julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Journaling

acervo pessoal

Já falei aqui tantas vezes em como escrever faz parte da minha vida tanto quanto a leitura, desde criança. Entretanto ainda não falei sobre escrever para mim mesma. Nesse ato íntimo de contar coisas que não saem da cabeça para ir aos lábios sendo proferida em palavras verbais. Elas ficam ali todas encurraladas em uma caixinha, a não ser que eu as escreva em um diário.

Nos dias de hoje diário é mais conhecido como journal. Não que o sentido mude muito, porém parece-me que journal é algo mais relacionado aos sentimentos e sensações que está se sentindo e são postos no papel, do que apenas contar como foi seu dia. Para mim a ideia de journal é mais antiga, só que não tinha conhecimento da palavra em inglês. Para mim diário era onde eu escrevia as coisas secretas que ninguém podia ler, e ainda permaneço com esse pensamento, o pratico assim.

Depois de anos sem usar um caderno com a finalidade de registrar meus pensamentos, foi ano passado que acabei voltando com essa prática e já adiantando muitas linhas: tem me feito muito bem.
Não chego a escrever todo dia, mas tento tirar da cabeça esse monte de emaranhado que são meus pensamentos e coloco sem muito critério nas páginas em branco de um caderno bonito.

Pois então que com isso veio também a vontade de mudar mais alguns hábitos que eu resolvi também ter um bullet journal.

Ano passado eu comprei um planner, que lembra uma agenda, porém com um pouco mais de liberdade, se assim posso dizer. Funcionou por um mês, não tão bem que acabou não durando mais e percebi que coisas prontas não funcionam comigo pois preciso que minha organização seja do jeito exato que eu imagino. Que jeito melhor de fazer isso que o bullet journal? Onde o conceito é você montar meio que uma agenda/planner que possua os elementos que você precisa para ser prática, ou inspirada, ou os dois juntos. Então monto exatamente com os spreads que preciso e nada mais, além de poder experimentar coisas diferentes todo mês. Tem funcionado como uma luva e ando muito contente com isso.

O journal é mais livre. Não sou tão simplista com ele como no bujo, ainda que tenha dias que não quero pensar em ficar colando e decorando as páginas, só preciso ir lá e colocar tudo o que está me consumindo no papel. Para o bujo eu tento focar nas atividades/coisas que tenho que fazer do que no visual em si, por isso ele é mais minimalista.

Journaling é o ato de manter journals/bullet journals. Ainda não tenho uma coleção de cadernos para esse fim, mas um dia pode ser que eu volte aqui e mostre como isso tem feito parte da minha vida por anos. Espero muito, rs.

Quero mostrar fisicamente meus journals, então farei um post separado falando mais do objeto em si e mostrando mais alguns materiais que uso nos dois cadernos, com bônus para um caderno extra que tem outra finalidade e tal.
Em breve :)

J.

Comentários

  1. Neste ano tenho mantido um journal e tenho gostado bastante... Sempre bom registrar, né?

    Curiosa para ver os seus cadernos!

    Abraços e um bom domingo pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem sido bem gostoso registrar os pensamentos :)

      Obrigada, Lari, pra você também ♡

      Excluir
  2. Ahhhhh amei esse seu post <3 pra ano que vem eu vou voltar com o Bujo e talvez volte com essa ideia de "diário" tb, pq é muito gostosinha mesmo, às vezes eu pego meus diários antigos e leio e vejo o como eu era ingênua, mas é uma sensação muito boa ter os sentimentos escritos

    Carol Justo | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado, Carol ♡

      Tem coisas que é bom reler né? hihihi

      Beijooo!

      Excluir
  3. Eu escrevo em diários desde os 6 anos, tem sido um bom hábito pra mim, converso comigo mesma, descarrego sentimentos, emoções, pensamentos e opiniões, além de ser um bom registro da minha vida. São muitas as vezes em que esses escritos vão parar no blog, por isso eu gosto de chamar meu blog de um "diário virtual".

    Quando a ideia do bujo se tornou mais popular eu aderi a ela à minha maneira, no mesmo caderno em que escrevo "diariamente" eu faço os planejamentos anual/mensais/semanais/diários; pra mim funciona melhor assim, ter tudo em um lugar só.

    Vou aguardar seu post com mais detalhes dos seus journals/diários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante, Lua! Você mantém há muito tempo, que legal! Eu queria ter tido diários/journals mais tempo... Mas agora continuarei. Ah, se não me engano você já tinha comentado, anos atrás, que algumas coisas iam pro seu blog. ^^

      Entendi. Prefiro que o bujo seja separado do journal, mas acho que pra quem lida bem com junções, deve ser bem funcional ter tudo junto né? hehe

      Beijooo!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)