julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Meus cadernos atuais

Passei por uma fase estranha sobre minha criatividade e escrita nos últimos tempos. Apesar de ter lido alguns livros incentivadores nesse quesito, ainda processo tudo e tento me entender no âmbito da escrita criativa, até porque quero poder um dia me dizer escritora sem aquele receio de estar sendo prepotente demais em me nomear dessa maneira, então o aprendizado precisa ser mais profundo. Por isso as coisas acabam não sendo para já, sempre tenho que pensar muito sobre as mudanças e acontecimentos que mudam minhas percepções.

Por enquanto vou indo, andando conforme a música toca, respeitando sempre meu próprio ritmo. Estou melhorando em relação à minha própria visão sobre mim mesma como escritora, o ânimo tem voltado a aparecer, apesar de dúvidas que ainda me assolam em relação a escrever e publicar, ou só por escrever mesmo.

Por tudo isso demorei um pouco a trazer esse texto que havia prometido há algum tempo, contudo finalmente ele está entre nós, rs. 

Em 2019 depois em 2021, escrevi dois posts que falavam sobre journaling e registrar no papel, respectivamente. Desde de lá disse que ia mostrar os cadernos e canetas que uso, então vou começar com o de cadernos, que curiosamente já mudaram um pouco. Entretanto vou mostrar todos — mesmo os não usados — dizendo para que servem cada um.

acervo pessoal

Adquiri vários tipos de cadernos pois queria separar cada um para cada especificidade. Pode parecer uma loucura ter um caderno/caderneta para cada coisa, mas para mim funciona melhor se for separado, senão começo a me confundir no que quero fazer. Por isso tenho vários e não se surpreenda se disser que posso vir a adquirir mais, rs.

cadernos de anotações aleatórias


Uso esses dois caderninhos menores para fazer listas de tudo e anotar pensamentos que podem escapar do nada, então deixo a mão para que numa ideia repentina eu possa sacar a caneta e já anotar.
O de estilo moleskine veio em kit de trabalho, ele é pautado. O grampeado comprei de uma moça que estava vendendo de porta em porta, ele não tem pauta.

caderno da bagunça


Esse é um caderno antigo que achei na Kalunga — eles nem vendem mais desse modelo, inclusive — para organizar os outros cadernos. Anoto o que for, com caneta ou lápis (lapiseira na verdade, não curto lápis), de qualquer jeito, só para reunir o que quero fazer e depois passo a limpo em outro caderno, se for o caso. Versão sem pauta. 

caderno de listas


Tenho feito mais listas de livros, mas estou pretendendo estender para outros tipos de listas também. Neste aqui escrevo o que li e o que comprei, por exemplo. Além de listas de livros aleatórias e algumas outras, pois sou doida por listas e faço muitas. Da marca Cícero sem pauta, mas uso uma folha que vem junto, de um lado pautada e do outro quadriculada, para me guiar e não ficar tudo torto.

reading journal


Tenho escrito sobre os livros que leio que me marcam muito. Justamente não é sobre todos os livros que li nos últimos tempos. Também são impressões bem íntimas, beirando à escrita de diário mesmo, sentimentos e tal. Uso alguns textos para fazer resenhas no blog. Esse caderno é da Cícero e é pautado.

caderno de fragmentos


Para anotar algumas coisas que quero guardar. Escritos, rascunhos de cartas, algumas atividades/exercícios e mais algumas outras anotações de aprendizado. Acho que chamam de commonplace book (?), mas imagino que o objetivo deste seja mais referências e aprendizado, no caso o meu tem algumas outras misturas, hehe. Modelo da Tilibra de uma matéria.

caderno para planos de escrita


Esse é o mais recente e ainda não comecei. É basicamente para anotar e esquematizar minhas ideias sobre os livros que quero escrever. Comprei na Daiso por apenas R$ 9,99, risos. Ah, ele é quadriculado.

caderno de estudos


Também é recente, separei um da Tilibra de 10 matérias para voltar a estudar: português/gramática; teoria literária; estudo de livros — que seria passar a limpo as coisas que anotei no próprio livro, junto com pensamentos que formei por ter lido/assistido artigos e ensaios sobre esses livros. Isso quando quero me aprofundar em um livro que tenho mais interesse em seu estudo.
Acabou que ficou 4 matérias e uma ainda não sei o que vai ser, mas logo arranjo um assunto, rs.

bullet journal


O famoso BUJO. Bom, uso para organizar minha semana de tarefas e eventos. Monto um layout simples que é só para organizar coisas do dia a dia. Há pouco tempo acrescentei os livros que estou lendo, mas é só pra um monitoração sem obrigações. E tem um espaço para notas, que são observações dos dias, nada de mais. Também da Cícero, pontilhado.

journal/diário


E, finalmente, o journal que tem me acompanhado por esse ano. Por enquanto só terminei 2 cadernos para journal/diário, este é o terceiro. Às vezes escrevo pouco e eles duram mais, tem hora que faço intensivos de escrita e aí escrevo bastante. Num geral eles duram pouco mais de um ano. Este aqui estou pretendendo terminar em 2023 mesmo, veremos. Esse é oficial da Tolkien Estate pela Bodleian Library (ganhei de um amigo de aniversário) e é pautado.


Esses são os cadernos que ando usando, se aparecer mais algum na minha coleção dou uma atualizada depois. O próximo post desse tipo pode ser que seja o das canetas/marca textos que uso nos cadernos e livros ;)

J.

