julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Retrospectiva musical 2023

Unsplash

Pelo sétimo ano, venho trazer a Retrospectiva musical! Minhas estatísticas do que ouvi e apreciei em 2023. Saindo surpreendentemente bem mais tarde que em outros anos — porque tive uma crise e não estava conseguindo escrever o final do post —, mas ainda em tempo.

Então desde o final de 2022 tenho assinado o Spotify (que também tem uma retrospectiva, assim como o próprio Last.fm, mas eu prefiro fazer a minha própria, obviamente) e foi uma das melhores coisas que fiz em relação a música. Antes usava o iTunes, também com uma assinatura, porém com o Spotify sinto que se tem mais liberdade em fazer playlists, encontrar as músicas etc. Sei lá, achei que fiz uma ótima escolha.

Deixando aqui linkados os outros anos para fácil acesso também: 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017.

Vamos começar!

10 artistas mais ouvidos
(todas as estatísticas são retiradas do meu perfil do Last.FM, pois é onde faço os scrobbles das músicas que ouço no pc e no celular)


1) Florence + the Machine – 1.357 scrobbles
2) David Bowie – 753 scrobbles
3) Patti Smith – 382 scrobbles
4) Kings of Convenience – 375
5) a-ha – 244
6) Pearl Jam – 225
7) Phoebe Bridgers – 211
8) Queen – 179
9) Led Zeppelin – 165
10) Bon Iver – 158

Não teve jeito: dois anos consecutivos que dona Florence fica em primeiro. Por algum motivo não me cansei e pensei comigo mesma que se não a ouvisse em excesso agora em que vida farei, né? E tem outro motivo para isso, mas vou abordar no outro tópico. Bowie reizinho subiu posições — em relação ao ano passado —, assim como Patti Smith, Kings of Convenience (que sempre estão aqui rs) e a-ha. As novidades ficam por conta de Phoebe Bridgers e Bon Iver que ouvi pela primeira vez e já adorei. Ótimos músicos indies como eu gosto! E aparecendo pela primeira vez em um top 10, temos Pearl Jam, Queen e Led Zeppelin, que são bandas que amo demais, porém desde que faço essa retrospectiva sempre dei muita atenção para artistas que descobri a pouco, então ver nos mais ouvidos os "velhos de guerra" é muito legal. E diferente de outros anos que só ouvi Eddie Vedder, agora foi a banda inteira liderada por ele, hehe. 

10 álbuns mais ouvidos

1) How Big, How Blue, How Beautiful (Florence + the Machine) – 471 scrobbles
2) Declaration of Dependence (Kings of Convenience) – 228 scrobbles
3) Lungs (Florence + the Machine) – 203 scrobbles
4) Dance Fever (Florence + the Machine) – 193
5) Ceremonials (Florence + the Machine) – 153
6) High as Hope (Florence + the Machine) – 141
7) For Emma, Forever Ago (Bon Iver) – 136
8) Punisher (Phoebe Bridgers) – 120
9) GRIS [Original Game Soundtrack] (Berlinist) – 106
10) East of the Sun, West of the Moon (a-ha) – 105

Explicando rapidamente o motivo de Florence ganhar o primeiro lugar novamente, embora dê para perceber só observando pelos álbuns mais ouvidos do ano passado. Redescobrindo os outros álbuns dela que eu comecei a perceber que HBHBHB era tão bom quanto qualquer outro novo ou mais antigo da sua carreira. Então ouvi todos muitas vezes e por isso teve lugar para os cinco trabalhos da minha ruiva preferida aqui nas listas. E não consegui deixar Declaration of Dependence de fora, mais uma vez haha. For Emma, Forever Ago e Punisher mostram que colocaram seus artistas no top 10, e são álbuns muito bons que mereceram minha atenção. Sei que a trilha de GRIS e East of the Sun... estão aqui por ter montado umas duas playlists com músicas desses álbuns, ainda gosto deles por inteiro também.


