julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Mulan (idem, 1998)

Mulan é um dos meus filmes preferidos da Disney. Sempre foi, desde que o assisti - provavelmente em 1999; seu ano de lançamento é 1998. Acho a animação muito bem feita, já dá pra notar a evolução da animação e produção nos traços de Mulan. Também sempre gostei de coisas relacionadas a China. e como uma criança 11-12 anos, eu achava o máximo que havia um desenho com essa temática.

O filme vai contar a história de Fa Mulan, uma moça que quer honrar sua família e por isso obedece aos pedidos do pai e da mãe para ir a uma casamenteira. Porém algumas coisas saem um pouco erradas e Mulan não faz uma boa apresentação. Ao passo que logo em seguida o conselheiro do Imperador está entregando convocações, pois os hunos invadiram a China, e um homem de cada família deve comparecer ao exército. O pai de Mulan já é mais velho, está machucado e mesmo assim, pela honra de sua casa/família, ele aceita com muito orgulho a convocação. Mas óbvio que Mulan vai discordar e se rebelar contra isso. Então eles discutem e Mulan decide fugir, fingindo-se de menino para entrar no exército chinês. 

Contando assim até parece um filme sério, não é? Bom, ele foi baseado na lenda de Hua Mulan, mas como sendo um filme da Disney é de se supor que haja muitas mudanças. Como a mágica e os bichinhos que seguem Mulan para todo o lado. Mushu é o dragão encarregado de despertar os ancestrais, mas ele acaba acompanhando a guerreira em sua jornada. 
Para mim o filme é um pouco curto com seus 90 min; eu realmente gosto da animação, ele é divertida, e Mushu (que tem a voz do Eddie Murphy) é o mais engraçado, mas as coisas acontecem tão rápido que se sente falta de algo mais elaborado. Claro, é um desenho para crianças, e sei que crianças não são muito pacientes em esperar um filme longo. Contudo, sempre será um das minhas animações preferidas.

Ah, e como todo bom filme da Disney, há as músicas, e em Mulan está uma das minhas músicas preferidas das músicas da Disney e eu gosto mais que a música tema, se você quer saber.


Não é ótima?! :D Vale a pena ver e cantar as músicas. Aiai, esse filme pra mim é muito significativo.

Princesas Disney x Mulan

Uma coisa que me incomoda sobre as "Princesas Disney" é que eles colocaram Mulan no mesmo grupo. E me desculpem, ela não é uma princesa. Sim, eu sei que não importa, que é só para as meninas se identificarem e blablablá, mas eu acho que é aí que mora o problema.

Se vocês repararem, todas as princesas, exceto a própria Mulan, sempre são salvas por príncipes, ou por alguma figura masculina. E Mulan? Ela salva a China. Ela vai em busca do seu objetivo e não espera que a salvem, porque ela descobre, no decorrer do filme, que é capaz de ser tão honrada quanto um soldado homem. O que as outras princesas não fazem nem com a ajuda de seus amiguinhos. 
Não estou entrando no mérito de falar de Feminismo aqui (até porque não entendo muito, mas simpatizo com a causa), só o que quero dizer é que Mulan é mais do que uma princesa, ela é uma guerreira e para mim isso pode ser uma influencia para as meninas hoje em dia. Uma boa influencia, para explicar a independência das mulheres, mas enfim.

No mais acho que é um filme muito divertido e gostoso de se assistir. Não que ele tenha algo mais especial do que os outros, apenas que para mim ele é diferente nesses pontos em que citei. E isso para mim faz diferença quando assisto algo. Recomendo sempre.

Comentários

  1. Também concordo com a sua visão da Mulan, Juli. Acho que as princesas deveriam se inspirar mais na heroína que ela é.

    Sou fã desse filme. Acho que ele tem um espírito aventureiro que dá vontade por aí cantando a música do filme. Muito bom (:

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)