julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com o que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Depois daqueles dias


Escrevi e reescrevi esse post umas duzentas vezes antes de me decidir sobre o que escrever realmente – e no fim é que não existe um tema para esse post em si. 
E a beleza de ter esse blog há quase 15 anos é que eu posso falar sobre qualquer bobajada que eu quiser e ainda assim vou estar feliz por saber que eu tenho esse meu lugarzinho na internet tão seguro e bonito para me aconchegar quando não estiver com vontade de escrever "assuntos mais sérios".

Não que eu escreva muitos assuntos seríssimos por aqui (nem na newsletter), mas às vezes me dedico mais a um certo tipo de texto, então chamo esses de "sérios", só que na verdade não passam de textos só mais bem elaborados do que os que simplesmente tiro da cabeça na hora e despejo aqui. Enfim.

Sinceramente não tenho conseguido pensar muito para escrever qualquer coisa. Na verdade eu ando escrevendo bastante no meu journal. O caderno que estou usando vai acabar antes do fim do ano, o que me surpreende pois um caderno durava pelo menos uns dois anos comigo. O journal nº 3 durou um ano exato, 2023. O de agora vai acabar em julho, creio eu, e já começarei outro. Então posso dizer que virei uma escritora de journals/diários bem assídua.

Aliás, aquele tanto de caderno que usava deu uma boa diminuída, penso que talvez valha a pena fazer um post novo mostrando os atuais, os journals usados e as canetas que uso (tudo junto mesmo), pois estou devendo há anos algo mais completo, né?

Falando em canetas, acabei de ganhar minha primeira caneta tinteiro, então um dos motivos de estar escrevendo mais nos meus cadernos deve ser por conta da novidade. A gente quer ficar testando e experimentando como escrever mais bonito, tentando mudar a letra, essas coisas. Claro que agora, infelizmente, fiquei praticamente viciada na maciez e fluidez que é escrever com uma tinteiro. Digo infelizmente porque não são canetas baratas nem as tintas, cada uma mais linda e deslumbrante que a outra. Minha amiga Mari que tem uma coleção gigante e eu só fico admirando tudo aquilo. Quem sabe um dia eu consiga comprar mais alguma ou outra para poder ter umas corzinhas de tintas a mais – amei as que tem uns brilhos e cintilâncias diferentes.

*
Sobre as leituras, está tudo meio empacado, o bom é que dá para dizer que já li mais do que o ano passado inteiro, risos, isso me deixa mais contente. Embora eu não tenha feito nenhuma meta em números, gostaria de poder ler o máximo que conseguir, pois a lista é gigante e como consumista exagerada que sou, não fico muito tempo sem comprar um livrinho por mês.

Porém queria pegar algum livro para terminar logo; um que me arrebatasse de uma vez, que eu não ficasse enrolando para ler como estou fazendo com os outros dois. Um é a releitura de Jane Eyre; o outro é o livro de contos Antes do Baile Verde da Lygia F. Telles. Estou me permitindo demorar mais nesses dois, mas como disse, gostaria de ler algo que eu devore mais rápido, fora os mangás que tenho aproveitado esse ano. 

Os desafios de leitura acabo que nem lembro mais de ficar atualizando. Tenho apenas três que considero os que levo/levava a sério, entretanto já estou meio que largando de todos. Desafio da BBC; Rory Gilmore Reading Challenge e o meu 40 livros antes dos 40 – que já vou revelando aqui que é bem possível que eu não termine no tempo estipulado, até 2026; e que eu mudei alguns dos livros, mesmo dizendo que a lista estava boa do jeito que tava. Só que "minha lista, minhas regras", né?. Mas assim, não estou deixando de dormir por isso, porque é só uma brincadeira e costumo enjoar dessas coisas depois de um tempo. Vida que segue.

Até pensei em voltar a fazer um The Book Jar, mas agora tenho tanto livro acumulado, então acho que ficaria inviável colocar que fosse metade dos nomes dos livros em um potinho para sortear. Acho que prefiro até fazer enquetes no Instagram para me ajudar a decidir alguma leitura, embora não seja muita ativa por lá.

É que estou querendo ficar longe das redes sociais ultimamente. Meus desaparecimentos e aparecimentos vêm e voltam. Consigo ficar uns 5 dias sem nem entrar no Twitter. No Instagram tenho mais dificuldade, final de semana consigo deixar mais de lado até, só que eu queria não ficar rolando timeline nenhuma e não perder tempo com os stories alheios. 

O negócio é que estou bem exausta de tudo. Essas duas últimas semanas sinto oscilar entre ansiedade e depressão. Agora estou mais na fase depressiva, me sentindo sem ânimo, com vontade de só ficar dormindo e não ter que pensar em nada de nada.

Nem os posts de música consegui fazer mais, para minha própria surpresa. Então, é, tenho me sentido sem propósito e sem direção.

Acho que chegou em uma fase da vida que não tem escapatória: ou eu revejo meus maus hábitos e mudo para ter uma saúde física e mental melhor, ou vou ficar nesse círculo vicioso desses péssimos hábitos sem conseguir por um fim neles.

Enfim, só queria deixar registrado como tem sido do lado de cá, já que deixei o blog sem atualizações por pouco mais de dois meses. Quis contar algumas coisas que tem sido, mas só consigo terminar alguns posts com um tom meio pra baixo, apesar de não gostar disso...

*
Quero ver se consigo trazer uma atualização dos cadernos e canetas, algum post de música e mais sobre livros e leituras.

Se eu rascunhar alguma coisa deve sair algo que preste minimamente. Pelo menos, como comentei, esse lugar me acolhe tão bem que não sinto pesar em desabafar sobre todas essas coisas que me afligem ou que me contentam. O bom é isso.

J.

Comentários

  1. Meu sonho escrever com caneta tinteiro. Deve incitar da época da História e deve ser uma sensação muito boa.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrever com caneta tinteiro é um caminho sem volta, rs. Depois que se começa, não tem jeito, você vai querer comprar mais algumas e separar uma pra cada ocasião hehe

      Excluir
  2. Precisa dormir e fazer exercício. Cuide da saúde, que todo o resto se ajeita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)