julie azevedo
Since 86. INFJ. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Este blog tem mais de década de história, mas por aqui as coisas acontecem um pouco devagar.

TAG Meus hábitos de escrita

Esse mês estou on fire aqui no blog, não é mesmo? Já é o sétimo post que escrevo esse mês! É bem isso mesmo, tem épocas que tem assunto para falar pelos cotovelos — e um pouco disso é pelo fato de ser janeiro e a gente sempre faz as tais retrospectivas e mais algumas coisas de resoluções, então é bastante assunto mesmo — e tem períodos que quase não tem um post, e seguimos assim, rs.

Hoje vim responder uma tag (eu chamo de tag, sem essa de meme. pra mim, meme são aquelas piadas meio bestas que circulam pela internet, enfim...) sobre meus hábitos de escrita — que vocês já viram pelo título, mas ok, rs — e como acontece o processo. Tenho que dizer que eu não escrevo minhas histórias "para livros" há muito tempo, então vai ser mais concentrado no que eu faço aqui no blog mesmo.
Fui tagueada pela Capitã Sybylla do Momentum Saga; aqui estão as respostas dela :)

Vamos começar?


Onde eu escrevo?
Na mesa que fica na sala. Não tenho uma escrivaninha própria onde fica meu computador, então tem que ser nessa mesa mesmo. Costumava sentar com o notebook no sofá uns tempos atrás, mas hoje já não tenho paciência pra isso, então quando saio do pc é pra sentar no sofá e ler e não ficar escrevendo =P

Como você se isola do resto do mundo enquanto está escrevendo?
Eu simplesmente coloco fones de ouvido e música, porém eu escrevo em casa quando estou sozinha ou de madrugada, então é mais tranquilo. Meu marido não costuma me atrapalhar pois ele fica no computador dele também, então consigo ficar quieta no meu canto escrevendo quando ele está no dele, haha.

Como você revisa o que escreveu no dia anterior?
Como eu disse que é mais sobre o blog, acabo revisando o texto na mesma hora que acabo de escreve-lo, e aí posto. Se é uma ideia de "texto para livro" que estou escrevendo eu separo uma hora para ler aquilo que escrevi e vou fazendo as edições necessárias.

Qual a sua primeira escolha de música quando não está se sentindo inspirada?
Depende muito. Porque eu não tenho "música para escrever", o que eu estiver ouvindo naquele momento já é um bom incentivo. Contudo, músicas que são boas para dançar eu já não ouço quando estou ~trabalhando~, pois aí eu me desconcentro. Uma música mais calma é melhor, então algo nessa vibe aí, rs.

O que você sempre faz quando está lutando contra o bloqueio de escrita?
Eu não insisto quando não estou conseguindo escrever. Não insisto em nada que eu não queira/consigo fazer naquele momento, pois me sinto mal se faço isso. Então tento fazer outras atividades e, surpreendentemente, às vezes a inspiração vem do nada.

Quais ferramentas você usa enquanto escreve?
Notebook é o principal, eu escrevo meus textos pro blog no rascunho mesmo, embora ultimamente eu tenho achado que deveria guardar os textos em documentos no computador, por precaução. Também uso algum caderninho, se anotei alguma ideia nele. 

Qual a única coisa que você não pode viver sem durante a sessão de escrita?
Notebook, porque né? Wifi é importante também, caso precise pesquisar algo na internet. E algo pra beber do lado, principalmente água. 

Como você se abastece/alimenta durante uma sessão de escrita?
Dificilmente eu como quando estou escrevendo; às vezes belisco umas bolachinhas/salgadinhos, mas é bem difícil mesmo. Todavia sempre bebo algo, então varia em água, café, chá, leite achocolatado, vinho.

Como você sabe quando terminou de escrever?
Olha, vou confessar que às vezes não sei. Eu leio tudo que escrevi e vejo se é aquilo que quero postar. Embora tenha momentos em que eu não tenho certeza de nada acho que consigo exprimir o que quero dizer. Contudo, se você olhar meu rascunho do blog, vai ver o tanto de post que não consegui finalizar por esse motivo, rs.

Quando terminei de responder não ia marcar ninguém, mas vou indicar, sim, a Lua e a Michas pra responderem, pois adoro a maneira delas escreverem e penso que vão ser boas respostas.
Então estão indicadas, meninas! ;)

J.

Comentários

  1. Oi, Juli!
    Adorei conhecer um pouco do seu processo de escrita. É bem legal perceber que cada um tem o seu método, né? Coisas que funcionam e coisas que não tem jeito. E nós mesmos mudamos e, consequentemente, a forma como escrevemos muda junto, assim como o método, hehe.
    Como você, sempre recorro aos fones de ouvido na hora que o barulho do mundo não me deixa em paz para escrever, porém, acredita que não consigo escrever sentada com o notebook apoiado na mesa/escrivaninha? Normalmente, escrevo na minha cama e com o notebook apoiado nas pernas :)
    Concordo muito com o que você disse sobre o bloqueio de escrita. Não acho legal se forçar a fazer algo quando o algo não quer ser feito, sabe? Melhor mesmo deixar tudo quieto, espairecer e deixar que a inspiração resolva dar o ar de sua graça novamente.
    Muito obrigada pela indicação! Vou adorar pensar nas respostas antes de responder :)
    Beijos,
    Michas

    ResponderExcluir
  2. É a primeira vez que estou vendo essa tag e achei bem interessante, eu realmente gosto de descobrir os habitos de escrita das pessoas, acho que é por conta de isso ser uma paixão pra mim também, sempre gostei de colocar em palavras o que sinto (até por isso criei o blog haha) Acho que você está certíssima em não continuar se forçando quando a coisa não está fluindo, aos trancos e barrancos estou aprendendo a respeitar esses bloqueios que acontecem comigo, não só pra escrever mas pra qualquer coisa!
    Beijos :)
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)