julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Às crianças que me encantaram


Eu sei que ando meio sumida do blog, e que não tenho postado nada, e que parece que eu larguei o coitado as traças. Mas é que, como eu escrevi no post E quanto ao bloqueio criativo?, eu não tenho tido inspiração para escrever nada. E na verdade eu tenho estado ocupada com o meu estágio nos últimos cinco dias.

Falando assim parece que é um martírio eu estar fazendo esse estágio, mas não é bem assim. Vou explicar como ele funciona e dizer o quanto eu tenho aprendido e me encantado pelas crianças.

O estágio básico em Educação do 5º semestre de Psicologia da minha faculdade é obrigatório, ou seja, vale pontos. Eu devo escolher uma instituição de ensino - que no caso foi uma escola -  e ficar 20 horas observando o comportamento dos integrantes dessa instituição. Como eu e minha colega escolhemos uma escola, estamos fazendo o estágio na sala do primário (ou pré). Isso foi sugerido pela coordenadora, e como nós não tínhamos objeções nenhuma, aceitamos.

Tivemos que observar e relatar cada detalhe que aconteceu nas aulas, e assim enviamos o relatório para nossa orientadora ler. Também temos que apontar um fenômeno, diagnosticá-lo e planejar uma intervenção. Tudo isso com os malditos prazos de uma faculdade normal. Mas acontece que esses dias tem passado rápido demais para alguém que nem queria começar esse estágio e agora está vendo como vai sentir falta dessa curta, porém agradável, rotina.

Não é tão fácil você querer começar algo que nunca fez; que nem tinha ânimo para fazer, contudo as coisas vão mudando a cada dia, que você percebe o quanto há crianças que podem, simplesmente, fazer o seu dia mais bonito. Aquela menininha de 5 anos, que senta da mesa ao lado, loirinha, de cabelos compridos e olhos atentos, te deixa encantada por ser esperta, por mostrar que é mais madura que outras crianças e, que apesar de não entender, sente um carinho pela estagiária que apareceu do nada. Também há o garotinho de cabelo arrepiado, que gosta de pular e ficar girando pela sala, deixando a professora meio irritada, mas que é uma fofura de criança na sua doce inocência. E aquele menininho de olhos azuis que fala mais baixo, não grita e lhe dá a mão para andar do seu lado sempre que a professora manda fazer fila.

Cada uma dessas crianças tem seu jeitinho especial de ser e encantar. E por acaso (ou não) acabaram encantando uma estudante de psicologia que não fazia ideia de que iria sentir tanta falta dessas crianças, embora o tempo que passou com elas tenha sido curto.

Nem sempre pensamos o quanto as pessoas vão nos cativar, mas de repente os olhinhos sonhadores e espoletas vem em sua direção lhe abraçar, então você nota que aquela experiência vai sempre ficar na sua memória.

Agradeço por ter conhecido essas crianças que me fizeram pensar em várias coisas em minha vida. Também agradeço pela oportunidade do estágio que está me ensinando e mostrando as diferentes faces da psicologia, sobre cada acontecimento em cada ser, e tantas outras coisas dessa profissão que eu tanto quero seguir.

Tive receio de fazer o estágio, embora tenha sido cansativo eu me acostumei a essa rotina e vou sentir falta das crianças que me encantaram verdadeiramente. E não nego a possibilidade de querer trabalhar com elas quando me formar, ou até mesmo antes disso. Com certeza se isso acontecer vai ser uma experiência tão incrível quanto esta que eu tive a oportunidade de realizar. =)

Comentários

  1. Caramba sobrinha, fico muito feliz que vôce tenha se encantado com as criaturas que são responsáveis, e quanta responsabilidade, pelo futuro de nossas vidas como um todo. Amo também essas criaturas que herdarão nossos ensinamentos e nos ensinarão muito do que ainda não sabemos. Também temos uma responsabilidade gigante. Parabéns pelo entendimento. Vai achar estranho estes comentários, mas o que vale a pena ser comentado é comentado. Bjos. "Tio"

    ResponderExcluir
  2. Que lindo esse post! Crianças são as criaturas mais verdadeiras, inocentes e lindas do mundo. Dá pra notar que essa experiência mexeu muito com você e te conferiu muitos aprendizados e maturidade. Parabéns por ter superado as dificuldades e visto o quão maravilhoso é conviver com esses anjinhos (:

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)