julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Apenas uma vez (Once, 2006)

Demorei seis anos para assistir esse filme, que eu já tinha ouvido falar que era bom, que as músicas eram bonitas... Todos estavam certos! O filme independente mais lindo de todos os tempos, com canções maravilhosas, me tocou. Logo que comecei a assisti-lo notei que a câmera era diferente e a fotografia também, mas os preconceitos foram quebrados depois de cinco minutos. Me apaixonei pela estética simples e a câmera tremida - e às vezes sem foco.

Eu o havia esquecido no passar dos anos, mas ano passado eu achei o DVD algumas vezes para comprar; burramente não tive coragem de levá-lo, porque podia não gostar e tal - merecia um tapa na cara. Só que de férias na casa da mama, ela acabou por me lembrar que queria muio assistir e na mesma hora demos play na Netflix. Me derreti, hehe.

A história de Once é simples, mas os acontecimentos não são nem um pouco clichês. Os nomes dos protagonistas não são ditos, então conhecemos eles como o "cara" e a "garota". O cara escreve músicas sentimentais e as canta na rua por uns trocados. Em uma das apresentações ele conhece uma garota, vendedora de flores, que começa a conversar com ele muito naturalmente. Ela conta que tocava piano, e os dois começam a compor e escrever juntos. O romance entre os dois fica apenas no ar, sem terem coragem para começá-lo: ela revela ser casada e ele que teve um relacionamento frustrado, por isso a dificuldade de se declararem. Mas nota-se o carinho que têm um pelo outro. Os dois se apoiam na música e no romance nunca começado, construindo uma linda e profunda amizade.

A trilha sonora é uma das melhores que já escutei, sem exageros. Falling Slowly - que não sai da minha cabeça há dias ganhou o Oscar de melhor canção original; merecidíssmo. Glen Hansard e Markéta Irglová, que interpretam os protagonistas, assinam todas as canções do soundtrack; menos uma, Gold, que é do grupo Interference


1."Falling Slowly(Glen Hansard, Markéta Irglová)Glen Hansard and Markéta Irglová4:04
2."If You Want Me" (Irglová)Irglová and Hansard3:48
3."Broken Hearted Hoover Fixer Sucker Guy"  Hansard0:53
4."When Your Mind's Made Up"  Hansard and Irglová3:41
5."Lies" (Hansard, Irglová)Hansard and Irglová3:59
6."Gold" (Fergus O'Farrell)Interference3:59
7."The Hill" (Irglová)Irglová4:35
8."Fallen from the Sky"  Hansard3:25
9."Leave"  Hansard2:46
10."Trying to Pull Myself Away"  Hansard3:36
11."All the Way Down"  Hansard2:39
12."Once"  Hansard and Irglová3:39
13."Say It to Me Now"  Hansard2:35


Main Trailer


Corram já para ver o filme e ouvir as músicas, uma história assim não pode ser deixada para mais tarde (como eu fiz, e me arrependi de não ter ido atrás do filme antes :P). Agora eu vou comprar o DVD com muita empolgação, para reassistir milhões de vezes.

Comentários

  1. Que surpresa boa você me deu!

    Meus olhos brilharam quando eu olhei a minha página do blogger e notei que alguém tinha feito resenha desse filme. Ele é lindo, em todos os sentidos! Falling Slowly ta sempre no meu Ipod e já me fez chorar várias e várias vezes.
    Lembrando da emoção que eu senti com esse filme da vontade de ver de novo.

    Parabéns pela resenha e pelo blog, os dois são lindos.

    Beijos,

    Mari http://www.caixadamari.com/

    ResponderExcluir
  2. H´muito tempo quero assistir a esse filme, mas sempre acontece algo e a ideia vontade acaba se perdendo em meio a outras. Vendo agora sua opinião só percebo que preciso assisti-lo logo. ♡

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)