julie azevedo
Since 86. INFJ. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Este blog tem mais de década de história, mas por aqui as coisas acontecem um pouco devagar.

Eu ainda estou aqui

via Unsplash

Ando vendo muitas pessoas de blogs (e até as que não tem um) sentindo um pesar porque “os blogs estão acabando”. Eu vejo essa fatalidade nas palavras das pessoas, no desespero de que o mundo dos blogs vai ter um fim. E acho que é um exagero.

Ainda tem muitos blogs ativos. Ainda tem muita gente querendo escrever e mostrar suas coisinhas através dos blogs. Então chorar porque acha que tudo vai se acabar é uma atitude precipitada de algo que não vai acontecer. Porque enquanto existir pelo menos um blog, isso aqui ainda não acabou.

Eu adoro o meu e vou continuar com ele. Pelo menos hoje eu ainda estou aqui. Não sei por quanto tempo, mas ainda vou mantê-lo vivo. 

Eu entendo quando bate o desespero e seus blogs favoritos se vão, mas ainda há muitos blogs bons ativos por aí. Ainda há blogosfera. Por isso dizer que “os blogs estão acabando” e “logo não existirá mais a blogosfera” é um equívoco enorme. 

Tem muita gente que ama ter seu cantinho na internet e vai estar aqui. Bateu um desânimo geral? Bateu, mas não se pode generalizar que tudo vá acabar. Só procurar e ver que muita gente ainda possui seu bloguinho e que aparece de vez em quando.

Pelo menos eu ainda estou aqui.

J.

Comentários

  1. Que amor de post! Mesmo que aos trancos e barrancos, recheada de hiatus e tags, também acredito na sobrevida do mundo blogueiro. Estou sempre a procura de blogs ativos, de quem não debandou para os instas e newsletters da vida, para acompanhar <3
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kari!
      É isso, continuar por aqui nem que só de vez em quando já é um sinal de que se preza o mundo blogueiro ainda, hehe.

      Beijooo!

      Excluir
  2. No Twitter outro dia o papo era de "sinto que os blogs estão voltando" e aí a gente chove no molhado de novo, porque os blogs nunca acabaram!

    Se a pessoalidade de antes diminuiu é porque o hate anda muito alto e muitos migraram para as newsletters. Mas as coisas não acabam completamente. Na verdade foram as pessoas que pararam de ler e ter blogs e aí começaram a dizer que os blogs sumiram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!
      A gente que consegue ver porque ainda acompanha vários. Mas se algum blog que você gostava muito parou, tem tantos outros que estão por aí com os mais diversos assuntos. Não adianta reclamar que estão acabando se essas pessoas não procuram os outros blogs...

      Mas enfim, estamos aqui ainda.👍

      Excluir
  3. eu pensei muuuito isso
    eu parei um pouco de escrever no meu blog porque não estava muito animada, não conseguia responder os comentários sla porquê, não tinha assunto, achava todas minhas ideias chatissimas. agora estou animada pra voltar e todos os blogs que eu acompanhava antes foram deixados de lado. espero que eles voltem com o tempo assim como eu, e que eu encontre mais gente legal por ai, inclusive, que bom te ver o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gabi, às vezes dá uma desanimada. Digo por mim que foi mais um cansaço da internet do que eu não querer mais escrever aqui. Aí eu dou um tempo, não me cobro.
      Mas é isso. Espero que alguns blogs que acompanho também se animem de novo. Mas sempre tem gente nova com blogs legais e bonitos por aí ^^
      Inclusive, eu gosto muito do seu o/

      Beijooo!

      Excluir
  4. eu também estou! a blogosfera para mim ainda é o local mais seguro da internet.

    ResponderExcluir
  5. Olha, tenho que concordar em tudo contigo.
    A blogsfera não se foi, foram as pessoas que pararam de acompanhar os blogs. Eu mesma estou sobrevivendo como posso. Ás vezes eu sumo e fico um tempo sem escrever, mas isso é porque eu mesma desanimei. Venho acompanhando no twitter que uma galera está voltando a blogar e isso me anima muito. Continue firme! Irei acompanhar você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Sabrina!
      É isso mesmo. Mas não vejo problema ficar parada por um tempo, ou aparecer só uma vez por mês, por ex. O negócio é não abandonar o que a gente adora tanto fazer. ^^

      Obrigada :)

      Excluir
  6. Toca aqui!!
    Também estou por aqui, aos trancos e barrancos, sem ânimo às vezes, mas vez ou outra posto sobre minhas leitura lá no Blablabla Aleatório. Tô enjoada de ouvir comentários falando para eu tentar o youtube ou migrar para o instagram, mas não me vejo gravando vídeos, adoro o formato old school dos blogs que me permitem trabalhar melhor meus textos (ainda que de vez em quando me falte paciência para isso), e o instagram me passa uma sensação de consumo rápido que não gosto. Acho que mesmo que permaneçamos em pouco número, a blogosfera seguirá firme e ainda teremos alguns blogs para acompanhar por algum tempo. Espero que o meu (e o seu!) ainda tenham uma vida longa e próspera!
    Abraço ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas é normal a gente desanimar em algumas épocas. Isso vai e volta, porque a gente escreve muito com o coração, digamos assim. Eu falo por mim, mas eu sempre tenho vontade de escrever, e quando eu perco o interesse eu mudo o visual do blog, já me dá um gás. Mas tem época que é a internet que me deixa exausta, aí acabo não escrevendo tanto por aqui.
      E sim, continuemos nossa jornada pelo mundo blogueiro que é tão reconfortante em tempos mais sombrios né?
      Nossos blogs vão viver muito tempo ainda, pode acreditar ;)

      Beijooo!

      Excluir
  7. Oioi,

    Eu não sei há quanto tempo você bloga, mas acho que é natural pra quem tá nesse mundo há bastante tempo pensar que os blogs estão acabando quando grande parte dos blogs amigos vão saindo do ar e as pessoas não voltam mais a blogar... Ainda tem muitos blogs por aí, mas não são os mesmos que a gente amava. Claro, podemos encontrar muitos blogs tão bons quanto, mas não são os mesmos. Tudo bem ter saudade?

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary!

      Eu estou nesse mundo dos blogs há uns 12 anos. Mas eu entendi que as pessoas que tinham blogs sumiram e nunca mais voltaram. Tem muito blog que eu lia e hoje nem tem mais conta. Mas eu quero dizer que não é por causa disso que a blogosfera tá acabando. Eu acho que ela não vai acabar, só acho que está mudando, talvez diminuindo um pouco, mas não acabando. E claro que dá pra sentir saudade do que era antes, mas não dá pra encarar como uma tragédia, sendo que tem blogs ótimos (eu acho o meu ótimo) que ainda estão na ativa.
      É que muita gente se pega no passado, mas a gente tá em outra época, não tem mais como comparar os blogs de antes e os de agora. E o que vem surgindo é legal, só que a gente mesmo não tem dado o devido apoio porque acha que só porque os blogs mais antigos se acabaram tudo está sumindo, e não é verdade.

      Enfim, saudade todo mundo sente, só que parece que dá uma desvalorizada em quem tá chegando agora porque a gente queria ver sempre aqueles blogs de 10 anos atrás.
      Mas sim, eu sinto falta também. ;)

      Beijooo!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)