julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Às vezes é preciso se dar um tempo

A gente não tem o poder de sair do próprio corpo e ficar alguns dias sem nossa própria companhia, só que às vezes é uma coisa que precisava ser feito. Só porque amar a nós mesmos seja algo necessário, não quer dizer que tenhamos que nos suportar sempre, e isso atrapalha um pouco a vida, afinal, não tem como deixarmos de ser e ter apenas um corpo andando por aí. 
Pode ser que uma das soluções seja se afastar um pouco da própria vida e se afundar nas coisas que nos levam para outro lugar, como os livros e filmes fazem. Mas e se a gente sente que nem isso vai ajudar?

Acho que estou parecendo confusa. Bom, vou tentar simplificar. Eu não estou me sentindo eu mesma faz algum tempinho. Por isso ando afastada do canal, do blog, das redes sociais. Ainda tento postar uma fotinho no Instagram, e falar alguma coisa no Twitter, mas já não são coisas que tenho muita vontade de fazer.
Antes achei que o problema era que eu estava cansada da internet. Vocês viram, não viram, que essas últimas semanas tem sido pesadas? Que muitas notícias desanimam? Pois é, achei que era só por isso. Aí percebi que abrangia muito mais. 


Fiquei pensando em como o booktube anda um pouco diferente; que não ando com muita vontade de compartilhar nada na internet. Aliás, tenho lido pouco. 
Fiquei ensaiando voltar várias vezes para o canal, mas quando penso no que vou dizer no vídeo de "retorno" não fico satisfeita com o que vou dizer. Acabo pensando que não era aquilo que eu queria falar, que não quero ficar dando explicações. Contudo, acharia estranho se, simplesmente, eu voltasse em um vídeo de Book Haul dizendo "Oi gente, fiquei sem fazer vídeos por mais de mês, mas tô de volta. Agora vou mostrar os livros de agosto", porque apesar de eu não me sentir confortável em falar sobre as coisas que sinto (pelo menos em vídeo) não quero que seja ignorado o fato de que fiquei afastada todo esse tempo.

Então, parando de enrolar e dizer exatamente o que quero dizer sobre a situação no canal: eu sinto que não estou sendo mais eu mesma, principalmente nos vídeos. O canal não tem sido tão prazeroso como era no começo. Eu juro que estou procurando uma solução para não me sentir assim, para poder voltar a fazer os vídeos, mas ainda não descobri onde nasceu o problema que me fez sentir desse jeito, então não consigo reunir forças para gravar. E o pior de tudo é que isso me deixa triste, pois eu sei que muitos que acompanham o canal sentem falta dos vídeos, e eu mesma sinto saudade de gravar, apesar de não sentir aquela energia para isso.

Enfim, acho que esse texto deve ter ficado meio confuso, meio sem sentido e fora de ordem, mas como fui escrevendo sem pensar muito, como um desabafo mesmo, podem ter muitos erros/defeitos, sorry. Precisava falar. E incrivelmente até me sinto melhor.

Mas é isso, vou tentar voltar para o canal, só preciso me recompor dessa crise (?) que tive. 
Se vocês tiverem algumas palavras reconfortantes para me dizer vai ajudar muito e vou ser eternamente grata. :)


J.

Comentários

  1. Eu te amo, baixinha. Você é muito carismática e talentosa, e derramar esse carinho nas pessoas na hora de interpretar as palavras de escritores não é só um favor para seus espectadores, mas para você mesma. A gente não tem nada a perder. É só lá na frente que conseguimos entender e ligar os pontos de todas as decisões que tomamos na nossa vida, então olhe para trás e veja o que você fez e decidiu e para onde te levou. É só ter a coragem de seguir seu coração; ele, de alguma forma, já sabe o que você quer ^^

    Muita gente diz que as nossas ações, quando boas, são apenas uma gota no mar. Parece fatalista demais, eu acho; lembre-se de que o mar seria menor sem uma gota. O que você faz hoje pode melhorar todos os seus amanhãs.

    Mire na lua; se você errar, você ainda pode acertar uma estrela.

    Te amo, pequena =)

    ResponderExcluir
  2. Heym Juli. Eu ando tendo problemas semelhantes com os seus em relação ao canal e em como anda o booktube atualmente. Tive a sorte de saber desde o início qual era o meu problema com o canal (Uma busca meio carente e inútil pela popularidade, talvez? versus minha falta de opinar com mais qualidade sobre o livro - yep, não queria ser popular sem conteúdo hahahh) e hoje em dia eu tenho tentado me desvincular disso, sabe? Confesso que é difícil esse passo que você deu, de ficar um tempo ausente e tal, eu não consegui fazer isso ainda embora eu saiba que é necessário (ok, às vezes eu tenho surtos de querer sumir e apagar todos os videos, mas me prometi não ter mais isso até dezembro, quando completar três anos).
    MAs enfim, espero que você se empolgue novamente. Seus videos são muito gostosos de assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      O engraçado é que tu não parece que se esforça para parecer popular. Te acho tão espontânea nos vídeos, ao contrário de alguns booktubers por aí (e isso é um dos problemas que tenho achado nesse espaço). Mas olha, Mari, não acho que seja necessário que você fique um tempo sem postar vídeos, como eu fiz; eu acho que aconteceu meio que por acaso comigo. Eu tava sem humor pra gravar e fui adiando cada dia e quando vi, já tinha ficado um mês sem dar as caras no canal.
      Obrigada pelo apoio. É importante pra mim <3 Mas também não deixe de postar, a não ser que tu sinta que precisa dar um tempo, porque seus vídeos são ótimos e divertidos ^^

      Beijins!

