julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Não julgue o livro pela capa (do filme)! #3

Olha só o post que voltou! Eu já fiz duas versões desse tema aqui no blog, um de 2012 e outro em 2013. São dois dos posts mais lidos aqui do Mundo de Morfeu, então achei que seria legal fazer um terceiro com mais algumas comparações de capas originais com as adaptações cinematográficas desses livros.

Hoje em dia até encontramos algumas capas de livros com uma jacket/luva com a capa do filme, e é tão mais apropriado quando é assim. Porque é só retirar essa luva com poster de filme e jogar fora. Pronto, fica a capa original que todo mundo gosta! Mas muitas editoras ainda preferem recolher as edições originais e substituí-las por capas comercias, deixando assim muitos leitores putos bravos, como eu fico.

Podemos notar claramente que a capa original é trocentas vezes melhor, porque essa arte é da própria Cornélia Funke, lembrando as antigas iluminuras. Pra mim um dos maiores problemas da capa do filme é ser poluída demais, com muita informação. E, bem, eu tenho problemas sérios com pessoas em capas, então é obvio que posters de filmes estampados assim são uma tortura pra mim. Até hoje não tive coragem de assistir ao filme de Coração de Tinta. Gostei muito do livro e tenho pra mim que o filme não vai ser nada perto dele.

Vou confessar que eu tive um certo preconceito com o livro Perdido em Marte, por isso acabei só assistindo ao filme; que gostei muito, aí atualmente eu tenho uma certa curiosidade com o livro. =P Essa capa degradê de alaranjada para o vermelho com o astronauta na frente é muito bem feita; pelo menos com o filme me passa essa atmosfera mesmo. E temos o mesmo caso do livro acima: a cara da pessoa estampada - tá que é o Matt Damon, mas não engulo.  

Com Ensaio Sobre a Cegueira não tive contado com nenhuma das obras, por querer ler o livro antes do filme e, justamente, enrolar para fazer a leitura. Não que a capa-filme seja feia, pois não é, mas depois desses projetos gráficos para os livros do Saramago que a Companhia das Letras fez, não acharia nenhuma outra capa digna. 

Tenho problemas com pessoa na capa, contudo não se aplica com animais. Então com A Bússola de Ouro não tenho nenhuma objeção. Aliás, eu acho essa capa muito bonitinha; os outros livros da série continuam com o mesmo projeto gráfico, ficou bem legal. A capa-filme é simplesmente ruim por ser capa de filme, porém ela não é horrível, não.

Nessa ocasião também assisti apenas ao filme (mas ao contrário de Perdido em Marte, não tenho interesse nenhum no livro Como eu era antes de você). Mais um caso de pessoas na capa. Fora isso não vejo muita coisa de errado; só um pouco com o photoshop meio exagerado. Já a original é fofinha, bem atrativa pra quem gosta desse gênero de livro.

Uma exceção?

Me pergunto se essa capa do filme é tão ruim assim. Eu realmente acho que não. Mas ela seria melhor que a original? Também não sei. Como disse, não tenho problemas com animais em capas, sejam elas de filmes ou originais. E tigres são criaturas bonitas, concordam? Acho que a coisa que mais me incomodou foi terem mudado o título. O filme ficou "aventuras" em vez de "vida". Não que esteja totalmente errada, mas o nome original é Life of Pi, não é?... Enfim, com essa capa-filme não tive problemas e vendo a original, não achei ela tão impactante como a com o tigre.

E vocês, o que acharam da capa exceção?


Gostei de escrever mais um post com esse tema, espero que tenham apreciado também. :)

Comentários

  1. Bem legal o post! Eu não tenho coragem de jogar as jackets fora mas é uma boa ideia hahahaha a capa original de Coração de tinta ♥ de fato a capa do filme é super poluída.
    E simmm, sua exceção é maravilhosa. Nem tinha parado pra pensar na capa original desse livro (bem mehhh)
    E detestei o filme Como eu era antes de você rs. Tá, não detesteeeeei, mas perto do livro ele é bem superficial. E definitivamente a capa original é BEM melhor.

    Adorei seu blog ♥

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, olha só, sabia que não tava louca quando comprei o As Aventuras de Pi, hehe.

      Obrigada! ^^

      Beijins!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)