julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Paris versus New York, de Vahran Muratyan

Você deve ter visto algo do livro circulando pela internet, isso porque Paris versus New York foi criado, primeiramente como blog. Vahran Muratyan é designer e artista plástico. Nasceu em Paris, por conta da família que vivia a viajar e instalou-se na França. Apesar de ter nascido lá, a Cidade Luz continua a surpreendê-lo, segundo o próprio autor do livro. Com 5 anos foi pela primeira vez a New York; depois, quando adolescente, voltou e teve uma experiência ainda mais sensorial. Andando no metrô novaiorquino ele percebe as atitudes e coisas cotidianas; anotando tudo que lhe vinha em mente. Lembrando de Paris, e assistindo a rotina na Grande Maçã, Muratyan criou o blog Paris versus New York, a tally of two cities.



O blog recebeu mais de 5 milhões de visitas, então suas obras foram expostas na loja Colette, em Paris, e no hotel The Standart, em Manhattan. Foi no comecinho de 2012 que foi lançada a primeira versão do livro, mas hoje já existe a versão mais completa, e até uma caixa com cartões postais das ilustrações (você encontra ambos no blog).

O livro é totalmente minimalista, mas você se encanta com a comparação ilustrativa entre duas das maiores cidades do mundo. As ilustrações divertidas nos fazem refletir qual a cidade é nossa preferida: pelos pontos turísticos, pelos ícones, pela música, pelo visual. Mas é impossível escolher; as duas cidades tem sua beleza e seu estilo, seu charme e sua identidade.

Tirei  fotos de partes do livro, embora possam ver tudo no blog. Eu quis ilustrar o post com algumas das ilustrações que mais gostei. 





Na verdade, não são só essas as minhas favoritas, mas se fosse tirar tudo ia praticamente o livro inteiro, hehehe.
Para quem gosta de ilustração e artes, assim como eu, esse livro vale a pena ter na estante. ;)

Avaliação: ★★★★

Comentários

  1. Que lindo!
    Já tinha ouvido falar desse livro e até vi algumas resenhas, mas ninguém mencionou que era um livro com imagens, sabe? Minimalista. Muito legal (:

    Vou ver se encontro numa livraria aqui perto, parece um ótimo livro pra você ter na sua sala.

    Beijos,

    Mari http://www.caixadamari.com/

    ResponderExcluir
  2. Ganhei esse livro do namorado! Já era fã do blog, e ter um pedacinho dele na estante é muito especial :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)