julie azevedo
Since 86. INFJ. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Este blog tem mais de década de história, mas por aqui as coisas acontecem um pouco devagar.

Livros que pretendo ler em 2018

via Unsplash

Acabei decidindo não fazer Retrospectiva Literária por motivos de: 1) preguiça; 2) não tem tanta leitura assim para esmiuçar em post; 3) não ia ser relevante. Todavia coisa que mais gosto de fazer são listas de livros para ler. Por esse motivo — também para dar um maior movimento a livros parados há um tempo na minha estante — eu (não oficialmente) montei uma listinha de livros que quero ler esse ano.

Pra quem me acompanha no canal Mundo de Morfeu (agora é só o canal que tem esse nome, aqui explico) e viu meu vídeo de Projetos Literários — também tem post aqui — que eu disse pretender não fazer o 12 livros para 2018 porque metas desse tipo não tem funcionado, então eu nem ia escolher livros e fazer vídeo sobre eles. E confirmando, não vou mesmo. Pois penso que se eu fizer um vídeo vou estar me comprometendo com os inscritos do canal a ler quase que obrigatoriamente aqueles livros, e não é esse meu objetivo em ter escolhido esses livros que mostrarei aqui. Só são livros que quero muito ler, inclusive quatro deles são de uma outra lista de seis do ano passado, da qual eu só li dois — Shakespeare and Company e Na Pior em Paris e Londres. Portanto os livros citados aqui, além dos quatro que não li em 2017, serão só pretensões de leitura. Podem mudar conforme o ano for passando. Pode ser que alguns destes sejam realmente lidos, afinal, eu planejo algumas dessas (re)leituras há um certo tempo, porém como disse, não há certeza em nada, é só uma simples lista pelo simples fato de que amo fazer listas e de escolher alguns livros para ler no ano, mas sem maiores pressões e obrigações.

Agora chega de mais delongas e vamos a lista de 12 livros que escolhi. Reinterando que quatro deles estavam naquela lista do ano passado, então deles não entrarei em muitos detalhes.


ANDROIDES SONHAM COM OVELHAS ELÉTRICAS, de Philip K. Dick. Já vi os dois filmes baseados na história desse livro e ainda não o peguei para ler. Não sei o motivo, pois a premissa parece ser bem surreal e interessante. Mas trabalharemos nisso esse ano, será? 

UMA VIDA EM CARTAS, de George Orwell. Eu tento ler um livro do Orwell por ano, nem sempre consigo, porém como ano passado eu li, estou colocando mais um na lista. Como já não possuo nenhum dele na minha estante, escolhi este para adquirir, porque agora quero conhecer um pouco mais intimamente um dos meus autores preferidos.

SÓ GAROTOS, de Patti Smith. Esse livro é tão recomendado por várias pessoas e até agora só vi/ouvi elogios sobre ele. Então está mais que na hora de a gente conhecer um pouco mais a Patti Smith além da música (não que eu a ouça, mas conheço um pouquinho do seu trabalho).

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER, de Milan Kundera. Kundera é um autor iniciado, só que meio que esquecido, pois tenho esse livro há um certo tempo, até cheguei a começa-lo, mas não dei continuidade, estava achando um pouquinho complicado — mais por não estar prestando tanta atenção na leitura que qualquer outra coisa —, mas vamos desbravar melhor esse território, certo?


QUESTÃO DE ÊNFASE, de Susan Sontag. Esse é um livro que tenho certeza que lerei, pois meu objetivo maior para o futuro é ler tudo que Susan Sontag escreveu. Além desse eu tenho os dois volumes dos diários e pretendo lê-los esse ano ainda também.

ROMANCISTA COMO VOCAÇÃO, de Haruki Murakami. Esse livro fala sobre escrita. Já é um grande motivo para eu o querer ler, ainda mais sendo de um escritor contemporâneo asiático tão bem falado, que eu já li um livro e gostei. Só vejo motivos positivos, hehe.  

NÃO HÁ LUGAR PARA A LÓGICA EM KASSEL, de Enrique Vila-Matas. Ainda não sei bem do que se trata e tenho a impressão que pode ser um pouquinho confuso, mas o desafio deve valer a pena, pois também só ouço falar coisas boas desse autor.

LARANJA MECÂNICA, de Anthony Burgess. A releitura da lista. Decidi que preciso reler e fazer um vídeo digno dessa obra espetacular, por isso pretendo adquirir essa edição da imagem, que possui textos de apoio que vão ajudar a elucidar ainda mais a história para mim. Podemos dizer que é meu livro favorito da vida? Talvez...


