julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

40 livros antes dos 40

Comecei essa lista em meados de 2019, mas ela só tomou forma em 2021 e acho que só concluí para o que ela é hoje no final do ano passado (ou início desse ano, não me lembro bem). Autoexplicativa, muitas pessoas andam fazendo esse tipo de lista de 30 livros antes dos 30, tem os de 35 e até as de 25. Seria mais fácil se eu fosse mais nova, mas o tempo já passou, rs.
Pela curiosidade: faltam pouco mais de 3 anos para finalizar essas leituras. Conseguirei? Não sei, mas é essa a brincadeira, não é? haha

Minha ideia para o post é só mostrar os livros mesmo, sem dar explicações, pois afinal são QUARENTA livros! É coisa pra caramba e não dá pra falar de todos, senão ficaríamos aqui até ano que vem. O que posso dizer é que as escolhas se baseiam em livros e autores que quero muito ler há tempos, que acho que preciso dar essa chance a eles. Como dívidas literárias, livros importantes para minha formação como leitora, e continuar lendo alguns autores que só li um ou dois livros. 

É obviamente uma lista pessoal, que só diz respeito ao que acho que EU deva ler, não os outros. Cada um lê o que bem entende. Também não é aquela lista que “faltou” tal livro, já que a lista é minha, para mim – depois de pensar muito e mudar várias vezes os livros – está ideal assim.

Os livros riscados são os que já li. Por enquanto foram só 7, rs.

A última coisa a dizer é que três livros ainda não tenho, preciso adquiri-los, isso será feito em breve. Então eles não estão nas fotos. Talvez eu edite e ponha a capinha para ilustrar, rs.

1 ao 10

11 a 20

21 a 30

31 a 40

  1. A Sangue Frio (Truman Capote)
  2. Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
  3. O Amor nos Tempos do Cólera (Gabriel García Márquez)
  4. Anna Kariênina (Lev Tolstói)
  5. Antes do Baile Verde (Lygia F. Telles)
  6. Auto da Compadecida (Ariano Suassuna)
  7. Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez) 
  8. O Cemitério (Stephen King)
  9. O Conto da Aia (Margaret Atwood)
  10. A Cor Púrpura (Alice Walker)
  11. Coração das Trevas (Joseph Conrad)
  12. O Corcunda de Notre Dame (Victor Hugo)
  13. David Copperfield (Charles Dickens)
  14. Dom Casmurro (Machado de Assis)
  15. Drácula (Bran Stoker)
  16. Emma (Jane Austen)
  17. Ensaio sobre a cegueira (José Saramago)
  18. Frankenstein (Mary Shalley)
  19. Hamlet (William Shakespeare)
  20. As Horas Nuas (Lygia F. Telles)
  21. Ilíada & Odisseia (Homero)
  22. Incidente em Antares (Erico Verissimo)
  23. A Inquilina de Wildfell Hall (Anne Brontë)
  24. Jane Eyre (Charlotte Brontë)
  25. O Lobo do Mar (Jack London)
  26. Memórias do Subsolo (Fiódor Dostoiévski)
  27. Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
  28. O Mestre e Margarida (Mikhail Bulgakov)
  29. Middlesex (Jeffrey Eugenides)
  30. Minha Querida Sputnik (Haruki Murakami)
  31. O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë)
  32. Mrs. Dalloway (Virginia Woolf)
  33. Nós (Zamiátin)
  34. Perto do Coração Selvagem (Clarice Lispector)
  35. Piranesi (Susanna Clarke)
  36. Quarto de Despejo (Maria Carolina de Jesus)
  37. O Quarto de Giovanni (James Baldwin)
  38. O Tempo e o Vento: O Continente (Erico Verissimo)
  39. Os Três Mosqueteiros (Alexandre Dumas)
  40. As Vinhas da Ira (John Steinbeck)

J.

Comentários

  1. Fiquei com vontade de fazer uma lista dessas, só pra ter mesmo. Não que eu vá seguir. Eu já tenho uma lista de leitura, que não tem data. É só pra eu ter uma lista e saber o que escolher ler quando der vontade. Gostei da sua lista, tem muitos títulos que eu pretendo ler um dia na vida também. Por isso fiquei tentada a fazer uma também, com data de validade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é que tenho várias listas sem tempo, mas essa eu queria fazer pq tem alguns títulos que acho importantes eu ler, e queria fazer isso até os 40, já que é a idade "arredondada", mas enfim hehe

      Excluir
  2. Já salvei várias ideias de títulos na minha listinha da Amazon! E adorei a ideia dos 40 livros antes dos 40!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única coisa é que eu deveria ter feito essa lista antes pra ter mais tempo rsrs
      Mas vamos tentar ;)

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)