julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Do que sinto saudade

Saudade é aquela palavra que a gente se orgulha de dizer que não existe em outras línguas (na verdade até existe, o significado dela vai ser expresso em alguma palavra que a gente também não tem na nossa língua, então meio que existe sim, mas a gente fala na nossa língua o que representa o sentimento, rs); ela expressa a falta que algo, um momento que já passou ou alguém está longe. Venho sentindo muito esse sentimento saudosista, misturado com nostalgia pelo tempo bom que passou e não retornará mais.

Tenho mais saudade de momentos com pessoas que estão longe, ou não estão mais por aqui. A sensação de impotência é ruim, porque não tem como a gente voltar para esses momentos. Mesmo quando procuramos por novos, eles nunca mais serão exatamente os mesmos. Sei que ao dizer isso é me apegar demais ao passado. Só que tudo isso que tem acontecido, o isolamento, todos os problemas que aconteceram desde então, contribui para essa saudade de tempos melhores e menos preocupantes — por assim dizer, pois sei que não é tranquilo o tempo todo e sempre haverão problemas de grande escala para se preocupar, mas acho que deu pra entender o que eu quis dizer, certo? — começar a brotar.

acervo pessoal

Das coisas mais simples, às situações que só com uma máquina do tempo poderia me ajudar. Sinto falta de ir ao cinema; passear por qualquer lugar; tomar sorvete num dia quente. Saudade de sair com os amigos, num churrasco, conversando sem pensar muito nos problemas do dia a dia. 

Tenho saudade de andar pela cidade. Sem saber para onde ir, só caminhar apreciando que há muitos prédios, mas também há verde.

Saudade de ver as flores. Sem ser pela tela do computador ou do celular. Apreciando cada formato e cor diferente.

acervo pessoal

Sinto falta de conversar na companhia da minha família. Sobre qualquer coisa. Dar risada, lembrar de quando era pequena.

Falta de ver o céu sem ser pela janela de casa. Olhar de algum lugar alto e perceber mais os formatos das nuvens.

acervo pessoal

Muita saudade de ouvir a voz da minha vó me chamando de neta querida. Do seu abraço e das nossas risadas por eu falar besteiras e ela achar graça.

Sinto muita saudade de poder viver normalmente, sem ter que usar máscara. Não precisar se preparar para sair com todo o cuidado como se tudo fosse contagioso (porque é). 

Infelizmente tudo mudou e nunca mais a vida será como antes. A saudade que tenho dificilmente irá passar, mas um pingo de esperança que ainda me resta me faz pensar que em algum momento as coisas podem voltar a serem quase como eram, ainda que realmente diferentes.

J.

Comentários

  1. Eu to com as mesmas saudades que você! Não poder viver fora de casa é sufocante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bem difícil, mas vamos superar isso, Bruna.
      Força! ✊
      ;)

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)