FALA, MEMÓRIA, de Vladimir Nabokov. Pensei que para começar a ler um autor tão importante e que entende tanto de literatura eu poderia primeiro entrar na sua cabeça. Por isso iniciar o encontro com Nabokov pela sua auto biografia talvez seja a decisão mais acertada, no meu caso.

A TRAMA DO CASAMENTO, de Jeffrey Eugenides. Tenho esse livro na estante há muito tempo, e já conheço o autor de As Virgens Suicidas — que é um dos favoritos da vida, alias — então preciso acelerar o processo de conhecer ainda mais a escrita de Eugenides.

NOVA GRAMÁTICA FINLANDESA, de Diego Marani. Acho que esse é o livro que mais comentei por internet afora que quero ler, e por algum motivo fica sempre adiado ou esquecido na estante, rs. Esperemos que desse ano não passe.

O FILHO DE MIL HOMENS, de Valter Hugo Mãe. Li dele A desumanização e fiquei encantada com a escrita em prosa poética do autor. Preciso conhecer as outras histórias desse escritor, que devem ser magníficas, então escolhi esse, mas também tenho o A máquina de fazer espanhóis.

Estou empolgada com os livros e espero lê-los verdadeiramente. Caso não acontecer, tudo bem. Não irei me sentir mal, eu apenas gosto muito de colocar, nem que seja, uma meta imaginária para me ajudar a focar mais em ler, e é isso. :)

J.

Comentários

  1. Quanto livro incrível!
    Parabéns, tá mara sua lista! ❤️

    ResponderExcluir
  2. A INSUSTENTÁVEL LEVEZA ♥♥♥♥♥ É meu livro preferido da vida. Espero que cê goste!
    O Androides também tá na minha meta de leitura.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que comprei essa edição com a diagramação beeem melhor, pode ser que a leitura seja realmente agradável ;)

      Beijins!

      Excluir
  3. Meu deus, são livros maravilhosooooooooooooos!

    Só Garotos e A Insustentável Leveza do Ser são incríveis! Eu amei os dois livros!

    O restante não li, mas já li outras obras dos autores George Orwell, Nabokov e Murakami <3

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente com esse incentivo sobre os livros, hehe.

      Beijins!

      Excluir
  4. Juli, essa lista tá bem interessante! Já li o "Androides sonham com ovelhas elétricas?" e super recomendo. Não gostei muito da escrita - mas acho que esse é um problema meu com a ficção científica, de forma geral -, mas foi uma leitura que me fez pensar em muita coisa. Também li o "A insustentável leveza do ser", mas, francamente, é como se não tivesse lido, pois lembro de quase nada. Preciso reler.

    Quero muito ler o "Laranja Mecânica" e o "Só Garotos" - esse acho que vou ler em 2018. Só ouço elogios sobre ambos e não aguento mais não saber do que estão falando!

    Não sabia desse livro do Murakami até ter visto você comentando sobre ele em um vídeo. Agora tô curiosa e quero ler. Já adicionei à lista de desejados. Por fim, também tenho interesse em "A Trama do Casamento", pois amei "As virgens suicidas" e, mesmo não amando "Middlesex", achei que foi uma leitura interessante.

    Adorei a lista, Juli, espero que consiga ler os livros. Mas se não conseguir, tudo bem também, tem outros livros, né? O importante é ler e ser feliz :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michas!
      Depois que terminar a leitura de Androides... vou ver seu vídeo sobre. Ou vejo antes mesmo, não tenho problemas em ver/ler resenha antes haha.
      Eu já havia começado o A Insustentável... mas aquela edição pocket não estava ajudando. Agora que adquiri a normal vai ser mais tranquilo, hehe.

      Hahaha, Laranja Mecânica eu recomendo muito, sempre. Só Garotos vamos descobrir meio que juntas então ^^

      O do Murakami é amorzinho. E A Trama do Casamento não sei bem o que esperar, mesmo tendo amado as Virgens Suicidas como você... Espero que seja pelo menos bom.

      Que bom que gostou da lista. ^^ Ah sim, mas estou me empenhando em ler esses, se caso mudar de ideia também não é um problema, né? Tem alguns outros livros aqui que quero ler também e isso já é válido ;)

      Beijins!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)