julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Fim de ano

Não sei bem o que escrever nesse último texto do ano.

Como não escrevi nada em novembro — e para o meu aniversário, que às vezes penso em alguma coisa — queria pelo menos terminar escrevendo alguma coisinha aqui, mas lá no fundo não sei nem o que exatamente.

O ano de 2023 foi... regular. Penso não ter sido ruim, também não foi aquelas coisa. Já fiz reflexões em outros anos, mas estou meio cansada de ficar refletindo sobre as coisas, sobre tudo. Uma coisa que posso dizer é que foi um ano cansativo, de algumas formas. Então é claro que passei por algumas coisas e tenho minhas ideias e aprendizados sobre elas, só que estou tão cansada que não sei do que falar, sobre o que pensar. 

Não queria mais ter que pensar, essa é a verdade. Me exauri da minha cabeça de uma vez por todas. Mas é isso, né, enquanto se está vivo se está pensando, não tem jeito.

Como não tenho reflexões para fazer, pensei em alguma retrospectiva, porém também não estou com muita paciência para isso agora. Além do mais, eu sempre faço a Retrospectiva musical no início do ano seguinte. A de 2023 virá em janeiro sem falta, pois é um dos textos que mais espero escrever sempre. Sobre uma retrospectiva literária aí são outros quinhentos. Ainda não sei se farei, embora não exclua a ideia totalmente.


No fim das contas, depois que escrevi esse texto eu voltei a ter uma newsletter, rs. Achei que precisava só mudar um pouco o estilo dela. Pois está aí para quem quiser assinar. Já sobre o blog... bem, não sei. Como disse que farei e Retrospectiva musical, haverão posts, talvez mais esporádicos do que antes... não sei sobre isso também. Lá no fundo sei que não quero largar meu bloguinho, então vou tentar manter aquilo que sempre me digo: que a média de posts seja 1 por mês, pelo menos.

Faz um tempo que prometo não fazer metas e acabo montando uma ou outra, só que acredito que a partir de agora não me comprometerei com nenhuma. E quando digo nenhuma é nenhuma mesmo. Nem literária nem para qualquer outra coisa. Sem metas. Só quero ir vivendo e aprendendo no meu tempo, do meu jeito — que pode mudar ou não, eventualmente. A única coisa que me permitirei são projetos de leitura pessoais, mas isso não quer dizer que são metas, só que quero ler algumas coisas específicas. Até porque eu mesma inventei de fazer o 40 livros antes dos 40, então já tem coisa em andamento.

Ah, finalmente comprei um Kindle! Pretendo falar da minha experiência com ele, mas não sei quando e nem em que formato — provavelmente será em texto mesmo. Mas adianto que estou amando ler no digital. Embora não vá deixar de comprar e nem preferir livro físico, rs.

E por hoje é isso que tenho para contar. E dá pra perceber que fiz meio que uma retrospectiva de algumas coisinhas que rolaram do lado daqui, hehe.


Essas duas fotos foram tiradas agora em dezembro: um pôr-do-sol em Cruz Alta, minha cidade natal onde fui revisitar no início desse mês, e a flor do cacto que temos aqui. E para mim elas representam algo que finda e algo que nasce. Esse ano termina para que venha um novo ano, espero que com esperança e mais animado.

Como comentei, não acho que foi um ano ruim, só queria que tivesse sido um tantinho melhor. Quero poder ter ânimo para que eu mesma consiga fazer com que meu 2024 seja mais amigável e bom. Ou como Virginia Woolf já colocou em seu diário de 1931: 

ser livre e gentil comigo mesma (...) Às vezes ler, às vezes não ler. Sair, sim — mas ficar em casa apesar de ser convidada. Quanto a roupas, comprar boas.

Basicamente é isso que quero também. Paciência acima de tudo. Desejo isso a todos que lerem esse texto simples escrito às pressas.

