julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Um prato colorido e gostoso

Estreia, então, uma nova categoria nesse lindo blog que são as comidinhas!
Sinto que preciso introduzi-la adequadamente, por isso um parágrafo contando para quem quiser ler do motivo pelo qual faremos mais posts mostrando receitinhas por aqui.

Esse blog é pessoal, nele temos de tudo um pouco, então por que não termos receitinhas deliciosas e fáceis para que, mesmo uma pessoa sem habilidades culinárias, possa faze-las no conforto de seu lar? Até porque eu tenho feito algumas receitas vegetarianas/veganas* em casa e por conta disso eu acho legal trazer algumas delas aqui para quem quiser. Nem todas as receitas serão vegetarianas/veganas, contudo eu acho que são fáceis de executar e, como disse, para quem tem pouca ou nenhuma habilidade na cozinha vão ser tranquilas de fazer — e pra confessar pra vocês, eu mesma não sou MasterChef Profissional, mas a gente tenta do jeito que dá, certo? rs
Outro ponto é que posso vir aqui simplesmente mostrar um prato que fiz e achei gostoso, não necessariamente uma receita. Então penso que é possível também dar dicas de lugares bons para se comer. Mas nem estou prometendo nada, só acho que a categoria sendo "comidinhas" e não "receitas" abre um leque maior de possibilidades, haha.



Bom, pra começar esse tipo de post, trouxe — não exatamente uma receita — um prato que fiz esses dias que contém nada mais nada menos do que muitas verduras. Algumas cruas (na salada), outras refogadas e assadas.
Não tem absolutamente nenhum segredo aqui. 

Ingredientes:

2 batatas médias
1/2 abobrinha
3 cogumelos champinhom (pode até ser mais e outro tipo de cogumelo, fiz o que tinha em casa, que no caso era só esses três mesmo haha)
1/2 beterraba ralada
folhas de agrião (na quantidade que você quiser)
tomatinhos grape (quantidade também por sua conta)
tomilho e orégano (pra temperar as batatas)
azeite (na quantidade que preferir)
1 colher sobremesa de shoyu
sal e pimenta a gosto
mostarda escura e ketchup a gosto (você pode inventar um molho pra comer com a salada, eu usei mostarda na salada e ketchup nas batatas porque eu gosto, mas fica totalmente a seu critério)

/ Fiz as batatas assadas naquelas panelas que estão na moda agora, sabe? As Air Fryer. Mas dá pra fazer o mesmo no forno. Corte elas no formato que você preferir, regue com azeite, salpique sal, orégano e o tomilho. Leve ao forno por mais ou menos 1h. Dê uma olhada nas batatas quando completar 30 min, pois elas podem precisar ser viradas, pra poderem assar igualmente nos dois lados. 
Se prepara-las na Air Fryer coloque 30 min (nessa panela é bom colocar de 15 em 15 minutos para poder dar uma ~sacudida~ nela, assim todas assam igualmente). Eu gosto de comer com kechup, mas claro que é totalmente de gosto, rs.

/ A abobrinha e os cogumelos foram refogados no azeite com sal, pimenta e shoyu, até a abobrinha ficar macia e os cogumelos levemente dourados.

/ A salada é a coisa mais simples: só ralar a beterraba (fiz crua mesmo, mas se quiser cozinhar antes, também tá valendo) e juntar com as folhas de agrião. Temperar com sal e azeite. Se quiser coloque a mostarda por cima, ou o molhinho que achar melhor.

/ Os tomatinhos é só lavar e temperar com sal e azeite. Se quiser cortar em rodelinhas também é possível (tudo é possível nas receitas \o/). Particularmente prefiro morder e ele estourar em sabor na minha boca, hihi.

Num ângulo onde se pode ver melhor os ingredientes rsrs

E é praticamente isso. Nada mirabolante, nem difícil de executar. Só são legumes e verduras juntos que fazem uma refeição muito saborosa e nutritiva; e que é possível todos os grupos apreciarem, pois não leva nada de origem animal. :)
*só para elucidar: não sou vegetariana nem vegana, apenas tenho tentado mais receitas sem carne, ou sem produtos de origem animal. Tenho planos de me tornar vegetariana? Não por agora, porém sempre procuro me informar sobre o assunto, pois conhecimento nunca é demais e acho importante tomar consciência de como as coisas funcionam. Também tento diminuir o consumo de carne (principalmente a vermelha) no dia a dia, e procuro usar — na medida do possível — produtos veganos e/ou não testados em animais. Posso não estar fazendo mudanças radicais, mas acho que um passo, mesmo que lento, é um passo.
J.

Comentários