julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Tag dos 50%

fonte: Pinterest

(e aquele 1% de julho)

Vou citar o que disse lá em 2016, quando respondi essa tag aqui:
Estou há dias tentando escrever algo para o blog e parece que a disposição não deixa. Aí quando eu estou meio bloqueada nesse sentido penso que uma TAG sempre ajuda a motivar.

Ainda estou lutando para fazer o post das canetas e tal, então decidi responder essa tag, que faz muito tempo que não respondo, e aquela velha história: não quero abandonar o blog por meses a fio, então arranjo assunto pra fazer algum postzinho que seja, rs.

Estou bem contente que consigo responder essa tag, pois por alguns anos li tão pouco que pensava não fazer muito sentido responde-la. Pois então acho que dessa vez deu para variar nas respostas.


1. O melhor livro que você leu até agora, em 2023

Li vários livros ótimos, mas definitivamente A Casa no Mar Cerúleo foi o que mais me balançou e chorei de soluçar no final (de felicidade, que fique claro).

2. A melhor continuação que você leu até agora, em 2023

Não costumo ler séries de livros então respondo Death Note Black Edition vol. II. Quando terminar pretendo assistir ao anime — ou talvez eu veja antes mesmo.

3. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito

Como sempre a mesma resposta, não sou de acompanhar lançamentos — embora nos últimos dois anos tenho esperado algumas coisas — porém os Contos Completos da Virginia Woolf que foi relançado pela Editora 34 foi um que comprei em seguida que foi lançado, pois quero muito conhecer Virginia na ficção.
E isso não é bem uma desculpa visto que eu já tenho livros de ficção dela por aqui, mas um a mais não faz mal rs.

4. O livro mais aguardado do segundo semestre

Alá, disse que não era muito ligada em lançamento, mas Alice Oseman me fez uma fã obcecada por suas obras. Heartstopper vol. 5 será lançado praticamente simultaneamente aqui e nos EUA, dia 12 de dezembro. Não vou adquirir em pré-venda dessa vez, mas no que lançar já vou adquirir.

5. O livro que mais te decepcionou este ano

Não é que foi uma graaaande decepção, mas Sono do Murakami foi um livro em que estava gostando e o final me deixou meio sem saber o que pensar. Acho que faltou uma frase para ficar um pouco mais aceitável, na minha opinião.

6. O livro que mais te surpreendeu este ano

Comprei Pequena coreografia do adeus sem esperar nada. Na verdade até achava que não ia curtir muito a forma de Aline Bei escrever, só que eu fui positivamente surpreendida e acabei adorando o livro. 

7. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro neste semestre ou que você conheceu recentemente)

Minhas respostas são meio obvias: TJ Klune e/ou Virginia Woolf, pois A Casa do Mar Cerúleo foi meu favorito e estou fascinada por Virginia Woolf esses tempos.

8. A sua quedinha por personagem fictício mais recente

 Amo demais o casal Nick & Charlie

9. Seu personagem favorito mais recente

Para não repetir demais as respostas (até porque tem umas que vou acabar fazendo isso...) escolhi Piranesi, pois o personagem é intrigante e adorável, difícil não se encantar com ele.

10. Um livro que te fez chorar neste primeiro semestre

A Casa no Mar Cerúleo é a resposta mais certeira, pois como mencionei, chorei de soluçar, rs.

11. Um livro que te deixou feliz neste primeiro semestre

Dei muita risada com Auto da Compadecida, mesmo o livro tendo parte relativamente mais dramática mais para frente na história. É um livro gostoso e divertido.

12. Melhor adaptação cinematográfica que você assistiu até agora, em 2023

Bom, vou ter que me repetir e dizer a minissérie do Auto da Compadecida. O filme já havia visto e do que me lembro a minissérie não consegui ver inteira, então agora o fiz, e adorei demais.

13. Sua resenha favorita deste primeiro semestre (escrita ou em vídeo)

Nunca sei se é para citar resenha própria ou de outra pessoa. Contudo só fiz duas "resenhas" aqui, foram para Pequena Coreografia do adeus e A Casa no Mar Cerúleo.

14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou este ano

Perto do Coração Selvagem edição especial. Essa edição assim como as outras duas da Clarice Lispector, Água Viva e A Hora da Estrela, é toda trabalhada e cheia de textos especiais; fora os manuscritos que há por todo o livro e capa com um material de alto nível.
É simplesmente uma edição primorosa e que vale a pena ser adquirida para quem é louca(o) pela Clarice.

15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?

Vish... Essa é difícil responder pois tenho muita, MUITA coisa para ler aqui em casa hahaha.
Mas talvez consiga fazer uma listinha de alguns que quero muito conseguir ler ainda esse ano.

Terminar minha releitura de O Morro dos Ventos Uivantes, aí reler Jane Eyre e então ir para A Inquilina de Wildfell Hall, das irmãs Brontë.
Quero muito dar segunda chance a Admirável Mundo Novo e em seguida pegar o Retorno ao Admirável Mundo Novo.
Começar meus estudos em teoria literária com Notas de Teoria Literária do Afrânio Coutinho.

Por hora são esses. Tem muitos outros que tenho muita vontade de ler e reler, só que fico muito na dúvida do que irei conseguir pegar ainda esse ano, por isso nem vou mencionar mais um monte das listinhas mentais que faço, rs.

obs: comprando pelos links disponíveis você ajuda o blog e não paga nada mais por isso ;)

J.

Comentários

  1. Amei a TAG mas amei mais ainda o link nos stories fica bem mais fácil de acessar o blog 😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)