De coração um Feliz Ano Novo e fiquem todos bem ♡♡♡

J.

Comentários

  1. Que fotos maravilhosas, especialmente o sentido delas. Incrível. 2023 para mim foi intenso do mau ao bom, o que me fez deveras cansada. Quero me organizar melhor para 2024, estou com esse gás! Mas meu corpo quer dormir. Especialmente o cérebro. Parece que tenho uma pedra no crânio. Te desejo uma nova virada de ano, e aproveita essa meta de não ter meta, e só curtir a leitura e a inspiração. É na distração que tudo acontece.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei legal que encontrei essas fotos e elas representaram bem o que quis dizer, hehe.
      Eu tenho pedrinhas no crânio e elas batem, batem nas paredes da cachola e fazem muitos ecos, mas também tem muita coisa lá dentro, o que é um caos. Não consigo dormir, mas tô sempre cansada. Sei lá, ando me sentindo estranha de mais...

      Obrigada pelos desejos, Hel, desejo a ti também! ;)

      Excluir
  2. Que fotos maravilhosas, especialmente o sentido delas. Incrível. 2023 para mim foi intenso do mau ao bom, o que me fez deveras cansada. Quero me organizar melhor para 2024, estou com esse gás! Mas meu corpo quer dormir. Especialmente o cérebro. Parece que tenho uma pedra no crânio. Te desejo uma nova virada de ano, e aproveita essa meta de não ter meta, e só curtir a leitura e a inspiração. É na distração que tudo acontece.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Meu 2023 foi muito ruim, muito puxado e sinto que não tenho muitas perspectivas para um 2024 diferente. Pelo menos estou de férias até 6 de fevereiro e vou curtir esse momento para fazer minhas leituras, ver minhas séries, meus filmes e relaxar. É o que dá, por enquanto.

    Também estou passando para deixar um agradecimento por tudo o que você escreveu por aqui. Seu último texto é uma inspiração e me inspirou a escrever um com um título semelhante (olha a cópia!). Obrigada pela presença digital e por compartilhar um pouquinho de sua vida com a gente. 💗

    Um Feliz Ano Novo! ⭐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te desejo só coisas boas, Capitã. Afinal estamos na mesma tripulação dos blogs ;)
      Quero ler esse seu texto (e não é cópia nada, hehe) pra já!
      Eu é que agradeço por comentar aqui sempre que possível, incentivando a continuar a escrita e a manter o blog. Beijo!

      Excluir
  4. Feliz 2024!! Que esse ano traga o que ano passado não conseguiu, e um cadinho a mais também!

    Adorei as fotos e a reflexão que fez sobre elas!

    Beijo

    http://meumuseuparticular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Bruna!
      Te desejo coisas boas esse ano!
      ;)

      Excluir
  5. Nem sempre a gente precisa de metas de ano novo né, é bom estar vivendo o agora e seguindo a vida de acordo com o nosso próprio tempo! Amei essa frase, nos diz bastante sobre leveza e seguir com nosso próprio ritmo.
    Essas fotos ficaram bem legais! Esse cacto é bem diferente dos que eu já vi, que fofoo!
    2023 por aqui foi de bastante mudança e passei por coisas que nem imaginava que passaria um dia, mas feliz que no final as coisas ficaram bem!
    Desejo a você também um feliz ano novo e que 2024 venha cheio de paz e coisas boas para sua vida! =)
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que no final ficou tudo bem, Emi! Te desejo um 2024 especial e cheio de momentos bons <3
      ;)

      Excluir
  6. adorei o trecho compartilhado da virginia woolf :) e quanto ameaço a querer fazer retrospectiva e afins me vem a mesma sensação: cansada demais pra pensar HAHAHAHAHA que 2024 seja mais leve! e sobre energia pra gente pensar nas coisas HAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seja bem mais leve e cheio de coisas boas pra ti também, Ba! ;)
      Obrigada por tirar um tempo e comentar <3

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)