Comentários

  1. Adorei seus cadernos, também estou pegando o hábito de separar um pra cada coisa.
    Quero muito ver o post das canetas e marca textos que você usa.
    Beijos,
    www.sabrinasantosp.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina
      Logo logo esse post sai, hehe. Que bom que gostou dos cadernos, eu tento dar utilidade pra todos, mas tenho comprado com mais consciência agora; só adquiro um novo quando tenho propósito pra ele.
      Obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  2. Amiga, que sonho usar tantos cadernos! Eu sou louca por papelaria, o que consequentemente me faz também comprar diversos cadernos, mas a maioria fica encostada e os que coloco pra uso, acabo abandonando. Seu post me serviu de inspiração pra começar a fazer uso, ao menos de um ou dois. Outro dia, antes de dormir, tive uma ideia pra um post no blog mas pensei que quando acordasse ia lembrar e óbvio que esqueci completamente e o pensamento se foi, e fiquei triste. Enfim, quem sabe isso não me anima a deixar um na minha mesinha de cabeceira e eu não perca mais nenhuma ideia boa, hein? Tomara! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, amiga, que bom que você se inspirou com o post ♡
      Faz isso, porque ajuda muito na hora que as ideias surgem DO NADA ter o caderno pra anotar as coisas. Às vezes saem coisas lindas das anotações, vai por mim ^^
      Beijo ;)

      Excluir
  3. Quantos cadernos :O LINDOOS! Amo papelaria e também gosto muito de ter vários cadernos, mas eu não sou tão organizada para ter um para cada objetivo, me perco demais. No momento tenho 3 usando ao mesmo tempo: o bujo, o de desenho para os meus projetos e o da faculdade. Os cadernos da Cícero são lindas as capas, sempre sou apaixonada.
    Tô ansiosa para o posts das canetas! Você anota nos livros? com canetas e marca textos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Emi ♡
      É bom separar assim né? Acho que a gente consegue se achar melhor.
      Então, eu uso marca texto nos livros sim, não em todos, mas uso rsrs. Sei que pra muitos é um terror, mas eu gosto. Caneta só se for anotar em algum post-it, no livro mesmo eu anoto com lapiseira, se eu quiser apagar. Enfim, vou explicar isso no outro post ;)
      Beijo!

      Excluir
  4. Você é das minhas haha Adorei todos os teus cadernos e o uso de cada um deles <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, pois é né? As loucas da papelaria xD
      Que bom que gostou, Vanessa ;)
      Beijo!

      Excluir
  5. Cheguei aqui por acaso e já me apaixonei. Adorei os cadernos. Tenho muitos também. Mas o caos tem reinado por aqui e nem eles eu consigo usar com alguma organização. Teu post me inspirou e vou tentar melhorar minha relação com a forma como eu uso meus caderninhos. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela!
      Entrei no seu blog pra te conhecer e acho que já te vi por internet afora? É porque esse mundo de escrita às vezes tem uns grupos que sem conhecem e vão se ligando né? haha
      Mas que legal que você gostou do post e que ele te inspirou ♡ Espero que volte aqui mais vezes. ;)
      Beijo!

      Excluir
  6. Eu amei todos, mas o do senhor dos aneis me pegou, bateu fundo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é d'O Hobbit, mas sim, esse caderno é maravilhoso de lindo ♡ hehe

      Excluir
  7. Oi Julie! Olha, estava até comentando, que com o tanto de "facilidade" da tecnologia a gente deixa tanta coisa legal pra trás né? Ter cadernos pra anotar/desenhar/rabiscar/planejar é tão legal e tão terapêutico. Estou tentando voltar aos poucos aos habitos de escrever e desenhar a mão no papel, por enquanto só com um sketchbook, mas pretendo expandir um pouquinho, e seu post me motivou!

    Até mais!
    escrito no ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diogo!
      É verdade, a gente se apega muito nas tecnologias e esquece do analógico (que até prefiro na maioria das vezes). Tão bom fazer as coisas com calma e ver nascer as letrinhas nas páginas.
      Que lindo saber que se inspirou no meu post <3 Muito obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  8. Que tanto de cadernos! Tem que ser organizada pra manter todos viu... Os seus são muito lindos
    Eu tenho só planner e um caderninho pra anotações aleatórias.
    Eu tinha um diário em que colava fotos e escrevia alguns eventos importantes, mas está esquecido em alguma gaveta desde o final do ano passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline. Ah, acho que tem que ter um pouco de atenção, sim, pra usar tudo sem deixar de lado, mas como são todos praticamente bem definidos eu uso todos direitinho conforme suas funções.
      Pois reviva seu caderno que vai valer a pena!
      ;)

      Excluir
  9. Não tenho tantos cadernos assim, mas tenho três. Um pra anotar minhas citações favoritas. Um segundo para anotar minhas leituras e um terceiro que é um BuJo bem simplificado, só pra me ajudar no dia a dia.

    Nunca abandonei os cadernos, não importa quantos apps pra facilitar nosso dia a dia existam no celular. Nada consegue superar a versatilidade do papel e da caneta. 💗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu sou meio exagerada, capitã. Até tava pensando em dispensar alguns deles e ficar só com os que eu uso mais. Condensar algumas coisas em apenas um caderno só... Vamos ver rsrs
      Não consigo ser tão digital,, gosto dos cadernos e de escrever a mão <3

      Excluir
  10. Amei conhecer sua coleção de cadernos. Eu também amo escrever, mas so pra desabafar mesmo kkkk tenho vários cadernos e eu sempre to querendo comprar mais um. Acabei de criar um blog pra compartilhar minhas paixões. E ai procurando blogs pra acompanhar, achei o seu e eu amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Ah, cê sabe que dei uma diminuída nos cadernos daí, rs. Mas continuo com vários ainda, hehe.
      Obrigada, fico contente que tenha gostado do blog :)

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)