julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Manias de Leitor(a)

É certo que todos nós leitores temos nossas manias particulares e/ou bizarras com os livros; não tem como não ter, né? Eu gosto muito de saber o que as pessoas tem mania de fazer em relação a livros, para comparar com as minhas e ver o quanto sou louca, ou quanto sou normal em relação à minha paixão pelos livros.  
Então hoje eu vim listar algumas manias que eu tenho, aí vocês comparam aí, se são tão loucos como eu, ou são até normais, ou ainda se eu sou normal e vocês que são loucos, hahaha.

Leio mais de um livro por vez. Bem que já tentei ler apenas um livro, mas acho que sou inquieta e gosto de variar as histórias. Mas sempre pego livros com temas diferentes, porque é bem capaz de eu confundir as coisas na minha cabeça.

Eu cheiro livros. Acho que todo mundo que, no mínimo, gosta de ler faz isso. É inevitável você não enfiar a cara ali no meio e dar aquela fungada pra ver que tipo de "cheiro de livro", aquele livro em específico tem.

Coleciono marcadores e combino com o livro que estou lendo. Simplesmente gosto que fique combinadinho, mas não é regra. Tento, pelo menos, fazer uma harmonia entre eles.

Poesia eu leio em voz alta. Ou sussurrando, ou mexendo os lábios (caso eu esteja lendo na cama e meu marido ainda esteja acordado). Acho que a gente absorve mais o poema se lê cada palavra e ouvindo sua sonoridade.

Quando começo a ler o livro leio tudo em volta. Eu pego o livro, cheiro, olho todos os cantos, leio tudo o que tem pra ler, no caso, orelhas, sinopses. Vejo a ficha catalográfica, título original (no caso de estrangeiros) etc. Só então começo a ler o livro.

Mania recente: anoto tudo sobre os livros, quando comprei, quando li, dou nota. Tenho anotado em um caderninho estilo moleskine, assim eu não me perco na quantidade dos livros lidos, comprados, e que quero ler; e aproveito para fazer um pequeno comentário para lembrar, daqui um tempo, do que o livro se trata.

Sempre leio até o final do capítulo. Detesto parar a leitura no meio de algum capítulo, a não ser que o livro não seja dividido em capítulos. Às vezes eles só tem aquele espaço entre uma ideia e outra, sendo assim, paro por aí.

Na livraria sempre procuro o exemplar que está mais novo. Normalmente ficam em cima de uma pilha, e o primeiro é sempre o mais manuseado, certo? Eu vou lááá em baixo e cato o que tiver com a capa até meio grudenta (sabe quando o livro tem capa envernizada e ele novinho meio que gruda um no outro?).

Se leio o livro e sei que fizeram adaptação cinematográfica, eu vou querer assistir. E vice versa. Porque querendo ou não - e isso acontece com mais frequência do que o contrário - sempre que eu assisto um filme e descubro que ele é de um livro é óbvio que eu vou querer ler.

Faço cálculos de quanto tempo levo pra ler cada capítulo. E também de quanto tempo leio a página. É meio que uma competição comigo mesma; tento sempre me superar pra ver o quão rápido estou lendo e quanto tempo vou levar para ler os livros. Consequentemente, eu cálculo em quanto tempo posso terminar de ler o livro se ler tanto número de páginas. Acho que essa é a mania mais bizarra. xD

Faço listas de livros de qualquer tipo. Tanto que fiz essa de manias, hihihi. Gosto de fazer listas, ponto. Aí em se tratando de livros, faço de vááários tipos.

Sou louca ou até sou normal? Espero que tenham gostado das minhas manias e da lista. :)

Comentários

  1. Acho que todos os leitores fanáticos têm essas manias, hahaha

    Costumava ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas depois de uma experiência fracassada em que eu tentei ler Game of Thrones junto com outros dois livros, fui deixando de lado essa mania.

    Se uma pessoa comprar um livro e não cheirar, cuidado. É uma coisa tão normal que eu acho que todo mundo faz. E quem diz que não faz provavelmente espera chegar em casa para dar aquela cheiradinha e acalmar o coração.

    Adoro ler livros em voz alta! Depende do momento e do humor em que eu estou lendo, mas eu adoro interpretar personagens e ir aperfeiçoando a minha maneira de ler.

    Tenho lista com os livros que eu já li, os que eu vou ler e os que eu quero ler. Acho que não sou tão organizada como você, porque não coloco datas nem nada. Simplesmente dou uma checkada e pronto.

    Acho que isso são coisas comuns dos leitores. A gente se acha meio maluco até encontrar alguém com as mesmas manias.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)