julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Passos (muito) importantes

via Unsplash

Nada tem sido muito fácil para ninguém. Todos muito preocupados e algumas pessoas que nem tinham traços de ansiedade e depressão desenvolveram, tudo por conta de um isolamento forçado causado por uma coisa que a gente não estava esperando tão cedo: uma pandemia.

Entretanto existe quem está lá falando de coisas boas e contornando a situação com conteúdos leves, que trazem um pouco mais de conforto. Eu não sou uma delas, mas eu acompanho algumas. E foi num dia aí que eu me dei conta de que não dava mais para deixar tudo de ruim me abater mais uma vez. 

Estava lendo os últimos posts da Maki e me dei conta do que eu preciso fazer de verdade. Nem sei bem o que desencadeou, imagino que as palavras, simplesmente, já que sou muito tocada por coisas bonitas que leio. 

Meu objetivo a partir de hoje é reaprender, recomeçar e assim, (re)viver.

É ser mais positiva, menos reclamona (mas pode reclamar de coisas bestas no Twitter, rsrs), menos mal humorada e ranzinza. Ser mais paciente.

É mudar muito minha rotina, me livrar das coisas ruins que acumulei, como sentimentos destrutivos e péssimos hábitos.

Aprender com as vicissitudes, com as coisas que acontecem, porém manter a calma se algumas coisas decepcionarem ou forem situações estranhas, porque sempre vão haver, então a gente tem que saber lidar com isso da melhor forma possível. 

Vai ser um passo de cada vez. Não vai ser de um dia pro outro e não vai ser a coisa mais fácil do mundo, mas eu sei que vou ficando mais forte em busca de ser um pouco mais feliz e em paz com tudo, com todos e, principalmente, comigo mesma.

Vou precisar de ajuda profissional em algum momento, sim. Vou procurar. Não tem como fazer isso sem psicólogo (e quem sabe até remédios?), mas sei que algo já posso começar fazendo. 

Vai ter dia que vou querer desistir (pela milésima vez)? Vai, mas eu preciso me apegar a algo que me chame de volta e dessa vez não me faça largar tudo. Tenho que lembrar que sentimentos vem e vão e se sentir mal em alguns dias não quer dizer que ficarei assim para sempre. Existe uma força interior. Buscar nas coisas que me fazem bem.

Com relação a internet também quero mudar algumas coisas. Contudo não vou me desfazer de nada, pois não tenho todo esse desapego ainda.

Pretendo tirar alguns posts do blog (já o fiz, na verdade), ocultar mais uns vídeos do canal; arquivar fotos do Instagram e talvez até excluir um ou outro tweet, mas não vou apagar definitivamente nada porque acho que seria uma atitude muito radical. Não é começar tudo de novo, é recomeçar, usando do que já produzi de qualidade. Só quero limpar a área para voltar com conteúdo que reflita mais algo bom e não toda a atmosfera ruim que construí por não estar bem, sabe?

Me repetindo: não vai ser num estalar de dedos, tão rápido quanto um raio, vai ser aos poucos e no ritmo que eu tiver, porque é me respeitando (que é algo se reaprender também). Mas sei que é disso que preciso para achar um pouco mais de felicidade, mesmo em meio a tanto caos que a vida já é.

Não sei bem como começar. O que é preciso para dar o primeiro passo? Acho que é colocar um pé na frente do outro e ir.

J.

Comentários