendo nesse momento e adorando esse clima todo; tudo muito requintado e belo, pra dizer o mínimo. Acho que vou amar.

O ANO DO PENSAMENTO MÁGICO, de Joan Didion - Já ouço falar de Joan Didion há tempos, mas não tinha tido contato com sua obra, até agora. Também estou lendo esse, não é um livro fácil — devido ao tema ser luto e eu ficar muito sensibilizada com muitas coisas que ela conta — porém é muito bem escrito e poético.

VERÃO NO AQUÁRIO, de Lygia Fagundes Telles - Mais uma autora que estou tendo obsessãozinha é a Lygia. Estou adquirindo algumas obras para ir conhecendo a autora, e já vou adiantando que está (se já não é) sendo uma das minhas preferidas, pois a escrita dela é uma coisa, assim, estupenda. Tenho a impressão de que este aqui vai se tornar um favorito (?). Aguardemos.



O LOBO DO MAR, de Jack London - Minha melhor leitura do ano passado foi Caninos Brancos e por esse motivo fiquei louca para ler várias obras do Jack London. Acabei de acabar O Chamado Selvagem (spoiler: gostei muito, mas não é melhor que Caninos Brancos) e estou pronta para este agora, hehe.

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, de Aldous Huxley - Já havia tentado ler esse livro em 2014-15, só que abandonei por alguns motivos: não estava curtindo muito a narrativa/a história e a edição de bolso era bem ruinzinha. Contudo, pensei que não ter gostado muito do que li na época, imagino que tenha sido questão do momento mesmo, por isso estou dando uma nova chance. Me parece que, dessa vez irei apreciar mais.

FRANKENSTEIN, de Mary Shelley - Enrolo para ler esse livro desde sempre. Toda lista que faço ele está lá, mas dessa vez acredito que o bonde ande. Só ouço maravilhas do livro, então não é possível que eu não goste (às vezes é possível não gostar, mas não sou tão chata para livros, não).



O RESTO É SILÊNCIO, de Erico Verissimo - Este livro (e os outros dois abaixo) é um dos mais antigos adquiridos da minha coleção e até agora não o li. Muito é por conta do tema do livro — que tem pano de fundo um suicídio — e porque costumo enrolar com alguns autores preferidos (isso não é uma explicação plausível, mas f***-**, rsrs). Espero que dessa vez o desencante de vez.

PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM, de Clarice Lispector - Praticamente é a mesma historinha que o livro do Erico. Aliás, faz um bom tempo que não leio Clarice nem Erico. Estou em débito com meus autores favoritos. Decidi retomar as leituras da obra de Clarice pelo seu primeiro publicado, mas não lerei o resto em ordem cronológica, não, é só por conta de ele ser o mais antigo não lido que tenho dela por aqui.

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE, de José Saramago - Outro livro que enrolo há anos para ler, nem só a obra em si como o próprio autor. Não me deixo comprar mais nada de Saramago até eu ler pelo menos um dos dois que tenho aqui (este e Ensaio Sobre a Cegueira). Será que esse ano o autor português será conhecido por mim, finalmente? Espero, com todas as forças, que sim.



DOM CASMURRO, de Machado de Assis - Aposto que vários vão se surpreender se eu disser que ainda não li um Machado de Assis? Pois é, não li. Nas escolas que eu frequentei não fui obrigada a ler um livro inteiro do autor, só tivemos trechos e parágrafos para analisar e fazer a prova. Mas vai acabar esse desconhecimento esse ano, pois tenho aqui Dom Casmurro, e o próximo depois dele será Memórias Póstumas de Brás Cubas.
 
A INQUILINA DE WILDFELL HALL, de Anne Brontë - Em 2020 li as outras duas irmãs mais conhecidas, Charlotte e Emily, agora então é a vez da esquecida no churrasco, Anne. Sei que muita gente prefere os livros dela aos das outras duas. Não sei o que eu vou achar, mas é bem provável que eu goste bastante, pois Jane Eyre e um dos meus preferidos e acho O Morro dos Ventos Uivantes genial.

DRÁCULA, de Bran Stoker - Ao mesmo tempo que morro de curiosidade para ler o livro, o pé fica um pouco atrás, pois me rebaixo achando que não vou dar conta de entender o livro (as bobagens que eu penso...). Porém ouvi de pessoas que confio no gosto de que esse livro é muito gostoso de ler e que ele engana por parecer complicado e não é nem um pouco. Então entrarei de cabeça nesse mergulho. ;)


Como toda vez que faço um post sobre isso, estou ansiosa para lê-los. A diferença das outras listas é que dessa vez eu coloquei as coisas que eu REALMENTE quero ler, quero ler já, não só as que tenho uma certa vontade. Por conta disso estou pegando um atrás do outro, e não acharia nada estranho se eu conseguisse ler a maior parte deles ainda no primeiro semestre. 

