julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

TAG dos 50%

Estou há dias tentando escrever algo para o blog e parece que a disposição não deixa. Aí quando eu estou meio ~bloqueada~ nesse sentido penso que uma TAG sempre ajuda a motivar. 
Quanto ao canal, logo vocês verão minha carinha na tela de novo, podem aguardar. ;)
Mas enquanto isso não acontece, decidi que responderia a TAG dos 50% no blog mesmo. Assim eu falo um pouco mais de livros e, como disse, quem sabe me desbloqueie para fazer mais posts, incluindo sobre livros, por aqui.
Ah, a TAG foi criada pelo canal Geek Freak.

Err..., eu li apenas quatro livros esse ano. É eu sei, tá difícil o negócio, mas espero voltar a ler mais agora no segundo semestre. Embora eu tenha lido quase nada, acho que consigo responder as perguntas da TAG se eu puxar os quadrinhos juntos. Pode, né? Pode, pois quadrinho é leitura também, oras! 
Vamos lá, então.

1. O melhor livro que você leu até agora, em 2016
Curiosamente, mesmo tendo lido pouco é difícil escolher apenas um livro, porque eu gostei muito do que li até agora. Mas minhas resposta vai ter que ser Ao Mesmo Tempo, da Susan Sontag
Achei essa autora tão genial em suas palavras e ideias, então foi um livro muito bem aproveitado.

2. A melhor continuação que você leu até agora, em 2016
Indo para o lado dos quadrinhos, li O Outro Cão que Guarda as Estrelas, que é uma continuação do primeiro, de quase mesmo título. Esse segundo volume conta a história do outro cachorrinho, e mostra uma perspectiva diferente de outros personagens que tinham aparecido no primeiro. Acho que gostei mais desse do que do primeiro, num sei. Me emocionei mais.

3. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito
Estou totalmente por fora de lançamentos do primeiro semestre. Até a presente data não tenho essa resposta.

4. O livro mais aguardado do segundo semestre
Em compensação, aguardo ansiosamente pela reedição de A Montanha Mágica, de Thomas Mann pela Companhia das Letras. Disseram que será lançada em novembro. Espero poder comprar e o mais rápido possível trazer para cá (explicando: eu compro na Amazon BR e mando entregar no Brasil, quando alguém vier para o Chile, ou formos para lá, trazem/trago o livro para mim). 

5. O livro que mais te decepcionou este ano
Não me decepcionei com nenhum livro nem quadrinho que li por enquanto. Considero isso um ótimo sinal, hehe.

6. O livro que mais te surpreendeu este ano
Quando comecei a ler Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust, não pensava que fosse me envolver tanto na leitura como aconteceu. Então me surpreendeu pelo envolvimento que a história e os personagens me causaram.

7. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro neste semestre ou que você conheceu recentemente)
Não há outra resposta que não seja Susan Sontag. E nem tem muito o que explicar também, mas por esse texto dá para ter uma ideia. ;)

8. A sua quedinha por personagem fictício mais recente
O tipo de ~quedinha~ que tenho pelas personagens de livros é diferente do que a maioria tem, acho eu. Não é tipo "crush literário", sabem? É mais uma identificação ou admiração por elas. Então acho que a Kambili de Hibisco Roxo foi uma personagem especial que conheci esse ano.

9. Seu personagem favorito mais recente
Eu gostei muito da Elinor de Coração de Tinta. Quando eu ficar mais velhinha provavelmente serei como ela, com sua boca suja e suas enormes estantes com milhões de livros, haha.

10. Um livro que te fez chorar neste primeiro semestre
O mangá Orange me fez derramar lagriminhas ao longo de seus cinco volumes, pois não tem como não se emocionar com essa história, gente!

11. Um livro que te deixou feliz neste primeiro semestre
Vou meio que repetir resposta, mas Coração de Tinta foi um livro gostoso de ser lido. Fazia um pouquinho de tempo que não lia uma fantasia assim levinha e com aventura (like As Crônicas de Nárnia).

12. Melhor adaptação cinematográfica que você assistiu até agora, em 2016
Assisti alguns filmes que são adaptações de livros como Para Sempre Alice, Foi Apenas um Sonho, Trainspottig, mas não li nenhum desses, então não sei como opinar se a adaptação está boa ou não.

13. Sua resenha favorita deste primeiro semestre (escrita ou em vídeo)
Ahn, então... só fiz um vídeo de resenha esse semestre, que foi dupla, dos livros Clube da Luta e Um Certo Henrique Bertaso, então é a que vou citar, hehe. 

14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou este ano
Ainda não estou com o livro, pois está lááá no Brasil, mas comprei o Pais e Filhos, de Ivan Turguêniev, pela Cosac Naify. Eu sei que ele é lindo porque já tinha visto ao vivo em livraria (e porque é da Cosac, né). x)

15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?
Precisaaaar precisar, não preciso, se eu não quiser - tá, estou sendo chata, eu sei.
Eu tenho aquela lista de 11 livros para 2016 (sim, mudei, logo explicarei) que foi o que eu trouxe para o Chile, e mais alguns outros, então o que precisava mesmo ler são os dessa lista, justamente porque fiz o tal ~desafio~, mas já não sei se vou conseguir ler todos... E isso é um assunto que explicarei em um vídeo futuro.


So this is it! Nada muito espetacular, mas para o pouco que li, deu pra responder satisfatoriamente, certo?

Comentários

  1. Eu amo essa tag!
    E eu tb tô muito, muito ansiosa pelo lançamento de A montanha mágica. [E um desses livros que nunca li, mas já gosto mto hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Na! Falam tão bem desse livro e o Thomas Mann já é daqueles autores que quero descobrir o mistério por trás, haha.

      Beijins!

      Excluir
  2. Juli :)

    Ah, que legal poder ler as suas respostas! Ultimamente, ando preferindo acompanhar blogs/newsletters do que canais. Acho essa tag bem legal porque ela meio que faz a gente analisar o que leu até o momento e ajuda a escolher as ~prioridades~ do resto do ano, haha. Eu não estava pensando em fazer, porque também não tenho lido muito, mas, acho que farei um post também \o/

    Sobre as suas respostas, achei bem legal o que você disse sobre ter gostado de tudo o que leu até agora. É melhor isso do que ler vários livros e gostar de só alguns, né? Mostra que você está escolhendo bem suas leituras e aproveitando o seu tempo com coisas que você gosta e que te interessam.

    Já te disse isso algumas vezes, mas vou repetir: preciso ler Hibisco Roxo, hahaha. Acho que vou gostar bastante! Não sou de ter crushes literários (até rola com filmes e séries de TV), então, sei lá quem eu responderia :O

    Coração de Tinta parece ser o tipo de livro delicinha de ler em um dia chuvoso e preguiçoso, daqueles que a gente não sai de debaixo das cobertas. No momento, não ando muito no clima de infantojuvenil (?, mas faz uns anos que essa trilogia está na minha lista. Um dia eu leio! Aliás, preciso terminar Nárnia!

    Não sabia que a Companhia das Letras vai lançar uma nova edição de A Montanha Mágica! Bom saber, não tenho muito interesse em ler no momento, mas parece ser o tipo de livro que precisamos ler antes de morrer, sabe?

    Enfim, vou ficando por aqui porque acho que o comentário já está enorme!

    Beijos <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)