julie azevedo
Since 86. Queer person. Escritora de blog & newsletter. Leitora apaixonada. Aficionada por música e café. Estudante de filosofia. Adepta do slow content. arte: yelena bryksenkova

12 livros para 2026


Em algum outro post sobre livros disse algo como “não farei mais metas, do que adianta? Nunca consigo cumprir”, mas o que a eu do passado não entendeu é que listas são diversão, não obrigação. Não é minha obrigação ler tudo, é só mostrar algumas vontades de leituras e se elas mudarem durante o ano, so it is. Porque acontece, porém não pode impedir que a gente faça listas e metas que queremos, mesmo que depois desfaça porque mudou de ideia; isso não quer dizer nada, só que a gente vive em constante mudança e tá tudo bem.

Não fiz um post mostrando minha lista do ano passado porque não tive vontade, mas esse ano registrarei aqui (elas ficam no meu caderno de leituras, que farei um post mostrando como monto e o que tem nele) pois como quase ninguém lê blogs hoje em dia, não ficarei me sentindo pressionada, é só uma lista para diversão (mas não me sinto mais pressionada por nada, de qualquer modo, rs).

Em 2025 fiz uma lista com 13 livros, li 7 deles e fiquei contente em conseguir ler praticamente a metade que me empolguei em montar a desse ano. 
Alguns dos livros circulam pelas minhas listas há anos, quem sabe dessa vez alguns deles eu consiga finalmente ler — assim como já aconteceu nos anos anteriores.


Drácula, de Bram Stoker

Já esteve em outras listas, mas não vou desistir dele até ler. Acho que o único impasse que já enxerguei é o número de páginas, ainda assim não acho que ele seja tão grande que não seja possível ler em um mês.

A Inquilina de Wildfell Hall, de Anne Brontë

Também estou me prometendo ler a última irmã Brontë que me falta, e sempre disse que faria isso só depois de terminar a releitura de Jane Eyre (que estou fazendo desde o ano retrasado), mas não vou esperar mais, não. Lerei assim que surgir uma brecha.

O Estrangeiro, de Albert Camus

Quero começar a ler Camus logo. Meu professor de filosofia disse que esse é o melhor para começar o autor, então vamos lá.


Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector

Coloco esse livro da Clarice todo santo ano que faço essa lista e ainda não o desencantei, mas pretendo fazer isso esse ano de uma vez por todas (ou fica pro ano que vem mesmo kkk).

Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf

Outro que figura em praticamente toda lista e espero que ainda mantenha a vontade de o ler e também, finalmente, conhecer a ficção de Virginia Woolf.

Um lugar ao sol, de Erico Verissimo

Ano passado li Caminhos Cruzados, está na hora de seguir lendo meu conterrâneo e um dos meus autores preferidos com seu ciclo de Porto Alegre.



Memórias do subsolo, de Fiódor Dostoiévski

Mais uma vez meu professor de filosofia tem dedo nisso. Ele fez leitura acompanhada desse Dostoiévski, então lerei com seus vídeos como base e sei que vai ser mais tranquilo assim.

Declínio de um homem, de Osamu Dazai

Continuo na minha meta de ler mais literatura japonesa. Esse é um clássico de Osamu Dazai que foi até adaptado para mangá. Livro curto, porém denso que quero muito conferir.

Pais e Filhos, de Ivan Turguêniev

Mais um russinho para a lista, pois quero ler mais russinhos diferentes e mais literatura russa como um todo. Há uns anos comecei a ler e deixei de lado, mas lembro de estar gostando, então acredito que vá ser uma ótima leitura.



Demian, de Herman Hesse

Hesse apareceu na minha vida meio que de repente. Aí adquiri os seus livros mais conhecidos: este, Sidarta e O Lobo da Estepe. Decidi começar por Demian que foi escrito antes dos outros dois, seguindo a ordem de publicação mesmo.

O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo

Quis conhecer Vitor Hugo pelo Corcunda por ser menor que Os Miseráveis, mas sei que em algum momento encararei o calhamação, até lá me aventurarei pelos pilares de Notre Dame.

Dom Casmurro, de Machado de Assis

A verdade é que não existe desculpa plausível para ainda não ter lido nosso Machado, mas espero ardentemente que não deixe passar desse ano.

Obs: essas são exatamente as edições nas quais pretendo ler os livros, todas físicas. Os links são de edições disponíveis hoje na Amazon, só sugestões de compra com meu link comissionado, que você não paga nada a mais e ajuda a blogueira ;)

J.

Comentários

  1. Oi Julie! Também amo fazer listas e acabo numa luta para não me deixar ser atormentada por elas kkkk. Ano passado eu me iludi muito e montei vários desafios, esse ano fui mais realista e me detive em desafios de longo prazo, mas eu preciso me dedicar um pouco mais (inclusive Drácula está na minha lista). Tenho curiosidade para ler O estrangeiro, mas vou esperar um pouco mais para embarcar nessa leitura. E para finalizar esse comentário, eu vou te dizer que você está adiando uma experiência maravilhosa ao deixar Perto do coração selvagem para depois. Li esse querido no ano passado e foi um favorito que com certeza vou revisitar com o tempo. Amei conhecer seu blog! Vou seguir para acompanhar as próximas publicações <3

    Garota do 330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Vaneza! Obrigada por acompanhar <3
      Prometo que irei me esforçar em ler Perto do coração selvagem ainda esse ano ;)

      Excluir
  2. Oie, Julie!! Ano passado eu "desativei" meu Skoob, depois de male e male atualizá-lo, e ainda estou procurando um jeito de registrar minhas leituras (que irão acontecer, se deus quiser, kkkk). Gostaria muito de ler sobre o seu caderno de leituras pra me inspirar. Pensei em usar uma planilha, mas fiquei com preguiça, já que teria que fazer no notebook. Criei uma conta no goodreads, mas não gostei do layout. Queria algo mais pra me lembrar do que li, sabe? Eu AMAVA poder fazer histórico de leitura no Skoob, mas o app é super poluído e agora quase não dá pra fazer nada pelo site...

    Quanto aos seus livros, Camus tá na minha lista desde que fui ler mais sobre o mito de Sísifo. Aí, ano passado, comprei um box do autor e comecei a ler, mas duvidei da minha alfabetização porque não estava entendendo nada, kkkkkkrying. 🥲 Fui procurar um guia pra me ajudar e o pessoal meio que recomendou começar pel'O Estrangeiro (justamente o livro que não tem no box). Ainda não tentei novamente, mas talvez esse ano eu faça o teste de começar por esse livro.

    Já quanto à meta de leitura, tem anos que não faço, mas sempre penso em ler (ou ao menos tentar ler) os livros que já tenho. Nunca consigo e sempre compro mais. 🤡

    ResponderExcluir
  3. Já li memórias do subsolo e recomendo! Também quero reler Machado esse ano! Vamos juntas!!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ver o teu caderno de leituras! Dos teus livros selecionados, só li Mrs. Dalloway, no finalzinho do ano passado 😊 Também separei alguns livros para ler nesse ano, boa sorte pra gente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)