      Excluir
  3. Oi Juli querida!
    Obrigada pelo seu comentário carinhoso lá no blog. Pois é, ela não me deu os créditos e deve ter sido justamente com esse pensamento "hehe sou foda praq vou citar essa "ninguém"", saca. Enfim, cada cabeça uma sentença, mas fiquei chateada. Principalmente porque ela vive brigando pra ter os créditos de tudo mas não valoriza o que os outros criam né?
    O seu canal é muito fofo, espero que você se sinta à vontade para voltar!
    Pois é, eu nunca assumi propriamente a ideia de ter um canal porque acho que não tenho criatividade pra gravar vídeos, acabo só respondendo uma tag ou outra, HAHAHA, mas adoro gravar, sabia? Agora no fim do ano provavelmente eu anime para fazer uma retrospectiva literária do ano!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Analu!

      Me desculpe só responder agora...

      Bom, acho que você notou que eu voltei com tudo esse ano para o blog e para o canal, né? ^^ Foi bom ter tirado um tempo pra mim, agora vamo que vamo com o conteúdo! :D

      Amei seu vídeo de Friends e logo assisto novamente para fazer aquele comentário gicante xD

      Beijins!

      Excluir
  4. Oie Juli, como vc está?
    Eu super te entendo. Andei um tempo assim tbm, só meus medos eram diferentes. Sentia um vazio tremendo, nada me animava, levantar pra ir trabalhar era um desafio, ler tava chato, a vida de outros não me interesava, e a vontade de querer morrer era grande. E por aí vai... mas me obriguei a fazer um pouquinho de cada coisa todos os dias, e tbm fui ao psiquiatra. Descobri algumas coisinhas sobre mim e com o auxílio de um remédio (que não dá um sono 24 hs por dia, pq sou contra remédios que dopam a pessoa) consegui encontrar um equilíbrio.

    E bem como vc disse, fatores externos nos abalam muito. Mas vc é forte e vai saber aprender a lidar com a sua cabeça e seus sentimentos. Seja forte ok? Una-se mais a família e aqueles amigos que verdadeiramente se importam com vc.

    Seu trabalho no canal é ótimo. Cada pessoa tem um toque especial ao transmitir suas ideias, e o canal, suas resenhas e opiniões tem uma doçura que pouco se encontra. Tente diversificar tbm falando de outras coisas que goste ou fazendo resenhas mais pessoais (mostrando mais do que sentiu lendo, pois vc parece uma pessoa com sentimentos intensos que tem muito o que dizer).

    Anime-se! Vc é necessária para seus inscritos e tem muito o que dizer. Então ponha a boca no trambone. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisse, muito obrigada pelo apoio e por dividir uma parte da sua história comigo. Me sinto melhor agora. Bem, como demorei para responder (me desculpe por isso), não sei se você viu, mas voltei as atividades no canal e blog. :)
      Dar esse tempo foi bom para repensar sobre mim mesma, mas me senti pronta para voltar, e o melhor, mais animada. :D

      Obrigada novamente pelo apoio.

      Beijins!

      Excluir
  5. Eu lhe entendo perfeitamente. Eu simplesmente comecei a gravar vídeos sem obrigações, porque antes eu sentia que era uma obrigação gravar videos em tais dias da semana e quando vira obrigação parece que tudo fica chato. Simplesmente eu pensei: bem, vontade de ler eu tenho e irei continuar porque amo ler, mas o dia que não estou afim, eu não leio e pronto, mas não estou fim de gravar um vídeo porque tenho que gravar...quando ficar afim eu gravo. Meu conselho é levar o canal como uma diversão, algo prazeroso e não como se você tivesse uma obrigação...quem gosta realmente do seu canal, entende. Espero que eu tenha lhe ajudado de alguma forma. Adoro seu canal. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Hey Juli!!
    Mundo de Morfeu é um dos canais que mais gosto de acompanhar, e já acompanho há tempos. Senti muita falta dos vídeos, mas entendo seus motivos. Acho que todo mundo passa por isso um dia, e eu mesma já passei, com meu blog.
    Uma hora isso passa e voltamos ao nosso ritmo. Não desanima!
    Você é uma linda e faz um ótimo trabalho! Tudo tem seu tempo.
    Agora vou correr lá pra assistir o vídeo novo! :D

    Beijos!!!
    Gaby

    ResponderExcluir
  7. Oiii :)
    desculpa a intromissão de uma pessoa aleatória hahahah
    Mas, sentir-se assim fora de si, é um sentimento muito comum...O cotidiano, a existência é um movimento, horas estamos mais animados e outras horas mais distantes. Sem que esse distanciamento seja ruim...
    O seu artigo me lembrou muito os livros da Clarisse.
    O importante é respeitar-se, respeitar nosso próprio tempo...a sua alegria e vontade é o que contagia!
    parabéns pelo canal... enfim
    eu não sei se era pra deixar o e-mail ou não, mas segue:
    carolnekoi@gmail.com
    :**

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)