julie azevedo
Since 86. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Blog com quase 15 anos de história, onde as coisas acontecem devagar. arte: yelena bryksenkova

Fan number #1


Eu bem que queria falar de outra coisa que não fosse de mim nesse post, mas como eu pensei em tudo que é tema possível e tive certeza de que nada sairia bom o suficiente, resolvi falar disso mesmo que vocês lerão nas seguintes linhas.

Que eu sou fã de Coldplay todo mundo sabe, se bobear até os próprios integrantes da banda e a Gwyneth e seus filhos sabem disso. Mas ninguém sabe por que motivo, razão e circunstância eu me tornei fã da deles. Eis que a história não é uma história das mais criativas ou sensacionais que se tenha contado, porém é algo significativo pra mim. =P

Eu sempre frequentei uma loja de CDs em Cruz Alta, onde nasci, que se chamava Fireball . O Alemão, como era chamado o dono, era super gente fina e gostava que qualquer um dos jovens que apreciassem música fosse visitar ele, mesmo que não comprasse nada. Um dia eu fui lá, sem uma amiga que costuma ir comigo, e papo vai papo vem, ele me perguntou se eu já tinha ouvido falar dessa banda, Coldplay. Nas palavras dele: “É uma banda de pop-rock inglesa, está fazendo sucesso com o novo álbum, mas ainda não chegou aqui na loja. Escuta o primeiro deles.”,  e colocou pra eu escutar.

No primeiro momento em que ouvi não achei nada demais, nada muito diferente do que já havia escutado por aí. Fui pulando as faixas, escutando segundos de cada uma, e quando chegou na faixa número 5, como fiz com as anteriores, deixei tocar os segundos. Mas eu simplesmente não consegui parar de ouví-la. A musicalidade, a força do instrumental de início pra depois suavizar no vocal, foi uma sensação (sem brincadeira) de viajar pelos sentimentos e pensamentos que eu tinha. Aquela música (mesmo eu não sabendo o que ele dizia na letra, na época) me fez sentir triste e feliz ao mesmo tempo. E acho que não por menos o nome da música ser Yellow. Porque Yellow pode significar estar com medo, estar com frio, ser um (a) covarde, mas também pode significar brilho do sol, luz, calor, alegria. Ela me tocou fundo, que hoje eu não posso deixar de citar que é minha música favorita da banda, que é MINHA música.

Engraçado como músicas podem simplesmente significar tanta coisa, seja pelo nome, ou pela letra, ou apenas pelo ritmo e instrumental, fazer com que você sinta algo dentro de você, algo que nem sempre se sabe explicar.

Enfim, a partir desse dia eu voltei a escutar a música algumas vezes mais,  não tantas quanto gostaria, pois como eu disse, a banda em si não tinha me chamado atenção. Foi uns dois anos depois (quando tinha acesso a internet, que até então era nula) que lembrei de procurar novamente sobre a banda, e acabei gostando de outras músicas que rolavam pelas rádios e TV.
E como é de se esperar, depois de um tempo comprei os dois primeiros álbuns e baixei os outros dois logo em seguida. Porém a Yellow continua sendo a MINHA música hehehe. Mais recentemente, eu baixei uns B-Sides, singles e músicas ao vivo pra completar minha “coleção” da minha banda preferida =3

E só porque eu sou exagerada deixo o clipe da MINHA música hehehe (o live in Sydney, porque essa versão é óóótima)



Comentários

  1. Your Skin
    Oh yeah your skin and bones
    Turn into something beautiful

    (L)


    Esses caras são demais. Chris MICOME

    ResponderExcluir
  2. 'Yellow' também foi a primeira música que curti do Coldplay e é uma das minhas favoritas até hoje! Como tu, tenho uma história com essa canção. :] Adorei a maneira como relataste tua primeira experiência com a música! Incrível que, mesmo a tendo escutado centenas de vezes, eu ainda sinto exatamente toda essa agitação interna, de pensamentos e sentimentos, ao mesmo tempo que me sinto simplesmente confortada! 'Poxa, essa música me entende!', eu penso (e não o contrário).
    E sou apaixonada por esse clipe. DEMAIS. :/

    ResponderExcluir
  3. A minha é The scientist então fechou, pode ficar amarela.

    ResponderExcluir
  4. Imagina a cena.

    Estou em pé na minha cozinha, esperando os cookies assarem, e vim ler. E to me segurando pra não chorar... Vc sabe que eu tbm amo Yellow (e tbm amo The Scientist, Marco) e seu relato emocionou demais!

    Fofa! =**

    ResponderExcluir
  5. Também adoro The Scientist =]

    Mas aí tá a razão por eu gostar mais da Yellow hehehe

    ResponderExcluir
  6. Ahh, tinha uma época que eu só escutava Coldplay. Noite e dia, dia e noite. Conheci o som dos caras pela MTV, que assistia bastante, talvez pelo clipe do Scientist, que me amarro no lance de voltar pra trás ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)