julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Procura-se chinelos

Todo mundo nessa vida possui chinelos, certo? Quem que anda dentro de casa de tênis ou sapatos fechados? Espero que ninguém. No máximo alguém vai dizer aí que só anda de meias ou descalço, atitude que considero super válida também, se sua casa tiver o chão sempre limpinho. E não que a minha não tenha, mas eu prefiro andar de chinelos.

Quando eu era criança lembro de ter um único tipo de chinelo (pois se tive mais, minha memória falha não consegue se lembrar e teria que fazer consulta a senhora minha mãe, que arrisco a dizer, também não vai lembrar de muita coisa, rs): o Raider. É uma marca, caso você seja da geração mais nova e não tenha ouvido falar nela. Mas o mais importante é o que era seu formato. Um chinelo que não era de dedo, e sim como uma sandália só que sem as tiras atrás do seu calcanhar. Enfim, posso estar aqui me alongando na descrição, mas é como esse da imagem.

Então, eu tinha um chinelo desses. Meu primo tinha um do mesmo modelo, mas da outra cor. Era um azul mais claro com detalhes em branco. Eu como menina que não era fã de rosa, apesar de ter algumas peças de roupa dessa cor, não queria o maldito Raider “para meninas”, mas também não queria o azul marinho. Queria aquele que meu primo tinha (aaah a inveja infantil). Isso tudo se passava secretamente na minha cabeça, pois nem sempre eu dizia abertamente para minha mãe o que eu queria. Acho que com medo dela negar e eu ficar mais decepcionada ainda. Vai saber.

Os anos se passaram, eu acabei nunca tendo o tal Raider que eu queria, e entre ter vários tipos de chinelos, um que fazia disputa com o tal Raider eram as Havaianas. Só que, como você bem sabe, era chinelo de dedo. E sendo assim, no RS com todo o frio que faz no inverno, obviamente que a gente tinha dois tipos de chinelos diferentes: os de verão e os de inverno, mais conhecidos como pantufas. Para mim sempre foi normal ter esses dois tipos. Porém como disse, os anos passaram e acabei entrando na onda das Havaianas e tudo que usava até então eram elas.

De uns tempos para cá notei que começou a surgir uma modinha estilizada de chinelos slims (assim os chamam) e qual não foi minha surpresa em perceber que eles eram da forma que os que tinha tido quando era criança como os Raiders. Tsc. Tudo que era tão comum lá para os idos dos anos 80-90 hoje é modinha e custa mais que o dobro do que custava naquela época (mesmo as Havaianas). 

Agora chegou a época em que nossos pés são cobertos por meias mais grossas e necessitados de um chinelo que não fique ridículo usar com meias. As últimas pantufas que eu tive não eram de boa qualidade, duraram apenas dois invernos e foram devidamente descartadas quando ainda morava no Chile. Aí fiquei sem chinelo de frio. E estava difícil aguentar minhas Havaianas com meias, sendo que elas estavam tão arrebentadas que mais um passo e elas se desintegravam. Então chegou a hora de comprar chinelos novos.

Me revirei tanto procurando algum que não fosse tão caro e que fosse preto básico (no máximo com um detalhe discreto)... No fim achei esse aqui:


E ele é ótimo, embora eu ache que poderia ter comprado o número 37 para ficar levemente mais folgado, já que uso ele com aquelas meias mais grossinhas de inverno. Fora isso ele é confortável; não zoa minha meia deixando aquela marca de dedo e é bonito. 
Demorei tanto para comprar um assim que fiquei tão emocionada e resolvi contar isso da maneira mais esquisita por aqui, em forma de crônica, rs.

Ah, eu comprei na Dafiti. E claro que não recebo absolutamente nada quando falo de marcas aqui (embora elas podia me mandar mimos, né? haha), só dou a informação porque vai que alguém aí tá precisando de chinelos também, não é? 😆

J.

Comentários

  1. nossa, eu achei que só eu tinha essa paixão pela raider nos anos 1990. lembro de uma propaganda com o tom cavalcante sentando num banco de praça, ou algo do tipo; eu tinha a raider rosa! uma versão pocket-feminina da raider do meu pai, e eu me achava o máximo com ela. sinto saudades até hoje!

    sei que a raider voltou, mas infelizmente caríssima, como você mesma comentou sobre outras marcas. porque voltou hipsterizado, eu diria.

    gosto muito dos modelos da ipanema, então tenho vários chinelos. um para casa, um para o kit de natação (que parece a raider <3), um de fivela para o serviço e um rosinha que também serve para trabalhar, principalmente quando meus pés estão inchados, porque é bem largo.

    chinelo é tudo de bom, amei os seus e esse post nostálgico que me representa muito bem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que você falou do comercial, acho que me lembro haha

      Isso, voltou hipsterizado rsrs É complicado, mas até se acham opções um pouco mais em conta.

      Como eu tô querendo diminuir um pouco meu guarda-roupa só tenho um chinelo agora, mesmo. Mas chinelo é um negócio bem prático que vai com tudo, rs.

      Nostalgia é comigo mesmo haha. Obrigada pelo comentário, Helen ;)
      Beijins!

      Excluir
  2. Cresci com meu pai usando raider, e quando vi essa nova ~moda, a primeira coisa com que associei foi minha infância hahaha (que bom que não fui a única)
    Beijos!

    Limonada (antigo Novembro Inconstante)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que praticamente todo mundo nos anos 90 teve um Raider né? Haha
      Beijins!

      Excluir
  3. Oi Juli! Não dá pra não pensar nesse raider né? Vou ser sincera e falar que até agora não consegui dar uma chance pra esse tipo de chinelo porque sempre associo ao clássico, ahahaha. Mas já ouvi muitas pessoas falando que é mega confortável e esse seu é muito lindinho, achei bem simples e bonito. Quem sabe agora com o verão chegando eu dou uma chance né? :)
    Adorei seu blog e já tô seguindo aqui!

    Um beijo
    Renata | https://rivieredusouvenir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a gente pensa em chinelo slim lembra pra já do tal Raider, hehe.
      Pelo menos comigo é assim.
      Dê uma chance sim, ele pode parecer estranho no começo, mas te juro que é confortável ;)
      Beijins! E obrigada por seguir ♡

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)