10 músicas mais ouvidas

1) St Jude (Florence + the Machine) – 92 scrobbles
2) Hiding (Florence + the Machine) –  67 scrobbles
3) Skinny Love (Bon Iver) – 60 scrobbles
4) Mermaids (Florence + the Machine) – 60
5) Dance With Me (beabadoobee) – 54
6) Mother (Florence + the Machine)  – 53
7) Ophelia (The Lumineers) – 52
8) Crying in the Rain (a-ha) – 51
9) Love Is a Lonely Thing (Kings of Convenience)  – 51
10) To Be With You (The Honey Trees) – 51

Aqui temos alguns resultados curiosos. Bom, as músicas da Florence a gente sabe o motivo de estarem onde estão, mas as Dance With Me, Ophelia, Crying the Rain, Love Is a Lovely Thing e To Be With You eu sei que estão onde estão por ter feito playlists com essas músicas no Spotify. E como essas playlists são ouvidas também na hora de dormir, temos aí o resultado. E bem, Skinny Love foi parar na minha 100 músicas preferidas de tanto que adorei essa música. No regrets.

Destaques

Como sempre digo que os destaques são aqueles que ficam pelo menos no top 3 artistas, juntamente com alguns que ou foram resgatados ou conhecidos por mim esse ano. Então podemos falar da musa musical desse blog, Florence e seus padrinhos (não oficiais) David Bowie e Patti Smith. Para mim não há trio mais maravilhoso que este. Contudo tenho que mencionar esses músicos que tornaram momentos indiferentes em dias mais iluminados. Conheci Phoebe Bridgers por indicação da minha irmã e o tiro foi certeiro, pois eu adorei demais a vibe fofa depressiva que ela tem. Bon Iver foi mais ou menos um achado; eu já sabia quem era, mas dei a chance para ele quando encasquetei que deveria ouvir mais do seu trabalho além de exile (da Taylor) e acabei apreciando muito os dois primeiros álbuns dele. Entretanto acho que eu vou acabar destacando mesmo a banda Pearl Jam. Eles foram resgatados de longínquos anos em que a eu adolescente ouvia um rock "paulera" (acho que só quem tem mais de 35 vai lembrar dessa expressão haha) para ser rebelde sem causa. Redescobri Ten, o primeiro álbum, e acho que o melhor que eles já fizeram em carreira, não desmerecendo os dos anos seguintes, até porque Vs. também é um ótimo disco. Enfim, acho que quem quer ouvir alguma coisa dos anos 90 eu recomendo demais a banda. OUÇAM PEARL JAM!!!


Os queridos de sempre

Quero comentar só os primeiros desse top 20 para não ficar muito extenso.
Achei interessante que Coldplay (12º) resolveu aparecer por aqui esse ano, e sei que foi por causa das playlists, em sua maioria, porém fico feliz em voltar a ouvir, é uma banda que gosto dos primeiros quatro anos de trabalho. Não menos diferente aconteceu com a Birdy (11º), ela ficou só no top 20, mas pelo menos apareceu por essas bandas. Taylor Swift (13º) ironicamente ficou com o 13º lugar no ranking hahaha, então acredito que esteja tudo bem para ela. She & Him (14°) repete a fórmula: figurou na lista por ter algumas músicas espalhadas em playlists, rs.


Talvez em 2023 houveram poucas novidades em questão de variedades nos artistas, embora tenha conhecido alguns, apenas, mas muito bons artistas. Me encontrei no mundo das playlists temáticas (e nas não temáticas também) e vou continuar explorando mais essa arte que é montar uma lista com músicas que parecem não fazer sentido, mas lá no fundo fazem para a gente mesmo.

Vou me esforçar para trazer mais posts musicais esse ano além deste que é tradicional. Pelo menos de música eu sempre estou cercada ;)

J.

Comentários

  1. Amo suas retrospectivas musicais! Esse ano também conheci a Phoebe Bridgers e fiquei viciada (mas o álbum dela que mais ouvi foi o Stranger in the Alps). Você já ouviu Boygenius? É um trio de cantoras indies, a Phoebe faz parte. Acho que você vai gostar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahh, Nati, que bom que ama esses posts tanto quanto eu haha
      Ainda não peguei Boygenius pra escutar com atenção, mas acho que vou gostar também ;)
      Farei isso esse ano!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Eu adoro posts de retrospectivas musicais e literárias porque tenho a oportunidade de conhecer novos artistas ou livros, etc. Eu não conheço muitos dos artistas que você listou, mas já coloquei a Phoebe pra tocar aqui e sinto que ela vai aparecer bastante no meu spotfy. Gostei muito da vibe.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter feito uma bonitinha da literária também, mas acabei não conseguindo rs
      Phoebe é bem gostosinha de ouvir, vale a pena ;)
      Obrigada por comentar, Aline! <3

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)