julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

5 ótimos livros para quem tem paciência

Esse título deve estar soando um pouco sensacionalista. Falta de paciência para ler, isso existe? Do modo que vou mostrar para vocês, existe. 

É verdade que os livros que irei recomendar você precisa estar no clima, na vibe para ler; com vontade de ler algum livro mais denso, lento, com vocabulário diferente etc. Esses tipos de livros nem sempre vão ser a primeira escolha em algum momento da vida. Quando você está precisando ler sobre um assunto mais específico e não está com paciência para ler algo como os livros que irei citar. 

A BÚSSOLA DE OURO, de Philip Pullman

A paciência que você tem que ter com esse livro - que não é exatamente infanto-juvenil - é para com a fantasia distinta em que Pullman nos insere. Nem todo mundo vai se deliciar de primeira com a complicada formação de mundo dessa história, por isso ele é um livro para horas mais "especiais". Além disso, esse é o primeiro volume de uma trilogia, ou seja, tem que estar no clima para querer, também, continuar a saga.
Mais sobre a história clique aqui.

1984, de George Orwell

Pode ser que Orwell não seja dos mais difíceis, mas com certeza 1984 é um livro que precisa de cabeça aberta e alma pronta para encarar o ambiente distópico e sufocante do autor. A história não é cheia de complexidade, porém em alguns momentos as coisas se embaraçam um pouco e a atenção precisa ser redobrada.
Mais sobre a história.

O SILMARILLION, de J. R. R. Tolkien

Quem vê pensa que Tolkien é super complicado. Pois não é. Contudo, O Silmarillion é um dos livros de fantasia mais cansativos. Isso porque nele a história se desenrola muito lentamente, com poucos diálogos, muita descrição e desenvolvimento até meio truncado. Muitos reclamam que não conseguiram seguir a diante com a leitura, por isso é preciso de? Paciência.
Mais sobre a história.

LARANJA MECÂNICA, de Anthony Burgess

Um dos meus favoritos - e posso dizer que, por enquanto, é meu livro preferido. Muitos reclamam que o vocabulário nadsat criado pelo autor não ajuda em nada no decorrer da leitura, sendo uma das coisas que mais fazem as pessoas abandonarem esse livro. Por vez, eu acho justamente a língua peculiar um dos atrativos que enriquecem a genialidade da história. Essa edição da Aleph possuí um glossário do nadsat, ajudando na compreensão das frases.
Mais sobre a história.

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN, de Lionel Shriver

Para ler esse livro incrível da única autorA da lista, talvez você precise 1) se interessar por um pouco de Psicologia, pois é um assunto que aborda muito o complexo de Édipo, entre outras coisas; 2) não se importar com narrativas mais lentas. O livro percorre por meio das cartas de Eva, mãe de Kevin, para o marido. Descrevendo o passado e reavaliando as escolhas da vida dela. A história pode não agradar a todo mundo.
Mais sobre a história.


Como bem diz o título, esse livros são ótimos, bem escritos e vale a pena a tentativa de leitura. Outra coisa, coloquei os livros mais ou menos em ordem de "mais fácil de gostar" para o "precisa de mais paciência".

E vocês já leram/tem interesse em ler algum desses livros? Precisaram de paciência ou a leitura correu bem?
Gostaram das indicações? :)

Comentários

  1. Desses livros eu só li O Silmarillion e, realmente, necessita de uma certa paciência para lê-lo. Porém, apesar do "trabalho" que dá para ler, é muito gratificante. E levando em consideração o tema do 1984 já era de se esperar que fosse um livro que necessitasse de uma leitura mais demorada mesmo. Ótimo post Bjs Juli :3 Bons Sonhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim! O Silmarillion é uma obra fantástica, mas não serve pra todo mundo né? hehe
      Mas apesar de 1984 ser pesado e precisar de boa vontade, acho que precisa ser lido, pois ele ainda tem um tema tãão atual.

      Obrigada pelo comentário, Lucas =)

      Beijins!

      Excluir
  2. Oi, Juli :)
    Adorei as recomendações! Da lista, li apenas "1984" e concordo com você, é preciso ter a cabeça aberta e entrar no mundo do George Orwell. Gostei bastante e preciso reler.
    Das outras recomendações, já tentei "O Silmarilion", mas desisti porque me faltou a paciência, haha. Um dia tento de novo.
    Quer muito ler "Laranja Mecânica" e "A Bússola de Ouro"; sinto que vou gostar de ambos!

    Adorei a carinha nova do blog :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michas! :D
      Sim, 1984 é meio pesadinho, mas como falei pro Lucas ali acima, acho que é bem necessário ser lido.
      É, O Silmarillion tem que estar no clima pra ler fantasia mais lenta. Mas te digo que é muito bom.
      Olha, Laranja Mecânica nem é complicado, maa tá na lista pq reclamam muito do tal vocabulário. Leia que você vai achar ótimo. :D E a A Bússola de Ouro prepare para ler oso outros também porque você vai querer (e se quiser ver o fim da história hahaha)

      Obrigada pelo elogio. Acho que agora o blog tá como eu quero. ^^

      Beijins!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)