Entretendo, não estou me cobrando de forma alguma. É para ser um incentivo a ler o que está no meu radar há um tempo e para conhecer/continuar, como já mencionei, pelas obras desses autores. 👍

obs: com os links disponibilizados você ajuda o blog e não paga nada a mais pelo livro ;)
J.

Comentários

  1. Eu adorei sua lista e a única coisa que eu já li dela é o Dom Casmurro, que li na escola, mas queria ler de novo com uma visão adulta sobre a história! Eu estabeleci metas de leitura no sentido de ler mulheres, ler autores negros, etc, mas nunca pensei em escolher os livros! Gostei da idéia. Vou pensar em algo pra mim nesses moldes também. Embora eu seja bem parecida com você e não consiga cumprir muito essas listas.

    Também já anotei alguns dos livros que você listou para minhas futuras aquisições!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      Ah, eu entendo essas metas de ler + mulheres, autores negros, outros países etc. mas talvez seja uma boa ter alguns livros em mente. Bom, eu acho mais fácil escolher pq conheço muito meu gosto, e isso é o que me dá direção.
      Espero que o post tenha mesmo te ajudado nas ideias hehe
      ;)

      Excluir
  2. Oi Julie! Devo dizer que eu tô sentindo um cansaço igual com as redes sociais, e fico entrando no insta por puro vício mesmo rs'. Acho que pode ser um tempo propício pra leitura mesmo. Por aqui, eu desisti de listas mas fiz um processo parecido de separar alguns livros que eu realmente quero ler. Sem cobranças, só pra eu saber que tenho opções, porque nos outros anos sempre que eu terminava algo ficava "e agora?". Gostei muito da sua lista, e inclusive coloquei o da Clarice nos meu desejados essa semana. Tô numa fase que ando curtindo muito ela.
    Boas leituras e momentos por aí 🌸

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz!
      Eu vi que você anda na fase Clarice, ela é incrível, né? Que legal que você tem se dedicado à leitura de suas obras ^^
      Fazer listas é bom pra gente dar uma atenção à algumas leituras, mas claro, sem ficar se cobrando.
      Boas leituras e momentos pra ti também <3
      ;)

      Excluir
  3. Oi Julie!

    Sou o tipo de pessoa que faz essas metas de leituras anuais apenas baseada em números justamente porque especificar as leituras nunca dá certo kkkk. Amei os livros que você escolheu, muito autor de peso! Anna Kariênina já tentei ler e estava gostando demais, mas o tamanho dele me assustou e acabei abandonando. Pretendo retomar ainda esse ano! Também nunca li Machado de Assis. Na escola eu não era tão ligada à literatura como fiquei no final do ensino médio.

    Seu blog é muito lindo!! Boas leituras!

    Beijos,
    Lari!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larie!

      Eu fazia mais baseada em números e não dava certo haha, aí inverti rs. Mas a gente tem que achar nosso jeitinho pessoal de fazer as leituras né? Anna Kariênina tá sendo muito maravilhoso, mas é bem grande mesmo, vou um pouco mais devagar, mas não vou desistir hehe.

      Ah, obrigada pelo elogio <3 Boas leituras pra ti também!
      ;)

      Excluir
  4. Eu faço esse tipo de lista com séries, crio uma ordem e me obrigo a assistir SIM quando chega a hora deles porque não é nem desvontade, eu quero assistir, mas o problema é a preguiça mesmo de simplesmente começar, haha. Com livros é mais delicado pra mim, eu crio uma lista com pouquíssimos livros (2 ou 3), e se eu ler todos, daí sim coloco mais outros.

    Adorei sua lista, eu tenho muita curiosidade de conhecer clássicos como Frankenstein e Drácula, espero um dia de fato ler. E o Dom Casmurro foi uma das poucas leituras obrigatórias da escola que eu realmente adorei (junto com O Cortiço), e espero que você goste!

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!

      Como eu não costumo assistir séries (vejo, mas quase nada por ano rs) eu vou na arte que mais me toca mesmo, os livros hehe.
      Frankenstein e Drácula parecem ser muito bons, estou ansiosa para descobrir. E Machado será desencantado, juro! haha

      Obrigada pelo comentário ;)

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)