julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Nove anos, inconstâncias e reclamações

Daqui

Todo ano eu esqueço do aniversário do blog. Esse ano completa-se 9 anos que o criei, quando ele ainda era Wordpress e tinha outro nome (antes de Mundo de Morfeu). Ano passado postei um texto atrasado, falando um pouquinho sobre o dito e tal. Porém esse ano eu decidi nem fazer. Não porque não quero comemorar o fato de manter um blog há nove anos, mas porque ano que vem ele completa 10 e eu tenho um certo toc quanto a números e datas. Por isso achei que seria mais significativo fazer um post ano que vem falando desses 10 anos. Pois bem.

Então o que eu vim falar aqui nesse post? Vim dizer que, ironicamente, completando nove anos de blog me vejo no meio de um bloqueio criativo. De novo.

Logo que abri esse espacinho aqui, uns oito meses depois, escrevi um post falando desse bloqueio. E naquela época estava me sentindo estranha por ter o blog há tão pouco tempo e já ter um impasse desses. Contudo, chegamos anos depois e me deparo com esse mesmo problema. Pensando que isso não tem época para acontecer mesmo. Bloqueio criativo/de escrita vai acontecer quando menos se espera; não há muito o que se fazer. O negócio é relaxar; deixar o tempo passar, a mente fluir em pensamentos e ver o que acontece. Só que faz mais de mês que sinto não conseguir abrir o documento de texto e escrever. Qualquer coisa que fosse. Você pode estar pensando “espera aí, ela não tá escrevendo agora mesmo?”. Pois estou. Mas estou tirando leite de pedra. A situação é mais um “reclame aqui” do que realmente pensando em algo para escrever. E é possível que esse texto não vá sair nada como eu queria que ele realmente fosse concebido, entende? 

Entretanto eu queria muito voltar aqui e trazer posts. Não é como se eu não tivesse ideias. Tenho várias anotadas e sei o que fazer (tirar fotos, procurar figuras etc.), só não estou conseguindo escrever. Já estou desistindo de entender se é mesmo um bloqueio criativo — pode ser outra coisa? Pois como disse, as ideias estão ali, só que a porta está trancada.

Talvez seja cansaço? Talvez seja ansiedade. E muito provavelmente eu precisaria ir ao(s) médico(s) tratar da saúde (emocional principalmente). Só queria conseguir produzir, só isso.

Faz muito tempo que eu falo disso aqui. Chega a não ter nem mais conteúdo de tanto que já falei de escrita, bloqueios, vontades, ser pessoa que escreve etc. Toda vez que acontece algo assim meio que lido de um jeito: enjoei, mudo a aparência do blog pra ver se me incentivo a escrever. Normalmente dá certo, porque não é questão de bloqueio, é questão de desânimo. Agora pode ser que seja os dois misturados e estou me desesperando, porque não estou sabendo lidar. O ciclo é: não sai nada ➜ desanima ➜ quer escrever ➜ tenta, mas não consegue ➜ desanima ➜ não sai nada. Difícil.
Claro que não é o maior problema do mundo, já que tudo isso aqui é feito na base do “tenho um blog porque quero, sem objetivos mais complexos”. Ainda assim é chatíssimo lidar com várias questões — incluindo falta de auto estima para com meu trabalho — que me fazem até querer parar com tudo isso (calma que não vai acontecer. Pelo menos não agora).

Recentemente fiz texto falando de uma mudança de template — que adorei — porém deu pra perceber que não adiantou muito, né? Então me (es)forcei a escrever qualquer coisa, mas nada saiu como eu queria. Ainda assim postei, porque penso que “melhor feito do que perfeito”, e tenho andado assim, pois não se pode querer tudo nessa vida. 

A única coisa que eu quero é escrever. Me dá desespero não poder/conseguir escrever. Nem no meu journal eu toquei mais. Não é um super problema, mas para mim é, na verdade.

Como vou lidar com isso? Não sei. Quem sabe depois desse textão, eu magicamente consiga voltar a escrever como se nada tivesse acontecido, e isso vire apenas uma história engraçadinha que vou ficar relembrando, pois esse texto não vai me deixar esquecer. Risos.

J.

Comentários

  1. Nossa Julie, eu nunca me identifiquei TANTO com um texto como esse. Recentemente também escrevi sobre bloqueio criativo e foi difícil entender e passar por isso. Mas passou e tenho certeza que com você também vai passar. Esse ciclo que você contou era igualzinho por aqui, até que um dia eu abri o blog, olhei bem pra tela e senti vontade de escrever. Achei que não seria possível, mas foi natural. Uma hora também vai acontecer aí, fica tranquila!

    Ah! Comecei a te seguir no instagram também :)
    Obrigada por esse texto!

    Renata
    Rivière du Souvenir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Que ótimo que você se identificou, mas mais ainda que bom que você conseguiu superar o bloqueio e voltar a escrever ^^
      Espero que você esteja certa. Acho que logo volta o ânimo pra fazer meus textinhos aqui, sim.

      E obrigada por seguir! :D
      Beijooo!

      Excluir
  2. Oi Carol!
    Eu entendo como é complicado querer mudar, porque eu mudei o nome do meu blog duas vezes, mas nas duas os nomes vieram como inspirações certas. Não sei nem explicar haha
    Você vai achar um novo nome pro seu blog ;)

    E obrigada pelo incentivo! Que bom que está curtindo o meu bloguito ^^

    Beijooo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)